Flor Metálica é paisagem emblemática de Buenos Aires

Desde 2002, a paisagem de Buenos Aires ganhou de presente um monumento ao mesmo tempo moderno e original, uma homenagem à natureza e à vida: a Floralis Genérica, conhecida entre os brasileiros por Flor Metálica. Trata-se de um dos principais cartões postais de Buenos Aires e certamente você vai querer tirar uma foto para guardar em seu álbum de viagem.

Flor Metálica: um presente para Buenos Aires

A grande Flor Metálica, construída em aço inoxidável e alumínio, foi doada à cidade por seu autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano. Localizada na Plaza de las Naciones Unidas, na Avenida Figueroa Alcorta, conta com seis pétalas e está voltada em direção ao céu. Pesa 18 toneladas e atinge 23 metros de altura.

Flor Metálica é destaque no nosso post completo sobre o bairro Recoleta!

Flor Metálica representa todas as flores do mundo

Segundo Catalano, a escolha do nome é fácil de explicar: Floralis significa pertencente à flora. Genérica, porque representa a todas as flores do mundo. A escultura tem um sistema hidráulico que permite abrir suas pétalas de dia e fechá-las ao entardecer.

Flor Metálica iluminada

Durante a noite, a Flor Metálica emite uma luz vermelha e volta a abrir-se ao amanhecer do dia seguinte. Quando há ventos fortes ou temporais, esse mesmo mecanismo faz com que ela se feche. Nas noites de 25 de maio, 21 de setembro e 24 e 25 de dezembro, a Flor Metálica permanece aberta.

Flor Metálica: seis anos sempre abrir e fechar

No dia em que foi inaugurada e durante os dois meses seguintes, o mecanismo de abertura e fechamento das pétalas da Flor Metálica apresentou falhas, até ser consertado. Alguns anos depois, a flor voltou a ter problemas com o mecanismo e passou seis anos com defeito. Em 2014, teve início um processo de recuperação, que permitiu que ela voltasse a abrir e fechar suas pétalas em junho de 2015.

A foto que não pode faltar

Rodeada por um espaço verde de quatro hectares, a Flor Metálica repousa sobre um espelho d´água que além de ter uma função estética, serve também para protegê-la. Pode ser observada a partir de diferentes perspectivas, dependendo do lugar de onde se olha. É só escolher os melhores ângulos e tirar fotos incríveis.

Ah, uma dica especial. Bem pertinho está o Museu Malba, dá para ir caminhando.

Veja nosso post sobre esse incrível museu

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-04-09T21:13:23+00:00 outubro 16th, 2015|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.