Gorjeta em Buenos Aires

Gorjeta em Buenos Aires: tiramos suas dúvidas!

Gorjeta em Buenos Aires: tiramos suas dúvidas!

Não se assuste nem se ofenda se, em Buenos Aires, alguém lhe pedir uma propina! Aqui, essa palavra, que no português tem uma conotação negativa, significa apenas gorjeta. Neste post, vamos explicar como lidar com as gorjetas em Buenos Aires!

Gorjeta em Buenos Aires

Na Argentina, a gorjeta não está inclusa na conta. Geralmente, você não será solicitado ou cobrado diretamente pela propina, mas ela é uma prática esperada. Como muitos turistas não sabem como funciona por aqui, vários restaurantes passaram a incluir essa informação junto com o detalhamento da despesa.

Quanto pagar?

Como não é oficial, não existe um percentual especificado para a gorjeta em Buenos Aires. Em geral, pode-se considerar um valor entre 10% e 15% do total da conta, mas isso depende de cada um.

Não quero pagar gorjeta!

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-propina

Assim como no Brasil, todos estão sujeitos a um atendimento insatisfatório. A qualidade pode variar conforme o restaurante, o garçom e, muitas vezes, a sorte, pois até mesmo os melhores estabelecimentos com profissionais qualificados podem ter dias complicados. Em situações assim, algumas pessoas optam por pagar um valor menor ou até mesmo deixar de pagar. Essa é, definitivamente, uma escolha pessoal.

Gorjeta em dinheiro

A gorjeta em Buenos Aires deve ser paga em dinheiro, após pagar a conta e receber o troco. Geralmente, você deixa o valor em cima da mesa e o garçom retira depois que você vai embora. Se você se sentir mais à vontade, pague tudo junto, esclarecendo ao garçom quanto quer deixar de “propina”.

Cubiertos

Uma “novidade” para os brasileiros nos restaurantes argentinos é o cubierto, uma taxa extra cobrada por pessoa que se senta à mesa para fazer a refeição. O valor varia conforme o estabelecimento e deve estar informado no cardápio. Vale destacar que o cubierto não é o mesmo que o “couvert” que conhecemos no Brasil — aquela cestinha de pães acompanhada de patê ou manteiga, geralmente cobrada à parte. Na Argentina, o cubierto já está incluso no preço dos pratos, e, mesmo que você não queira os pãezinhos, não há como evitar: o valor será cobrado de qualquer forma.

Gorjeta em hotéis

Outra dica importante para os turistas que se hospedam em hotéis. A sugestão é que você dê uma gorjeta ao funcionário que se encarregou de levar suas malas. Em caso de hotéis 5 estrelas, a gorjeta em Buenos Aires pode ficar entre US$ 2 e US$ 5 (dois e cinco dólares). Os valores são de acordo com a categoria do hotel e a qualidade do serviço que você recebeu, claro!

Ainda não sabe onde se hospedar? Aqui damos ótimas dicas

Gorjeta para táxis

Aplicativo Taxi Premium

A gorjeta em Buenos Aires para taxistas não é obrigatória, mas se você considera que recebeu um serviço satisfatório e o taxista foi atencioso, pode arredondar o valor para facilitar o troco. Mais uma vez, é uma decisão pessoal.

Saiba tudo sobre os táxis em Buenos Aires

Dica Aguiar

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

Esse assunto de gorjeta em Buenos Aires, é controverso, mas, recomendamos deixar a “propina” para todos os serviços recebidos. É uma forma de demonstrar que foi bem atendido e que ficou satisfeito com a atenção recebida.

Agora que você já mais sobre o tema, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!