Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é por si só um incrível ponto turístico, mas tornou-se ainda mais atrativa por ser o local onde o Papa Francisco atuou desde 1998 até assumir como Sumo Pontífice.
Localizada em frente à Plaza de Mayo, junto com a Casa Rosada e o Cabildo, formam um “pacote” turístico obrigatório na programação de qualquer visitante.
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Principal sede da Igreja Católica na Argentina, considerada uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires é considerado um Monumento Histórico Nacional.
Mas nem sempre funcionou no mesmo edifício, o primeiro deles data de fins do século XVI. Após muitos contratempos, como inundações, incêndios, uso de materiais precários e até defeitos estruturais, finalmente foi erguida a sexta e definitiva construção, sob o comando do arquiteto italiano Antonio Masella.
Com uma estrutura final em estilo neoclássico, a obra teve início em 1752 e só foi terminada cem anos depois. Já a decoração foi concluída em 1911.
A fachada
Um detalhe que chama a atenção do visitante é a fachada da Catedral, desenhada em 1822 pelos franceses Próspero Catelin e Pedro Benoit.
À primeira vista, mais parece um templo grego, isso se deve à presença das doze colunas que representam os doze apóstolos.
Em 1862, a frente da Catedral ganhou a escultura em baixo-relevo do francês Joseph Dubourdieu, representando o encontro de Jacó e seu filho José no Egito.
Outra obra do artista pode ser apreciada ali pertinho, na Plaza de Mayo, no topo da Pirâmide de Mayo.
Veja aqui nosso post completo sobre a Plaza de Mayo e seus atrativos!
Por dentro da Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Visitar o espaço interior da Catedral de Buenos Aires é viver uma experiência visual e, sobretudo, emocional. Impossível não se sensibilizar com a beleza das cinco naves, os 41 metros de altura da cúpula ou as catorze pinturas da Via Crucis, obra do italiano Francesco Domenighini, que originalmente se encontravam na Igreja de Pilar.
Mausoléu do General José de San Martín
O mausoléu do general José de San Martín é também uma bela obra, de autoria do escultor Albert Ernest Carrier-Belleuse. Em 1877, uma das naves laterais foi reformada especialmente para abrigar os restos mortais deste herói nacional, conhecido como “El Libertador”.
Papa Francisco e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é hoje também um verdadeiro museu em honra ao Papa Francisco.
No local, pode-se ver objetos pessoais e de liturgia utilizados pelo então arcebispo Jorge Bergoglio durante os 15 anos de seu ministério pastoral na capital portenha.
Dica Aguiar
Você gostou de conhecer um pouco mais da Catedral Metropolitana de Buenos Aires? Não esqueça de incluir esse atrativo em seu roteiro, vale muito a pena visitar este ponto histórico.
Nossa dica: recomendamos consultar os horários de funcionamento e valores, diretamente no local.
RESERVE SEU PASSEIO COM DESCONTO AQUI
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.