Galeria Guemes: Belo edifício com vista para a cidade

 

 

No início da rua Florida, na altura do número 165, a Galeria Guemes – antigamente chamada de Pasaje Florida – destaca-se em meio às demais construções. Trata-se de um belo edifício em estilo Art Nouveau, uma obra do arquiteto italiano Francisco Terencio Gianotti.

 

Galeria Guemes:

Belo Edifício com Vista para a cidade

 

Galeria_Guemes_03

 

Na época de sua inauguração, em dezembro de 1915, a Galeria Guemes foi o primeiro arranha-céu da capital portenha, com 14 andares e 87 metros de altura. Extremamente inovador, tinha subsolo, teatro, salão de eventos e restaurante, além de andares exclusivos para apartamentos residenciais e outros só de salas comerciais. No terraço do 14º andar, um mirante oferecia uma vista privilegiada da capital portenha.

 

Incêndio

 

Galeria_Guemes_Florida

 

Em setembro de 1971, um incêndio afetou parte da Galeria Guemes, no local onde funcionava uma tradicional loja de camisas, chamada El Cisne. O acidente comprometeu gravemente a estrutura do edifício e destruiu a fachada que dava para a rua Florida. Para reparar os danos, optou-se por uma espécie de cortina de vidro que alterou o desenho original do edifício.

 

Tesouro descoberto

 

Galeria_Guemes_07

 

Vieram em seguida anos de decadência, até que uma equipe de arquitetos foi contratada em 2004 para restaurar o edifício. Foi como descobrir um tesouro escondido, de grande valor histórico e cultural. Cobertos por camadas de concreto e tinta encontraram-se claraboias e murais e foram recuperados detalhes realizados em bronze. Essa primeira etapa de restauração foi concluída em 2008.

 

Restauração completa

 

Galeria_Guemes_14

 

O mirante da Galeria Guemes foi reaberto em abril de 2010 oferecendo uma vista espetacular em 360 graus de Buenos Aires. No ano seguinte, foi restaurada a fachada da rua San Martín. Em 2013, por fim, decidiu-se completar a restauração do edifício. Em outubro do mesmo ano, foi reinaugurada a torre, cuja cúpula é feita de aço e revestida em cobre.

 

Mirante

 

Galeria_Guemes_980

 

O mirante da Galeria Guemes é um espetáculo à parte. Ideal para ver a cidade sob um novo ponto de vista, revela paisagens incríveis e rende fotos espetaculares. Do alto de seus 14 andares, é possível avistar a costa do Uruguai, assim como outros destacados pontos turísticos da capital portenha, como a parte traseira da Catedral Metropolitana e o pátio da Legislatura portenha, o traçado da rua Florida e outros. Vale a pena enfrentar o frio (especialmente se é um dia com muito vento) para subir até lá. As visitas guiadas acontecem de segunda à sexta, das 9h20 às 12h e das15h às 17h40. O valor da entrada é de $50. Veja mais aqui.

 

Piazzola Tango

Piazzolla melhor mesa

 

Outro local de destaque da Galeria Guemes é o Piazzola Tango, um dos mais procurados pelos turistas para desfrutar de uma clássica “cena tango”. O espetáculo de tango acontece no teatro restaurado, com um luxuoso salão onde a plateia desfruta do jantar. O espetáculo As Quatro Estações do Tango é baseado em músicas de Astor Piazzola e de outros compositores argentinos.

 

VEJA NOSSO POST COMPLETO SOBRE PIAZZOLLA TANGO E COMO RESERVAR COM DESCONTO

 

Personalidades na Galeria Guemes

 

Praça_Serrano_Cortazar_Gob

 

Ao longo dos anos e especialmente em seus inícios, a Galeria Guemes foi frequentada por muitas personalidades argentinas e internacionais. Em 1917, Carlos Gardel realizou uma apresentação no teatro da galeria. Julio Cortázar também frequentava o local e parte de seu conto El Otro Cielo se desenvolve nesse ambiente.

 

O aviador e autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, morou em um apartamento do sexto andar, onde escreveu o livro Vôo Noturno. Nessa época, dizem que criou uma foca em sua banheira como mascote.

 

Diversidade

 

Galeria_Guemes_13

 

Atualmente, a Galeria Guemes abriga uma grande variedade de negócios na parte comercial, desde lojas de chocolates e vinhos a livrarias, lojas de roupa, restaurantes e confeitarias.

 

 

Se estará pela zona da Galeria, veja Também:

Piazzolla Tango. Um belo teatro dentro da Galeria Guemes

Retiro: Uma zona de muitos atrativos em pleno centro

Rua Florida: compras e passeios

Galerias Pacífico: O shopping que merece sua visita

 

By |2016-07-29T14:22:19+00:00julho 29th, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, COMPRAS + DINHEIRO, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS, TANGO + MILONGAS|Comentários desativados em Galeria Guemes: Belo edifício com vista para a cidade

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.