Como toda cidade, a capital portenha tem certas coisas que são bem a cara do local. No quesito gastronomia, todo turista devia conhecer pelo menos um dos típicos bodegones de Buenos Aires. Os bodegones são restaurantes simples, geralmente em alguma casa antiga de esquina, muitas vezes com ambientes amplos e que oferecem uma grande variedade de comidas.

 

 

Bodegones de Buenos Aires: os dez mais

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_montagem

 

Nesses locais, impera um clima festivo e descontraído. A tônica aqui é dada pelo burburinho dos comensais, do vai-e-vem apressado dos garçons equilibrando bandejas e da variedade de público – que vai de casais a grupos de amigos e a famílias inteiras.

 

 

Comida caseira

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Oviedo_02_Facebook

 

A comida, por sua vez, costuma ser farta e relativamente barata – apesar de que, com o passar dos anos e a inflação do país, muitos têm perdido essa característica. Em geral, os bodegones de Buenos Aires vêm de uma longa tradição familiar, com receitas que passam de geração em geração e têm gostinho de comida caseira.  Não espere, portanto, por pratos gourmet e muito menos por um ambiente requintado.

 

Decoração típica

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Spagge_di_Napoli_03_Yelp

 

A decoração desses lugares costuma ser uma atração à parte, com paredes cheias de fotografias, camisas de times de futebol, bandeirolas e enormes patas de jamón (presunto inteiro, ainda com osso) penduradas no teto. Importante: muitos não aceitam reserva e é comum ter que fazer fila para entrar, portanto, é recomendável chegar cedo e preparado para uma eventual espera. Na maioria dos casos também, só aceitam pagamento em dinheiro.

Listamos aqui alguns dos melhores desses bodegones de Buenos Aires, espalhados em diversos bairros da cidade. A ordem é completamente aleatória. Escolha o seu e bom proveito.

 

 

Bodegones de Buenos Aires:

El Café de García

 

cafe_de_garcia

 

 

Um dos clássicos da cidade, El Café de García é nossa primeira dica entre os vários bodegones de Buenos Aires. Data de 1927 e fica na esquina de Sanabria e José Pedro Varela, no bairro de Villa Devoto. Destaca-se principalmente pela picada – o nosso tira-gosto. A picada é um clássico para os portenhos. É quase obrigatório pedir algo para “picar” antes do prato principal.

No caso do El Café de García, a picada é servida como menú único de quinta a domingo e feriados e consta de nada menos que 20 variedades de tira-gostos, servidos em 13 passos. Ou seja, os garçons vão trazendo os itens da picada aos poucos, de maneira que você pode desfrutar de cada um sem pressa.

 

 

cafe_de_garcia

 

Há queijos, outros frios e embutidos; escabeche de berinjela e de peixe; tarteletas (parecidas com a nossa empada, mas sem a parte de cima) de roquefort; mini empanadas de carne; bolinho de verduras e de peixe; strudel de verdura; pimentão vermelho assado; azeitonas negras; azeitonas verdes recheadas com pimentão e anchovas; pickles; mini almôndegas; vitel thoné (corte de carne parecido com lagarto, com molho a base de atum e ovo cozido); salsichas carameladas; batata frita; e outros, além de sobremesa a escolher.

Além de ser um dos mais antigos bodegones de Buenos Aires, El Café de García foi também declarado pelo governo portenho um dos bares notáveis da cidade. As três mesas de bilhar e a decoração do enorme salão dão um toque perfeito ao lugar.

Endereço: Sanabria, 3302. Villa Devoto.

Telefone: (5411) 4501.5912

 

Bodegones de Buenos Aires:

El Obrero

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_El_Obrero_02_Flickr

 

Nossa segunda recomendação de bodegones de Buenos Aires é El Obrero, no bairro La Boca. Como não poderia deixar de ser, o local também conta com um ambiente agradável e bem familiar, com paredes repletas de bandeirolas e camisas de time de futebol.  Mas já foi descoberto por turistas e estrelas internacionais. Bono, Manu Chao, Susan Sarandon, Robert Duvall, Francis Ford Coppola e Tommy Lee Jones são alguns dos que já se deliciaram com os quitutes de El Obrero.

