Tecnópolis: um mundo inteiro a descobrir!
Tecnópolis: um mundo inteiro a descobrir!
Bolas que sobem quando deveriam cair, água que sai da torneira em forma diagonal, planos que pareciam retos, mas que na verdade estão inclinados. Essa intrigante casa encontra-se em Tecnópolis e ensina de forma divertida sobre a força da gravidade e o cientista inglês Isaac Newton.
Em Tecnópolis é assim, pequenos e grandes aprendem brincando.
Um mundo inteiro a descobrir
Tecnópolis está fora dos roteiros turísticos tradicionais, mas merece uma visita se você tiver um dia livre.
Trata-se de uma megaestrutura com mostras de ciências, tecnologia, arte e cultura, promovida pelo Governo da Argentina desde 2011 em Villa Martelli, na área metropolitana de Buenos Aires.
Espaços
O parque oferece três espaços dimensões, Tecnópolis Parque, Tecnópolis Federal e Tecnópolis Digital, cada um oferece várias experiências.
As mostras que vão mudando por temporada, com o objetivo de divulgar a arte, cultura e tecnologia Argentina.
Mil Horas e Parque dos Labirintos
No Espaço Mil Horas, a proposta era oferecer mil horas de música ao longo da mostra, com a realização de performances, jogos, festivais de música e apresentações multimídia.
E no Parque dos Labirintos, o escritor Jorge Luis Borges é homenageado pelos 30 anos de sua morte. São 4 labirintos, criados por 4 artistas, que estimulam crianças e adultos a aproximar-se da literatura de maneira lúdica e divertida.
“Cerebreando” em Tecnópolis
Cerebreando: uma viagem aos mistérios da mente aborda conhecimentos do campo da neurociência cognitiva. De maneira lúdica e interativa, são revelados mecanismos, mistérios e curiosidades do funcionamento cerebral.
A Era do Gelo e a Paleontologia
Réplicas em tamanho real de animais que habitaram o planeta na Era Glacial, como o mastodonte, o tigre-dente-de-sabre e o mamute podem ser vistos na ampliação da área destinada à Paleontologia.
Da era Pré-Histórica, já exibidos nas edições anteriores, há 40 representações em tamanho real e animadas de dinossauros descobertos na Argentina pertencentes à era Mesozoica. Há também um Laboratório de Paleontologia , oficinas de paleoarte e um paleoartista que ensina a realizar réplicas de fósseis.
Aquário gigante
No Pavilhão Pampa Azul, o visitante conhece as riquezas do Mar Argentino. Os habitats originais de cada espécie em exibição foram reconstruídos com tanques e túneis de acrílico ambientados com pedras, corais e plantas.
Além do Mar Argentino, os rios Paraná e Amazonas também ganharam uma área especial, e entre as espécies mais diversas, são os pequenos peixes palhaços e os cirurgiões-paleta os que mais encantam os pequenos. A explicação é simples: são iguais a Nemo e Dory, os peixinhos dos filmes Procurando Nemo da Disney.
Bichos: Entomología
O mundo dos insetos também está presente em Tecnópolis, onde pequenos e grandes aprendem sobre sua classificação, as características de cada um, sua vida em comunidade e outras curiosidades.
Réplicas de colmeias e formigueiros ilustram a capacidade de organização dos insetos, além de outras atrações.
O Futuro está em Tecnópolis
Um espaço que recria um posto de gasolina em escala real demonstra como são elaborados os biocombustíveis e as energias renováveis. La Reciclería/ Vida Sustentable, como sugere o nome, é uma planta de reciclagem.
Por meio de palestras, oficinas e muita interação, propõe-se mostrar que um novo mundo é possível. No pavilhão Acesso ao Espaço, é possível experimentar uma viagem virtual ao espaço e experimentar a sensação de deixar a Terra temporariamente.
Planetário para Cegos
Robôs, nanotecnologia, simulador de terremoto e muito jogos nas áreas de física, química e matemática oferecem conhecimento e, sobretudo, muita diversão.
Há também espaços dedicados às ciências do Homem, como a Antropologia e a Etnografia, para as artes e tecnologia, paisagens celestes, com direito a um planetário para cegos e muito mais.
O Gênio de Da Vinci
A robótica e a matemática se unem na mostra Da Vinci, com mais de 60 réplicas das invenções do grande gênio, artista e científico italiano Leonardo Da Vinci, além de desenhos e pinturas.
Muitas das réplicas estão em tamanho real e fascinam os visitantes. Invenções com cerca de 500 anos que revolucionaram o conhecimento em diversas áreas da Ciência, como o submarino, o carro a manivela, o paraquedas e outros.
Tecnópolis: estrutura completa
A entrada é gratuita e você pode levar lanches e bebidas se preferir, mas há uma boa estrutura no local, com praça de alimentação. Há também caixas automáticos, área de saúde e outros.
Endereço: Avenida de los Constituyentes e Avenida General Paz (Villa Martelli)
Dica Aguiar
Um local que vale a pena passar um dia inteirinho! No momento, o Tecnópolis encontra-se fechado, pois se tornou centro de vacinação, devido a pandemia. A previsão de reabertura é setembro de 2021.
Nossa dica: consulte a programação e exposições no período de sua viagem, assim como dias e horários de funcionamento. Saiba mais aqui.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.