Plaza de Mayo em Buenos Aires

Sempre presente em todos os roteiros turísticos em Buenos Aires, está a emblemática Plaza de Mayo (ou para os brasileiros Praça de Maio). Ela reune o maior acervo de pontos de interesse e atração na cidade e o epicentro da história e política Argentina. A praça é a mais antiga da cidade e seu nome é em homenagem a Revolução de 25 de maio de 1810, que ocorreu na mesma praça e deu início a independência argentina.

Plaza de Mayo em Buenos Aires

Apesar de estar informalmente no Microcentro da cidade, a praça está localizada no tradicional bairro Montserrat, onde tem início a belíssima Avenida de Mayo. Ao seu redor, estão alguns dos mais elegantes edifícios da cidade, com os seus encantadores desenhos arquitetônicos europeus. Há anos a praça se converteu em um palco de diversas manifestações políticas e o lugar de reunião das Madres de Plaza de Mayo, as mães que reivindicam o desaparecimento de seus filhos durante o processo militar argentino.

A praça também está cercada de pontos históricos e turísticos e logo ao centro está o principal deles: Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina, em Buenos Aires. O emblemático edifício de cor rosa, foi declarado monumento histórico nacional e dentro abriga ainda o Museu da Casa do Governo, com materiais relacionados aos presidentes do país, reunindo fotografias, pinturas e objetos de distintos períodos históricos do país em um grande e luminoso espaço de restauração e preservação da história nacional. O museu funciona aos sábados e domingos, 10h às 18h, entrada gratuita.

Veja nosso post completo sobre a Casa Rosada AQUI!

À direita da praça está a belíssima Catedral Metropolitana, a principal sede da igreja católica na Argentina. A catedral passou por diversas reformas desde sua inauguração no século XVI e hoje também é um Monumento Histórico Nacional, além de ser considerada uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial. As visitas guiadas acontecem de segunda à sexta-feira, de 07h30 à 18h45, e também nos sábados e domingos, das 09h às 19h, em diferentes idiomas.

Leia aqui sobre a Catedral de Buenos Aires!

Do outro lado, está também El Cabildo, um edifício histórico que durante a época colonial foi sede da administração colonial espanhola e hoje serve como um museu dessa época, disponibilizando documentos, objetos e pinturas. Porém, a impressionante distribuição dos prédios não termina por aí, há também o Banco de La Nación Argentina, onde em outrora funcionava o Teatro Colón, o Edifício do Ministério de Economia de La Nación Argentina, e a Casa de La Cultura de La Ciudad.

Perto dali, se encontra ainda o Café Tortoni, um dos mais emblemáticos cafés da cidade, inaugurado em 1858 para reunir as elites da cidade e que se tornou um grande e tradicional ponto turístico, destacando-se pela elegância e a sofisticada arquitetura.

Há também o início da Calle Florida, conhecida como a rua comercial mais importante da cidade, e o início da Calle Defensa, porta de entrada para o tradicional bairro de San Telmo, local onde acontecem todos os domingos a monumental Feira de artesanato de San Telmo.

Saiba tudo sobre a Feira de San Telmo AQUI!

Por último, a praça também é vizinha próxima do elegante bairro Puerto Madero, onde dentre outras coisas há a Puente de La Mujer, uma emblemática ponte giratória para pedestres criada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e que é dos exemplos da bela arquitetura da região, sendo bastante procurada por turistas todos os dias.

Assim é fácil dizer que um passeio pela região da Plaza de Mayo é essencial para qualquer turista. Tranquilo e de fácil acesso, perfeito para tirar fotos, excelente local para aprender e conhecer um pouco da história da cidade e o que ela tem para oferecer.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-04-16T15:28:28+00:00 julho 31st, 2015|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Plaza de Mayo em Buenos Aires

About the Author:

Haendel Dias
Haendel Dias. Mineiro, recém legalmente portenho. Obcecado e graduado em Cinema. Ansioso, insone, cruzeirense e cervejeiro. Comanda os vídeos da Aguiar e assina diversos posts do blog. Aos 15 anos sonhava em ter uma banda, hoje, em ter um bar e milhas vitalícias. É editor de vídeo, musicalmente difícil de agradar, compulsivo, aficionado em astronomia e psicologia. Lê e escreve religiosamente histórias de suspense e complexidades humanas.