prédios arquitetônicos de Buenos Aires

11 imperdíveis prédios arquitetônicos de Buenos Aires

11 imperdíveis prédios arquitetônicos de Buenos Aires

A bela arquitetura portenha é um forte atrativo que faz jus à fama de capital europeia da América Latina. A influência do velho continente trazida pelos imigrantes está presente em diversas edificações que você precisa conhecer!  Com edifícios modernos e de vanguarda, conheça agora os prédios arquitetônicos de Buenos Aires.

Prédios arquitetônicos de Buenos Aires

arquitetura

A capital portenha convive em harmonia com uma grande mistura de estilos entre seus edifícios modernos e prédios arquitetônicos. Com a forte influência europeia em seus costumes e na arquitetura, é fácil perceber porque Buenos Aires é conhecida como a “Paris dos trópicos”. Por isso, nesse post, vamos falar de vários exemplos dessa herança.

Palácio de Águas Corrientes

Importante prédio arquitetônico

O emblemático Palácio de Águas Corrientes, do final do século XIX, foi construído para receber os tanques de água corrente da cidade.

Seu aspecto suntuoso é um exemplo de ecletismo arquitetônico e foi construído com material importado de diversos países da Europa. O destaque fica para o uso de peças de cerâmica policromada e fachada com abundantes ornamentos.

Onde fica? Avenida Córdoba,1950 (Balvanera).

Congresso Nacional Argentino

O edifício do Congresso Nacional Argentino é um dos mais belos e imponentes da capital portenha. Marcado pelo ecletismo, demonstra forte influência do classicismo Francês. A cúpula do palácio, com 80 metros de altura, pode ser vista na Plaza de Mayo, formando um conjunto de beleza incontestável.

Onde fica? Av. Entre Rios e Av. Rivadavia (Centro Histórico)

Saiba mais sobre os detalhes do Congresso Nacional Argentino

Edifício No Hi Ha Somnis Impossibles

Construído em 1907, o edifício No Hi Ha Somnis Impossibles (Não há sonhos impossíveis) possui uma incrível cúpula, que embelezam a capital portenha. O projeto é do engenheiro e arquiteto argentino Eduardo Rodríguez Ortega, admirador do catalão Gaudí.

A poucos metros de outra bela construção do mesmo autor está o Palácio de los Lírios, também uma mostra da influência do catalão na obra de Ortega.

Onde fica? Av Rivadavia, 2017 (Centro Histórico)

Conheças algumas das incríveis cúpulas que existem em Buenos Aires

Palácio Barolo

prédio arquitetonico

Inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, o Palácio Barolo é um dos edifícios mais singulares da cidade. Apresenta um estilo arquitetônico que mistura o neorromântico com o neogótico e um pouco do estilo indiano. Inaugurado em 1923, está dividido em três partes, como no livro de Alighieri: o Inferno, o Purgatório e o Céu.

Onde fica? Av. de Maio, 1370 (Centro Histórico)

Veja um pouco mais sobre a arquitetura do Centro de Buenos Aires

Teatro Colón

Arquitetônico

Assim como muitas construções portenhas do princípio do século XX, o Teatro Colón tem um estilo eclético. Inaugurado em 1908, evidencia a influência da cultura arquitetônica francesa e italiana no país.

Cada detalhe merece ser observado, como a pintura da cúpula da sala central, os lustres, a escolha dos materiais utilizados. Trata-se de uma obra-prima da arquitetura, considerado um dos mais belos teatros do mundo. Imperdível!

Onde fica? Rua Cerrito, 628 (Centro Histórico)

Casa Rosada

Arquitetônico de Buenos Aires

A Casa Rosada também apresenta um estilo eclético. A atual sede do governo argentino começou a ser construída em 1873 para abrigar o edifício dos Correios e Telégrafos. Desde então, passou por muitas reformas e ampliações.

Seu desenho mistura o neorrenascentista italiano com detalhes afrancesados. Na visita guiada é possível conhecer vários salões e outros ambientes do edifício.

