Picada argentina: o clássico queijos e vinhos

Picada argentina: o clássico queijos e vinhos

Já ouviu falar na picada argentina? Esse clássico da gastronomia local está presente na vida dos argentinos e, claro, em diversos menus da cidade. Confira todos os detalhes e não deixe de experimentar na sua viagem. 

Culinária típica argentina

Quando pensamos em viagem, pensamos logo em gastronomia, não é verdade? Experimentar os pratos tradicionais de um destino é fazer uma verdadeira imersão cultural do local visitado. 

Como já sabemos, a cultura portenha é muito variada e isso se traduz na sua gastronomia. São diversas opções de comidas típicas argentinas maravilhosas, que você não pode deixar de provar quando estiver em Buenos Aires.

Conheça as principais comidas típicas argentinas

Picada argentina

A picada é uma entrada típica da gastronomia nacional, composta por vários alimentos servidos em pequenas quantidades, semelhante às tapas espanholas ou ao antepasto italiano. 

Ao longo do tempo, a picada argentina foi incorporando ingredientes e variedades. Mas a base que não pode faltar ainda são queijos, frios e embutidos.

Os diferentes ingredientes de uma picada são distribuídos em pratos separados, ou em bandeja especial, de madeira ou metal, com vários compartimentos. Não é um prato individual e sim para ser compartilhado. Por isso é sempre escolhido para reuniões de amigos e familiares. 

Principais fiambres

A seguir, separamos uma pequena lista com os principais fiambres (frios) que geralmente encontramos nas tradicionais picada:

Frios: presunto cozido, presunto cru, salame, bacon, bondiola, lombo defumado, chorizo de campo, leberwurst (linguiça de fígado).

Queijos: geralmente são usados queijos duros, semi duros, moles, azuis, de cabra e/ou de barra. Os que geralmente não podem faltar são: Roquefort, mussarela, brie, camembert e gruyère.

Azeitonas: verdes, pretas e recheadas.

Outros ingredientes: alguns locais acrescentam alimentos diferentes como tomates secos, amendoim, frutos secos (nozes, amêndoas, pistaches, etc.), anchovas e sardinhas, picles, cogumelos e pimentão assado.

Variedades

Muitos estabelecimentos gastronômicos oferecem outros tipos de picada além da clássica com queijos e frios. Como, por exemplo:

Árabe: com homus, tabule, fatay, charutinhos, pão pita.

Frutos do mar: com camarão e marisco (cornalitos, anéis de lula e mexilhões) e algum molho que realça o seu sabor.

Fritos: mussarela empanada, frango, batata e outros ingredientes fritos. 

Dica Aguiar: Alguns locais servem picadas veganas, com pastinhas, vegetais e outros ingredientes.

Harmonização

Na Argentina, uma picada não seria a mesma sem os pães, em todas as suas variedades, e as bebidas. Aperitivos amargos, cerveja e, claro, um bom vinho.

Para os argentinos, os tintos são de lei. Um bom Malbec suave não tem erro. No entanto, paladares cada vez mais refinados se inclinam para rosés e brancos frescos de altitude, principalmente Chardonnay. 

Vinhos e comidas argentinas: como harmonizar?

Onde comer

A picada pode ser consumida entre refeições, como entrada ou como prato principal quando for grande. É servida em diversos restaurantes como o Lo de Jesus em Palermo, bares como o Desarmadero também em Palermo, e bodegones como El Federal (foto), em San Telmo. 

Geralmente também está nos menus dos principais rooptops da cidade, como o Crystal Bar (foto), localizado em Puerto Madero.

E, claro, nos principais Wine Bars da cidade como o Trova Bar em Palermo e o Verdot Wine Bar em Recoleta.

Guia: Onde beber em Buenos Aires

Dica Aguiar

Quer mais dicas gastronômicas? A Aguiar Buenos Aires criou um dicionário super completo com várias dicas sobre a gastronomia argentina. E o melhor, todos os nossos clientes ganham de brinde junto com outros guias digitais exclusivos. Para saber todos os detalhes das nossas experiências, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do: info@aguiarbuenosaires.com.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!