Faculdade de Direito em Buenos Aires: belíssima!

Faculdade de Direito em Buenos Aires: belíssima!

Todo mundo sabe que Buenos Aires é uma cidade cheia de atrações turísticas, dos mais diversos tipos. E se tem algo que se destaca na capital portenha é a arquitetura de seus belos edifícios. A Faculdade de Direito em Buenos Aires é um desses casos que vale a pena conhecer, mesmo que seja de fora.

Faculdade de Direito

Quem passa pela Avenida Figueroa Alcorta, à altura do número 2263, é atraído pela beleza do edifício que ali se ergue. Rodeado de jardins, o prédio da Faculdade de Direito em Buenos Aires chama a atenção por seu porte e arquitetura. A Faculdade de Direito, localizada no bairro de Recoleta, fica bem ao lado de outro cartão postal, a famosa e bela Flor Metálica

Saiba mais sobre a lindíssima Flor Metálica e inclua esse ponto turístico no seu roteiro

Trata-se de um dos maiores expoentes de um estilo muito usado na arquitetura argentina, chamado de monumentalista. Caracteriza-se por uma tendência a adotar grandes proporções nas obras arquitetônicas, sendo aplicado comumente como uma expressão de poder.

Veja agora uma matéria sobre os mais belos prédios históricos da cidade

Crescimento

Criada em 1874, a Faculdade de Direito em Buenos Aires funciona no atual edifício desde 1949. Na época, foi inaugurada pelo então presidente, Juan Domingo Perón, y sua esposa, Eva Perón. As obras tiveram início em 1942, mas ao longo dos anos a parte interior foi sofrendo alterações para adaptar-se às mudanças necessárias decorrentes da modernização do ensino e do crescimento no número de alunos.  A parte externa, no entanto, foi mantida como no projeto original.

Concurso

O projeto do edifício da Faculdade de Direito em Buenos Aires é de autoria dos arquitetos Arturo Ochoa, Ismael Chiapore e Pedro Vivent. Eles venceram um concurso promovido na época para escolher quem se encarregaria da tarefa.

Casa de personalidades

A Faculdade de Direito em Buenos Aires recebe na realidade três carreiras: a de Advocacia e as de Tradução Pública e Calígrafo Público (sim, essa carreira existe e eu também não sabia). Além disso, conta também com muitos cursos de pós-graduação. Muitas personalidades do mundo político e intelectual argentino se formaram na instituição.

Casa de cultura

Mas se o prédio da Faculdade de Direito em Buenos Aires chama a atenção pela imponência do exterior, oferece gratas surpresas a quem tem a oportunidade de conhecê-la por dentro. Equipada com museu, pinacoteca e biblioteca especializada, tem também um óleo gigante do artista plástico Antonio González Moreno. O quadro retrata a cerimônia de inauguração da Universidade de Buenos Aires, que aconteceu na Igreja de San Ignacio em 12 de agosto de 1821.

Visitas Guiadas

As visitas guiadas à Faculdade de Direito em Buenos Aires são oferecidas para grupos de estudantes, professores, autoridades, diplomatas e outros privilegiados. Você pode visitar por sua conta ou pode tentar convencê-los a incluir você no grupo pelo email turismo@derecho.uba.ar.

Já para visitar o museu e o arquivo, as consulta podem ser feitas pelos telefones (54911) 4809.5638 ou (54911) 4809.5634. Se preferir mandar um email, o endereço é albertodavidleiva@hotmail.com.  

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!