As famosas cafeterias em Buenos Aires são uma das características mais marcantes da cidade. Fortemente influenciada pelo costume e estilo europeu, a capital portenha desde sempre foi a casa de incontáveis cafeterias. Por isso, indiscutivelmente marcam presença na vida dos portenhos e crescimento da região. Um grande número delas, ainda em funcionamento, tem mais de 100 anos de tradição. Portanto, são consideradas verdadeiras testemunhas de momentos importantes na história portenha. Veja algumas delas.

Cafeterias em Buenos Aires: lista das mais clássicas

cafeterias em buenos aires

O governo de Buenos Aires criou uma lista em homenagem a mais de 70 cafeterias chamada “Cafes Notables”, ou seja, cafeterias que se caracterizam como as mais representativas da cidade e são reconhecidas como Patrimônio Cultural. Esses estabelecimento são reconhecidos pela sua cultura, antiguidade ou relevância para a cidade. Portanto, nada mais portenho que apreciar um típico café da manhã em algum desses locais ou lanche da tarde argentino composto de um “cortado” (café com pouco leite) e medialunas.

Você pode conferir a lista de “Cafés Notables”, que também inclui alguns bares, no site do governo. Porém, neste texto vamos te listar as nossas favoritas.

Cafeterias em Buenos Aires: Cafe Tortoni

O QUE FAZER EM BUENOS AIRES NO OUTONO

Localizado na famosa Avenida de Mayo, próximo à Plaza de Mayo, está o Café Tortoni, o mais antigo e emblemático da cidade. Foi inaugurado em 1858 e reuniu grande parte da elite da cidade. Entre seus famosos frequentadores estavam figuras como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Luigi Pirandello, Federico García Lorca e também o mítico e ilustre cantor Carlos Gardel. Aqui, você irá se deparar com um ambiente imponente e muito elegante. Destaca para a arquitetura sofisticada e altamente preservada ao longo do tempo.  Ponto turístico imperdível na cidade, não deixe de fora do seu roteiro. A visita é super válida e atrai diariamente pessoas para tomar um café, comer um churros e escutar o tango.

Onde fica? Av. de Mayo, 825 – Centro.

Veja nosso post completo do Café Tortoni

Cafeterias em Buenos Aires: El Gato Negro

cafeterias em buenos aires

El Gato Negro é outra clássica e tradicional cafeteria portenha. Inaugurado em 1927, ainda hoje mantém sua decoração original. O ambiente rústico, acompanhado apresentações de tango e jazz, lhe convida para sentar um pouco no que mais parece ser uma cafeteria do passado. O local é procurado em razão dos chás e cafés, muito famosos. Além da venda de especiarias e condimentos de diversas culturas e países diferentes. Para os amantes de cafés, chás e gastronomia num geral, é uma visita imperdível.

Onde fica? Av. Corrientes, 1669 – Centro.

Conheça a Avenida Corrientes, a rua que nunca dorme!

Cafeterias em Buenos Aires: La Giralda

cafeterias em buenos aires

La Giralda é uma cafeteria simples, porém muito tradicional. Inaugurada em 1951, é mais uma das que preserva sua antiga e clássica decoração. Desse modo, mantém também a personalidade e o estilo tradicional do ambiente. Sua especialidade é, seguramente, o delicioso chocolate quente com churros, uma especialidade do local que atrai nativos e turistas todos os dias. Em 2019, o local mudou de dono, que com um contrato de 12 anos promete manter a originalidade e identidade e estará aberto 24 horas aos fins de semana.

Onde fica? Av. Corrientes, 1453 – Centro.

Cafeterias em Buenos Aires: El Federal

No coração do bairro San Telmo, está o café El Federal, uma das mais antigas e grandes testemunha de uma época na cidade. Funcionando em uma casa construída em 1864, é sem dúvida um dos mais tradicionais, autênticos e emblemáticos de Buenos Aires. Seu ambiente é rústico e verdadeiro clássico portenho. Ambientado todo em madeira, a decoração fica a cargo de fotos e objetos que remontam uma história desde os anos 20. Além do café, oferece deliciosos pratos e vinhos.

Onde fica? Rua Carlos Calvo, 595 – San Telmo.

Dica Aguiar: Confira o local num domingo, aproveitando para fazer um descanso em meio à visita da Feira de San Telmo, que ocorre todos os domingos. 

Cafeterias em Buenos Aires: La Poesía

cafeterias em buenos aires

A tradicional cafeteria La Poesía, foi o reduto de arte e cultura nos anos 80 no histórico bairro de San Telmo. O café eventualmente abriu as portas para a música, literatura e poesia, tornando-se local de referência para os intelectuais da época, e principal sede boêmia. Por um tempo o local permaneceu fechado, para uma restauração. Mesmo assim, não perdeu seu estilo único, um ambiente clássico e tradicional.

Onde fica? Rua Chile, 502 – San Telmo.

Cafeterias em Buenos Aires: Las Violetas

Las Violetas é outro clássico portenho. Construída em 1884 sem poupar nenhum gasto, seu ambiente sofisticado e elegante se deve principalmente pela arquitetura e decoração, que vão desde mármores italianos até móveis parisienses. O salão é amplo e chama atenção pela imponência. A cafeteria e também confeitaria passou um período fechada em 1998. Também incluída nos “Cafes Notables”  e declarada patrimônio histórico, foi reinaugurada em 2001. Porém, manteve seu charme e encanto e hoje em dia ainda funciona como a mesma cafeteria tradicional de sua fundação.

Onde fica? Av. Rivadavia, 3899 – Almagro.

Veja aqui nosso post completo do local!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?