Palermo: o maior (e melhor) bairro de Buenos Aires
Palermo: o maior (e melhor) bairro de Buenos Aires
Ao norte de Buenos Aires se encontra o maior, mais eclético e por que não dizer o melhor bairro da cidade: Palermo. Pode parecer exagero, mas não é. Já comentamos em outros posts sobre sua importância e suas variadas atividades turísticas e culturais. O fato é que o bairro é hoje o maior polo gastronômico, cultural e artístico de Buenos Aires e aqui vamos falar um pouco do porquê.
História do bairro
A história da origem do bairro é um pouco confusa e ofuscada pelo tempo, mas o mais certo é que em 1836 o militar e político Juan Manoel de Rosas havia adquirido grande parte das terras que formam o bairro Palermo atualmente. Ele então construiu sua residência próxima às atuais avenidas Del Libertador e Sarmiento, logo também abrindo as portas para uma escola de artes, um colégio militar e uma escola naval.
Porém o bairro começou a receber a sua cara somente em 1875, com a construção e inauguração do parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o maior e mais belo espaço verde da cidade com mais de 80 hectares, sendo o coração e pulmão do bairro. Pouco depois foram inaugurados também o Jardim Botânico e o Ecoparque (antigo zoológico), também bem próximos da região.
Palermo atualmente
Atualmente a área ainda conta com o Rosedal, Jardim Japonês, o Planetário (foto) e o Hipódromo. Pouco a pouco a região foi mudando e se transformando em um bairro. Famílias de imigrantes e da burguesia portenha começaram a se mudar e, então, avenidas, ruas, casas, praças, bares e cafés eram erguidos para virar o que hoje conhecemos do bairro.
Quase duzentos anos depois o bairro conta com um pouco mais de 16 km² , o mais extenso da cidade, sendo dividido em outros diversos sub-bairros como Hollywood, Soho, Viejo, Chico, Botânico, Las Cañitas e muitos outros menos formais. Todos eles em conjunto reúnem os melhores restaurantes, bares, baladas, casas de shows, teatros, museus e muito mais.
Aqui fizemos um post com dicas do que fazer em um dia no bairro Palermo
Palermo Soho e Palermo Viejo
Palermo Soho e Palermo Viejo são talvez os sub-bairros onde há o maior movimento, portenho e turístico. São duas áreas próximas bastante modernas, elegantes e luxuosas, onde inúmeras lojas de moda, calçados, outlets e decoração de casas se aglomeram ao redor da Plaza Serrano, uma praça extremamente turística que serve como centro da região.
É também um dos melhores polos gastronômicos da cidade, com o maior número de bares, pubs, famosas casas de parrillas, restaurantes para todos os gostos, e baladas de Buenos Aires, atraindo milhares de jovens e turistas todos os dias da semana. Aos fins de semana também acontece uma das mais interessantes feiras de artesanato da capital na Plaza Serrano.
Palermo Hollywood
Próximo ao Palermo Soho, Palermo Hollywood é uma área onde, há alguns anos, diversos canais de televisão e produtoras de cinema instalaram seus escritórios, dando ao sub-bairro o seu devido nome. Com o passar do tempo, diversas cafeterias e grandes restaurantes começaram a surgir ao redor para suprir a demanda e, por isso, hoje é também uma área bastante requisitada e jovem.
Palermo Botânico
Entende-se por Palermo Botânico a região mais próxima dos parques, da Plaza Itália e claro, do Jardim Botânico. A região repleta de verde com mais de 5 hectares e 5500 espécies de árvores e plantas foi declarada como Patrimônio Histórico Nacional. Repleto também de fontes, estátuas, estufas, o local destaca-se pelo design, arquitetura e cuidados pelos diferentes setores, como pátio romano, pátio oriental, francês e etc.
Não precisa nem dizer que atrai milhares de pessoas para caminhar, fazer exercícios ou até mesmo descansar com a família e amigos, principalmente nos fins de semana e no verão.
Palermo Chico
Palermo Chico é a região mais elitizada, classe alta e luxuosa de todo o bairro, sendo inclusive a ponte que une o bairro Recoleta. Quase inteiramente residencial, o sub-bairro possui os mais belos prédios e mansões, sendo o lar de diversas celebridades, famosos e milionários argentinos.
Portanto, é um bairro bastante silencioso, bem cuidado e elegante. É também conhecida como “Zona de las Embajadas“, por ser o local onde abriga praticamente todas as embaixadas em Buenos Aires.
Las Cañitas
É o mais novo sub-bairro do bairro Palermo e a mais nova paixão dos portenhos. Trata-se de uma região tranquila que recentemente, no final dos anos 90, foi tomada por centenas dos mais elegantes e divertidos bares, pubs, restaurantes e baladas jovens. Com a valorização da região, se tornou um lugar caro e de elite.
Com tantas opções, Palermo certamente não pode ficar fora do seu roteiro, não é mesmo?
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.