Destaca-se por uma cozinha tipicamente portenha, um atendimento excelente e pratos não só deliciosos, mas também, abundantes. As rabas (lula empanada frita), o matambrito a la pizza (corte de carne argentino, coberto com molho vermelho, mussarela e orégano), o escabeche de berinjela e as panquecas de doce de leite são alguns dos destaques do cardápio.

Endereço: Agustín R. Caffarena, 64. La Boca.

Telefone: (5411) 4362.9912

 

Bodegones de Buenos Aires:

El Spiagge di Napoli

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Spagge_di_Napoli_03

 

No bairro de Boedo, encontra-se a nossa terceira dica: El Spiagge di Napoli – como o próprio nome sugere, uma típica cantina italiana. Já na quarta geração da mesma família, é conhecida pela qualidade de suas massas caseiras, a abundância de seus pratos e a rapidez no atendimento, o que é importante, já que quase sempre há fila para entrar, especialmente à noite.

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Spiagge_di_Napoli_comida

O destaque da cozinha é o fusilli al fierrito com molho Scarparo (molho à base de tomate, cebolinha, creme de leite, bacon, presunto e manjericão), mas há muitas outras alternativas tão deliciosas quanto, como a clássica lasanha. As entradas também são irresistíveis, como as rabas ou o jamón crudo (presunto cru) com ensalada rusa (salada de batata e cenoura cozidas com ervilha e maionese).

Se quiser uma sobremesa simples o flan mixto pode ser uma boa alternativa. Trata-se de uma espécie de pudim de leite, mas bem menos doce, já que não leva leite condensado. Vem sempre acompanhado de doce de leite e creme chantilly. Ou você pode encarar a copa de la nona, uma sobremesa de chocolate e baunilha com canela, doce de leite, queijo mascarpone e chocolate ralado. Mas só pra quem tem muuuito apetite!

Endereço: Avenida Independencia, 3527. Boedo.

Telefone: (5411) 4931.4420

 

Bodegones de Buenos Aires:

El Imparcial

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_El_Imparcial_via_resto_01

 

 

No bairro de Monserrat, microcentro da capital portenha, está El Imparcial, outro destaque em meio aos bodegones de Buenos Aires, cujas portas estão abertas desde 1860. Aqui é o local certo para provar o puchero, um clássico da cozinha espanhola-portenha, espécie de cozido em que entram carnes variadas, legumes e temperos.

 

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_El_Imparcial_via_resto_comida_02

 

 

O forte do cardápio são, sem dúvida, os pratos da tradicional cozinha espanhola, como a paella, os camarões fritos, os caracóis ou escargots e frutos do mar condimentados. De sobremesa, natilla (sobremesa tradicional da culinária espanhola feita à base de maisena, leite, açúcar e gelatina) ou arroz com leite. Mas há também variadas opções da cozinha internacional, com massas, carnes e peixes.

Endereço: Hipólito Yrigoyen, 1201.

Telefone: (5411) 4383.2919/ 4383.7536

 

 

Bodegones de Buenos Aires:

La Mamma Rosa

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_La_Mamma_Rosa_01_Yelp

 

O nome não deixa dúvidas: os pratos de massa são a especialidade de La Mamma Rosa, mas também há outras alternativas bem gostosas. Sem dúvida, um dos mais tradicionais bodegones de Buenos Aires. Como uma cantina que se preze, as massas são caseiras, a decoração é tipicamente “cantineira” e os sabores são um prazer!