Onde fica? Rua Balcarce, 50 (Centro Histórico)

Veja aqui todos os detalhes da Casa Rosada e sua história

Catedral

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

A Catedral Metropolitana é considerada um dos edifícios arquitetônicos de Buenos Aires mais importantes. A fachada traz doze colunas, que representam os doze apóstolos.

Há também uma escultura em baixo-relevo que representa o encontro de Jacó e seu filho José no Egito. No interior, atenção para a beleza das cinco naves, dos 41 metros de altura da cúpula e das catorze pinturas da Via Crucis, obra do italiano Francesco Domenighini.

Onde fica? Rua San Martin, 27 e Av. Rivadavia (Centro Histórico)

Centro Cultural Kirchner

O Centro Cultural Kirchner fica em uma das antigas sedes do Palácio de Correios e Telégrafos. Uma obra de 1924 que é exemplar do academicismo francês. Para abrigar o CCK, foi mantido o edifício original e alguns espaços foram restaurados.

A parte histórica conserva o antigo mobiliário e instalações originais, como os escaninhos do antigo edifício postal.

Onde fica? Rua Sarmiento, 151 (Microcentro)

Mas é, sobretudo, a parte moderna que se destaca. A sala de concertos, chamada de Baleia Azul, impressiona, pelo tamanho, desenho e qualidade técnica.

A cúpula com sistema de leds é um mirante, de onde se tem vistas espetaculares da cidade. A Gran Lámpara ou Chandelier, espaço dedicado à arte contemporânea, é pura vanguarda, com sua enorme estrutura quadrada de vidro que desce do teto.

Descubra sobre arte e cultura de Buenos Aires

 Edifício Kavanagh

lendas de buenos aires

Edifício Kavanagh é considerado um ícone do movimento modernista argentino dos anos 30. Embora apresente traços da Art Decó e do Expressionismo europeu, tem estilo racionalista e foi inaugurado em 1936.

Com 120 metros de altura, durante muitos anos foi o edifício mais alto de toda a América do Sul. Trata-se de um marco na arquitetura portenha.

Onde fica? Rua Florida, 1065 (Retiro)

Descubra a história de amor e vingança por trás da construção deste edifício

Faculdade de Direito

A Faculdade de Direito possui um estilo monumentalista e caracteriza-se por uma tendência a adotar grandes proporções, geralmente como expressão de poder.

Ao longo dos anos, a parte interior sofreu alterações para adaptar-se às mudanças decorrentes da modernização do ensino e do aumento na quantidade de alunos. A parte externa, no entanto, foi mantida como no projeto original, um dos grandes prédios arquitetônicos de Buenos Aires.

Onde fica? Av. Pres. Figueroa Alcorta, 2263 (Recoleta)

Veja tudo sobre o bairro da Recoleta

Faculdade de Engenharia

A Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, com um anexo também conhecido como “A Catedral”, é marcado por um estilo gótico. Tem uma história particular e cheia de mitos.

Conta-se que o engenheiro responsável pelo projeto, Arturo Prins, teria se suicidado ao saber que sua obra jamais seria terminada. E apesar de tudo, tem muito para admirar, como a beleza de suas linhas, os detalhes das portas e a impressionante escadaria central.

Onde fica? Av. Gral. Las Heras, 2214 (Recoleta)

Exemplos arquitetônicos e belos edifícios, saiba mais sobre as faculdades de Buenos Aires

Selfie Tour

Selfie Tour Aguiar

Não perca, alguns dos prédios arquitetônicos de Buenos Aires que citamos, pode ser visto no Selfie Tour, um passeio para você fotografar e conhecer a cidade de maneira rápida e divertida, todo em português. Você conhecerá de 15 a 20 pontos turísticos de Buenos Aires com guia brasileiro e 4 horas de duração.

RESERVE SEU PASSEIO COM DESCONTO AQUI

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!