Palermo: o maior (e melhor) bairro de Buenos Aires

Ao norte de Buenos Aires se encontra o maior, mais eclético e por que não dizer o melhor bairro da cidade: Palermo. Pode parecer exagero, mas não é. Já comentamos em outros posts sobre sua importância e suas variadas atividades turísticas e culturais, mas fato é que o bairro Palermo é hoje o maior pólo gastronômico, cultural e artístico de Buenos Aires e aqui vamos falar um pouco do porquê.

Palermo: o maior (e melhor) bairro de Buenos Aires

A história da origem do bairro é um pouco confusa e ofuscada pelo tempo, mas o mais certo é que em 1836 o militar e político Juan Manoel de Rosas havia adquirido grande parte das terras que formam o bairro Palermo atualmente. Ele então construiu sua residência próxima às atuais avenidas Del Libertador e Sarmiento, logo também abrindo as portas para uma escola de artes, um colégio militar e uma escola naval.

Porém o bairro começou a receber a sua cara somente em 1875, com a construção e inauguração do parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o maior e mais belo espaço verde da cidade com mais de 80 hectares, sendo o coração e pulmão do bairro. Pouco depois foram inaugurados também o Jardim Botânico e o Zoológico, também bem próximos da região.

Atualmente a área ainda conta com o Rosedal, Jardim Japonês, o Planetário e o Hipódromo Argentino de Palermo. Pouco a pouco a região foi mudando e se transformando em um bairro. Famílias de imigrantes e da burguesia portenha, aos poucos, começaram a se mudar, e então avenidas, ruas, casas, praças, bares e cafés eram erguidos para virar o que hoje conhecemos bairro Palermo.

Aqui fizemos um post com dicas do que fazer em um dia no bairro Palermo

Quase duzentos anos depois o bairro Palermo conta com um pouco mais de 16 km² , o mais extenso da cidade, sendo dividido em outros diversos sub-bairros como Palermo Hollywood, Palermo Soho, Palermo Viejo, Palermo Chico, Palermo Botânico, Las Cañitas e muitos outros menos formais. Todos eles em conjunto reúnem os melhores restaurantes, bares, baladas, casas de shows, teatros, museus e muito mais.

Palermo Soho e Palermo Viejo

Palermo Soho e Palermo Viejo são talvez os sub-bairros onde há o maior movimento, portenho e turístico. São duas área próximas bastante modernas, elegantes e luxuosas, onde inúmeras lojas de moda, calçados, outlets e decoração de casas se aglomeram ao redor da Plaza Serrano, uma praça extremamente turística que serve como centro da região.

É também onde há o maior número de bares, pubs, famosas casas de parrillas, restaurantes para todos os gostos, e baladas de Buenos Aires, atraindo milhares de jovens e turistas todos os dias da semana. Aos fins de semana também acontece uma das mais interessantes feiras de artesanato da capital.

Quer saber mais sobre o bairro de Palermo Soho? Clique aqui!

Palermo Hollywood

Próximo ao Palermo Soho, Palermo Hollywood é uma área onde, há alguns anos, diversos canais de televisão e produtoras de cinema instalaram seus escritórios, dando ao sub-bairro o seu devido nome. Com o passar do tempo, diversas cafeterias e grandes restaurantes começaram a surgir ao redor para suprir a demanda e, por isso, hoje é também uma área bastante requisitada e jovem.

Leia aqui o nosso post completo sobre Palermo Hollywood

Palermo Botânico

Entende-se por Palermo Botânico a região mais próxima dos parques, da Plaza Itália e claro, do Jardim Botânico. A região repleta de verde com mais de 5 hectares e 5500 espécies de árvores e plantas foi declarada como Patrimônio Histórico Nacional. Repleto também de fontes, estátuas, estufas, o local destaca-se pelo design, arquitetura e cuidados pelos diferentes setores, como pátio romano, pátio oriental, francês e etc. Não precisa nem dizer que atrai milhares de pessoas para caminhar, fazer exercícios ou até mesmo descansar com a família e amigos, principalmente nos fins de semana e no verão.

Palermo Chico

Palermo Chico é a região mais elitizada, classe alta e luxuosa de todo o bairro Palermo, sendo inclusive a ponte que une o bairro Recoleta. Quase inteiramente residencial, Palermo Chico possui os mais belos prédios e mansões, sendo o lar de diversas celebridades, famosos e milionários argentinos. Portanto, é um bairro bastante silencioso, bem cuidado e elegante. É também conhecida como “Zona de las Embajadas“, por ser o local onde abriga praticamente todas as embaixadas em Buenos Aires.

Las Cañitas

É o mais novo sub-bairro do bairro Palermo e a mais nova paixão dos portenhos. Trata-se de uma região tranquila que recentemente, no final dos anos 90, foi tomada por centenas dos mais elegantes e divertidos bares, pubs, restaurantes e baladas jovens. Com a valorização da região, se tornou um lugar caro e de elite.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?


By |2018-04-15T21:30:31+00:00janeiro 29th, 2016|Categories: Blog, DORMIR + BAIRROS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Palermo: o maior (e melhor) bairro de Buenos Aires

About the Author:

Haendel Dias
Haendel Dias. Mineiro, recém legalmente portenho. Obcecado e graduado em Cinema. Ansioso, insone, cruzeirense e cervejeiro. Comanda os vídeos da Aguiar e assina diversos posts do blog. Aos 15 anos sonhava em ter uma banda, hoje, em ter um bar e milhas vitalícias. É editor de vídeo, musicalmente difícil de agradar, compulsivo, aficionado em astronomia e psicologia. Lê e escreve religiosamente histórias de suspense e complexidades humanas.