Para começar, peça uma de suas famosas tortillas de papa a la española (torta de batata inglesa com cebola e chorizo colorado – parecido com a linguiça, mas de sabor diferente e bem forte) ou uma porção de berinjelas e abobrinhas recheadas. Para dividir com alguém, do contrário, vai ser difícil continuar o banquete!

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_La_Mamma_Rosa_montagem

 

Entre os pratos principais, os mais pedidos são o fusilli al fierrito com molho Scarparo e as brótolas (peixe de água salgada) com creme de espinafre. Mas vale a pena também aventurar-se pelos escalopes de lomo al jeréz con papas a la española (bifes finos de filé, cozinhados no vinho xeréz, servidos com batata inglesa ao forno, geralmente condimentadas com pimentão vermelho assado, servido sem pele).

Os pratos são abundantes, geralmente dá para duas pessoas, especialmente se você pedir entrada. Se não quiser deixar passar a sobremesa, pode apelar para um dos clássicos dos bodegones: queijo e doce (geralmente de batata ou de membrillo) ou budín de pan (a base de leite, ovos, açúcar e pão ) – uma verdadeira “exageración”, como dizem los hermanos.

Endereço: Jufré, 202. Villa Crespo.

Telefone: (5411) 4777.6972 / 4773.2913

  

Bodegones de Buenos Aires:

Cantina Chichilo

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Cantina_Chichilo_montagem

 

Embora leve o nome cantina, as massas não são necessariamente o carro-chefe do local. Sem dúvida, os sorrentinos marplatenses (os sorrentinos são como os ravioles, só que maiores) não vão decepcionar os amantes das massas. Nem os fusillis com brócolis, anchovas, grão-de-bico e champignon. Mas a Cantina Chichilo destaca-se por uma infinidade de outras iguarias, como o mondongo a la italiana (tripa de boi cozida num refogado de vários temperos e legumes, molho de tomate e champignon), o conejo al vino blanco (coelho cozido ao vinho branco), o cordero patagônico (carneiro de excelente qualidade, de carne muito macia), e a trucha a la manteca (truta na manteiga).

De sobremesa, tiramisú calabrés (sobremesa de origem italiana, feito em camadas, com queijo mascarpone, leite condensado, biscoito champagne, ovos, café, licor e chocolate).

Endereço: Camarones, 1901. Paternal.

Telefone: (5411) 4584.1263/ 4581.1984

 

 

Bodegones de Buenos Aires:

El Español

 

 el español

 

 

Localizado no bairro de Balvanera, as mesas de El Español vivem lotadas, especialmente à noite, como costuma acontecer nos bons bodegones de Buenos Aires. Conhecido por ser generoso nas porções, talentoso nos sabores e eficiente no atendimento, El Español tem preços acessíveis, especialmente se você pedir pratos para dividir com mais alguém.

Destaque para as opções a base de carnes e mariscos. Tome nota de nossas sugestões: ojo de bife a la parrilla (contrafilé churrascado) com salada completa; bife de chorizo (miolo do contrafilé) com fritas e saladas de rúcula, tomate e cebola; cazuela de mariscos (espécie de sopa ou guisado de mariscos, com diversos ingredientes, como vinho, por exemplo); fritura de Mar (com cornalitos, que é um tipo de peixe pequeno; polvo e lula); e trucha salmonada com crema de camarones y papas españolas (truta com creme de camarão e batatas espanholas).

Endereço: Rincón, 196. Balvanera.

Telefone: (5411) 4951-4722

 

 

Bodegones de Buenos Aires:

La Viña del Abasto

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_La_Viña_del_Abasto_01_Buenos_Aires_Conecct

 

La Viña del Abasto fica em uma esquina próxima do shopping de mesmo nome. Inaugurado em 1935, conta com uma equipe reduzida, assim como o cardápio. Mas nada disso representa um ponto negativo para o local: tanto a eficiência dos garçons, quanto a quantidade e capricho da comida garantem a satisfação do cliente.

