Medialunas: onde comer e comprar as melhores?

Um clássico na mesa dos argentinos seja no café-da-manhã ou no lanche da tarde, as medialunas costumam fazer sucesso também entre os turistas. Mas como saber quais valem a pena? Para ajudá-lo a ir direto ao ponto, fizemos um post especial para que você saiba onde encontrar as medialunas mais gostosas. Descubra aqui!

Medialunas: onde comer e comprar as melhores?

De manteca ou de grasa, puras ou acompanhadas por um cafezinho, as medialunas podem ser traduzidas como pequenas porções de felicidade e prazer à mesa. Elas são facilmente encontradas em diversos locais da cidade, de bares à padarias, de boulangeries a bistrôs especializados. São mais ou menos como “o-pão-nosso-de-cada-dia”. Embora, claro, aqui se coma muito pão também!

Medialunas: de grasa ou de manteca?

As medialunas são chamadas assim por um motivo bem óbvio: elas realmente têm o formato de meia-lua. Existem duas variedades: a de manteca (manteiga) e a de grasa (gordura animal). Ambas feitas com massa folhada, a de manteca é mais gordinha e, geralmente, mais doce, pois leva açúcar em sua elaboração. A de grasa é mais fina e levemente salgada, pois leva sal em sua preparação. Mas muitas vezes também têm um toque doce porque são banhadas em calda de água com açúcar.

Onde comer as melhores medialunas?

Mas embora sejam uma verdadeira delícia, as medialunas podem virar uma decepção se você provar no  lugar errado. Por esse motivo, fizemos uma lista dos melhores locais para comer e provar as medialunas mais gostosas!

Dos Escudos: tradição e cafezinho

Tradicional confeitaria no bairro de Retiro, a Dos Escudos tem uma das melhores medialunas de grasa da cidade. Doces por fora e levemente salgadas por dentro, podem ser levadas para viagem ou apreciadas com um cafezinho no endereço ao lado, onde funciona o Dos Escudos Café. Em tempo: as medialunas de manteca também são de encher a boca d’água, sem falar nas outras “gordices” do local.

Fica na calle Juncal, 905 (Retiro). Telefone: 4327.0135. Tem outra filial na rua Montevideo, 1690 (Recoleta). Telefone: 4812.2517.

Los Molinos especialista em “medialunas”

Dos mesmos donos da Confeitaria Dos Escudos, a também tradicional Confeitaria Los Molinos se auto-proclama “especialista em medialunas”. E não decepciona. Uma das favoritas dos portenhos, além de se destacar pelas deliciosas medialunas de grasa e de manteca, oferece muitas outras delícias dignas de serem experimentadas. Tudo feito de forma artesanal.

Fica na Avenida Las Heras, 3014 (Barrio Norte). Telefone: 4805.4329.

L’Epi: o lugar da medialuna “gourmet”

Se você é do tipo que gosta de sofisticação e busca um diferencial em tudo, o local certo para você comer uma medialuna é aqui. A L’Epi nasceu em 2007 das mãos de dois parisienses radicados em Buenos Aires – Bruno e Olivier –, inspirados pelas técnicas ancestrais de panificação. Nessa boulangerie todos os produtos são elaborados de forma artesanal, com um processo lento de fermentação e uso do forno a lenha. Imperdível!

Endereço: Calle Roseti, 1769 (Villa Ortúzar). Telefone: 4552-6402. Tem mais duas filiais: Montevideo, 1567 (Recoleta). Telefone: 4812.1390. E Cramer, 2439 (Belgrano). Telefone: 4545.6154.

Oui Oui: bistrô em Palermo

Localizado numa esquina do bairro de Palermo, esse aconchegante bistrô oferece espetaculares produtos de confeitaria, com destaque para as medialunas, crocantes por fora e úmidas por dentro, ideais para começar o dia, embora o preço seja um pouco salgado. Para o almoço, o Oui Oui oferece sopas, saladas e sanduíches e à tardinha volta a tirar do forno deliciosas tentações do mundo da confeitaria. Para quem não se importa de pagar um pouco mais e desfrutar de um ambiente especial, é a melhor pedida!

Endereço: Nicaragua, 6068 (Palermo Hollywood). Telefone: 4778.9614.

Pani: deli chic

Na mesma quadra do Oui Oui, está a Pani, uma deli chic, onde o conceito de comer com os olhos é levado a sério. Tudo parece maravilhoso, inclusive as medialunas, claro. Você pode até comprar pra viagem, mas duvido que resista à tentação de se sentar em uma das mesinhas da calçada ou do terraço no segundo andar para comê-las acompanhadas de um cafezinho ou um chá quentinho.

Endereço: Nicaragua, 6044 (Palermo Hollywood). Telefone: 4772.6420. Também está nas Galerias Pacífico e outros endereços. Confira aqui!

Le Blé: medialunas perfeitas

Em um bairro quase sempre ignorado pelos turistas, o de Chacarita, essa boulangerie de inspiração francesa convida a quebrar esse preconceito (ou seja lá o motivo pelo qual você não pensava em visitar o bairro, onde fica o emblemático cemitério onde descansam os restos de Carlos Gardel). Elaboradas diante do cliente, as medialunas têm uma consistência e um sabor perfeitos.

Endereço: Av. Alvarez Thomas 899 (Chacarita). Telefone: 4554.5350. Também está em outros bairros. Confira aqui!

Medialunas e outras facturas

As medialunas são um tipo de factura, que por sua vez são um tipo de massa doce muito comum na Argentina, introduzida pelos imigrantes europeus. Muitas delas são cobertas ou recheadas com doce de leite ou demembrillo (nossa marmelada) ou com crema pastelera, o equivalente ao creme usado nos deliciosos pasteizinhos de Belém – doce que herdamos da colonização portuguesa.

Clique aqui para ler mais sobre facturas e outros doces argentinos que você não conhece

Um café com medialunas, por favor!

Mas para se sentir um verdadeiro portenho, não deixe de ir a uma tipica cafeteria local e pedir um café comum ou um cortado (café pingado) com medialunas. Esse é um hábito muito comum entre os argentinos. Muitas vezes, há opções no cardápio tipo oferta, com combinação de café e medialuna. Provavelmente você vai encontrar o jornal do dia dando sopa pelas mesas – cortesia do local para o cliente ler enquanto estiver lá, mas não para levar, cuidado!

Veja nossa lista das cafeterias mais clássicas de Buenos Aires

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-04-09T17:21:56+00:00 julho 5th, 2017|Categories: Blog, COMER + BEBER, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Medialunas: onde comer e comprar as melhores?

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.