Documentos para viajar a Buenos Aires

Quais documentos para viajar a Buenos Aires? Já sabe? Tem dúvida? Seus problemas acabaram. Aqui nesse post vamos contar tudinho, com direito a dicas extras. Vamos falar também da obrigatoriedade ou não de vacinas, visto e permanência na cidade, como trazer medicamentos e muito mais.

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES

Usamos como fonte principal o site do Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, órgão mais importante para informar-se sobre documentos para viajar a Buenos Aires e qualquer outra informação sobre sua permanência na cidade. Afinal, estamos falando de uma viagem internacional e todo cuidado é pouco. Planejar é fundamental e, nós da Aguiar Buenos Aires, estamos aqui para auxiliar na sua viagem.

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES:
RG OU PASSAPORTE

Para ingressar na Argentina na condição de turista, cidadãos brasileiros devem apresentar passaporte válido ou cédula de identidade civil emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.

Verifique se todos os documentos para viajar a Buenos Aires estão válidos. Não é necessário trazer os dois documentos, basta um deles. Passaporte sempre dentro da data de validade e para RG o sugerido é validade inferior a 10 anos e em boas condições (foto e documento). Carteira de motorista não é aceita como documento válido, então não tente arriscar pois você não entrará no país.

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES:
RG TEM QUE TER VALIDADE INFERIOR A 10 ANOS?

docuemntos para viajar a Buenos Aires

O Acordo sobre Documentos de Viagem do Mercosul estabelece como requisitos para aceitação do documento: estar em bom estado de conservação e que a foto permita identificar claramente o titular. Dessa forma, não há nenhum documento formal que obrigue o viajante ter o RG com validade inferior a 10 anos. Mas, o consulado reforça que:

“O Acordo prevê que, caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador, o agente migratório poderá solicitar outro documento oficial.”

Aduana

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES EM CASO DE MENOR DE IDADE

  • Menores de 18 anos não precisam de autorização se o mesmo estiver acompanhado dos dois pais, mas é necessário RG ou Passaporte do menor.
  • Menores de 18 anos se forem acompanhados por apenas um dos pais, necessitam de uma autorização do outro, autenticada em cartório, do contrário não poderá viajar. Em alguns casos é preciso apresentar também a passagem de volta. Utilize o Formulário de Autorização de Viagem de Menor para o Exterior,  acompanhado como modelo.
  • Já se a criança viajar desacompanhada de ambos pais, utilize o Formulário de Autorização de Viagem de Menor para o Exterior, desacompanhado.
  • Não são aceitos como documento Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) ou qualquer outro documento que não seja RG ou Passaporte (mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil).

A autorização deve ser feita em cartório ou perante o Juizado de Menores, com firma reconhecida.

Como dica, leve cópias da autorização!

QUANTO TEMPO O TURISTA PODE PERMANECER NA ARGENTINA?

Os brasileiros estão dispensados de visto para ingressar na Argentina na condição de turista. No entanto, ao ingressar no país, um oficial do serviço de imigração concederá prazo legal de permanência de até 90 dias.

A prerrogativa de cada país de determinar quem pode ou não entrar em seu território é decisão soberana de cada Estado. Por isso, a importância de se informar antecipadamente com relação a todos possíveis documentos para viajar a Buenos Aires.

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES: CERTIFICADO DE VACINA

Para turistas brasileiros, até o momento dessa matéria, não há exigência de nenhuma vacina na Argentina. A informação é do último comunicado do site oficial de Migraciones (migraciones.gov.ar), portal argentino responsável por difundir notas oficias sobre assuntos de interesse a imigrantes e também a turistas.

Vale lembrar que, devido ao aumento de ocorrência da doença, são muitas as atualizações quanto ao surto de febre amarela no Brasil.

NESSE POST TE EXPLICAMOS COMO ACOMPANHAR AS RECOMENDAÇÕES OFICIAIS ATUALIZADAS E O SITE PARA VERIFICAR DA EXIGÊNCIA SEGUNDO O DESTINO DE SUA VIAGEM.

MEDICAMENTOS:
POSSO LEVAR A BUENOS AIRES?

Com relação ao viajantes brasileiros que estejam realizando tratamento de saúde, o consulado recomenda portar consigo a medicação necessária ao período da viagem, acompanhada da prescrição médica apostilada e explica:

Respeitando-se o volume permitido em embarques internacionais (100ml), a medicação deve ser trazida na bagagem de mão.  Não é possível adquirir remédios de venda controlada na Argentina com prescrição de médico brasileiro, devendo o interessado consultar-se com profissional argentino, se necessário.

DOCUMENTOS PARA VIAJAR A BUENOS AIRES: O RETORNO COM RG

O Consulado-Geral recomenda especial atenção dos turistas que ingressam na Argentina com RG ao comprovante de ingresso fornecido pela “Dirección Nacional de Migraciones” no momento de sua admissão ao país.

O comprovante deve ser guardado em local seguro pois deverá ser apresentado no momento da saída do país para comprovar a data de seu ingresso.

PERDEU SEU DOCUMENTO EM BUENOS AIRES: E AGORA?

RECOMENDAÇÕES GERAIS DO CONSULADO

No site do consulado é possível encontrar diversas dicas e informações oficiais para entrada do brasileiro na Argentina. Deixamos aqui algumas dicas que encontramos na página web oficial.

Nas viagens para a Argentina, assim como em qualquer viagem internacional, os viajantes devem ter em conta precauções básicas, tais como:

– contratar seguro internacional (saúde, vida) por todo o período da viagem;

– contar com cópia de documento de identidade em local acessível (pode ser em email ou outro formato digital);

– dispor de informações claras sobre o local da hospedagem e comprovação de meios de subsistência durante o período da viagem, pois essas informações podem ser solicitadas pelo agente migratório no momento do ingresso no país visitado;

– informar parentes e amigos no Brasil sobre seu paradeiro e deslocamentos imprevistos.

– O viajante deve estar sempre atento a seus bens pessoais em locais turísticos e/ou de grande aglomeração.

TELEFONES ÚTEIS

Polícia (nacional): 911

Emergência Geral (cidade de Buenos Aires): 103

Serviço Médico de Emergência (cidade de Buenos Aires): 107

Hospitais Públicos da Cidade de Buenos Aires

Hospitais Particulares da Cidade de Buenos Aires

Plantão Consulado

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-02-28T17:27:51+00:00fevereiro 28th, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Documentos para viajar a Buenos Aires

About the Author:

Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 7 anos em Buenos Aires com o marido e dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o instagram e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!