Teatro San Martín: joia racionalista da Avenida Corrientes

Teatro San Martín: joia racionalista da Avenida Corrientes

O Teatro San Martín faz parte do Complexo Teatral de Buenos Aires (CTBA), que inclui outros quatro teatros públicos: o Teatro de la Ribera, o Presidente Alvear, o Regio e o Sarmiento, todos ligados ao governo da cidade de Buenos Aires.

O espaço tem 70 anos e é um dos mais lindos da cidade, um dos exemplos vitais da chamada arquitetura racionalista na Argentina. A gente conta sua história aqui para vê-lo brilhando!

Teatro San Martín

Inaugurado em 25 de maio de 1960, o complexo tem uma estrutura de 30 mil metros quadrados e alberga três salas de espetáculos, uma galeria de fotografia, um Centro de Documentação de Teatro e Dança e um cinema (Sala Leopoldo Lugones).

Em seus 13 andares e quatro subsolos, há espaços para oficinas de tudo o que vocês puderem imaginar que seja necessário num espetáculo, desde iluminação a confecção de sapatos e roupas.

Duas companhias estáveis pertencem ao teatro, o Ballet Contemporâneo e o Grupo de Títeres, ambos com mais de 30 anos. Além disso, também há concursos e aulas de dança.

Descubra atividades na Avenida Corrientes, local de vários teatros.

O Hall Central do Teatro também é um palco informal, por onde se cruzam artistas e público.

Com capacidade para até 4000 espectadores, no Hall são oferecidos recitais de música, espetáculos e organizados debates, sempre com entrada livre.

Conheça os teatros da Avenida Corrientes

Como se não bastasse, o próprio prédio principal é uma atração à parte. É um emblema do Movimento Moderno, corolário do movimento racionalista da década de 1940, que inaugura uma nova linguagem arquitetônica baseada na funcionalidade, neutralidade e poucos excessos.

A fachada é toda de vidro e os espaços são absolutamente amplos. Quem gosta de Brasília, vai se sentir em casa pelo San Martín!

Saiba quais são os prédios arquitetônicos imperdíveis de Buenos Aires

Eventualmente oferecem visitas guiadas, de terça a sexta, pelas salas, cenários, camarins e oficinas de vestuário e marcenaria. Há também um cafezinho no térreo. Para ver os espetáculos é necessário comprar as entradas, veja a programação aqui.

Onde fica? Av. Corrientes, 1530 (Centro Histórico).

Teatro Ciego: conheça o teatro totalmente no escuro

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!