Por suas mesas, passaram importantes nomes do tango portenho, como Aníbal Troilo, Bem Molar, Goyeneche, entre outros. Nas paredes, desenhos no estilo filete portenho de Carlos Gardel e outros personagens argentinos remetem àquela época e aos dias de hoje.

Um bom lugar para comer um chivito al verdeo (cabrito com molho a base de creme de leite e cebolinha), um pollo al ajillo (frango ao alho) ou um prato de ravioles mixtos a la príncipe de Nápoli (ravioles recheados com ricota e verdura, servidos cobertos por molhos branco e vermelho, uma fatia de presunto e um ovo frito).

Enquanto aguarda o prato principal, vá de pimentão vermelho assado no forno e escabeche de berinjelas para comer com pão.

As porções são grandes, perfeitas para compartilhar. E também é possível pedir meia porção.

Endereço: San Luis, 3007. Abasto.

Telefone: (5411) 4963-4890

 

Bodegones de Buenos Aires:

Oviedo

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Oviedo_montagem

 

Em meio a tantos restaurantes finos, hamburguerias gourmet e parrillas (churrascarias) que você tem que deixar um pedaço do seu fígado ou as duas córneas para pagar a conta, Palermo nos reserva também opções simples e super recomendáveis. É o caso do Oviedo, um dos típicos bodegones de Buenos Aires.

Com uma ampla variedade de opções, oferece comida argentina e espanhola, pratos abundantes e preços justos. O lugar não é muito grande, mas tipicamente caracterizado como um bodegón, com grandes patas de jamón (presunto cru inteiro, ainda com osso) penduradas no teto, garçons eficientes e ambiente bem familiar.

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_tira_de_asado_oviedo

 

A tortilla de papa aqui também é imperdível, ideal para entrada ou acompanhamento, dividida entre duas ou mais pessoas. Como prato principal, recomendamos as costillas de cerdo a la riojana (costeletas de porco servidas com batatas ao forno, pimentão vermelho assado e ovo frito) ou a tira de asado (típico corte de carne argentino, perfeito para a churrasqueira). Budín de pan ou flan caseiro para terminar com chave de ouro.

Endereço: Guatemala, 5501. Palermo.

Telefone: (5411) 4776.7693

 

Bodegones de Buenos Aires:

Cantina los Amigos

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Cantina_Los_Amigos_01

 

E aqui vai nossa última dica entre tantos bodegones de Buenos Aires: Cantina los Amigos, tão boa nas massas, quanto na comida espanhola e no churrasco argentino. Também tem pratos abundantes e muitos podem servir duas pessoas. O garçom certamente saberá indicar.

Como entrada, a lengua a vinagreta (para quem come língua, claro) é uma boa pedida. Se preferir, peça um Plato, bandejinha de tira-gosto composta de queijos, linguiça e pimentão vermelho assado, servido sem pele. Em ambos os casos, você vai esvaziar a cesta de pão rapidinho.

 

 

Bodegones_de_Buenos_Aires_Cantina_Los_Amigos_05_pollo_antelo_03

 

 

Como prato principal, o Pollo Antello, especialidade da casa. Você pode escolher entre pata muslo (coxa e sobrecoxa) ou pechuga (peito). Servido já sem osso, com um delicioso molho de creme com limão e acompanhado de papas españolas.

Para a sobremesa, escolha uma porção de cheesecake. Você não vai se arrepender!

Dirección: Loyola, 701. Villa Crespo.

Teléfono: (5411) 4777.0422

Importante: alguns dos bodegones indicados neste post operam com cartão de crédito, mas a grande maioria só aceita pagamento em dinheiro. Recomendamos checar antes de ir.

 

Acesse agora nosso canal do YouTube com vídeos semanais!
Siga nosso Instagram direto de Buenos Aires!

 

Leia mais:

Onde comer e beber em San Telmo

Bar 36 Billares: sinuca, história e tradição

Gorjeta em Buenos Aires: tiramos suas dúvidas!