Palermo Soho: polo gastronômico e cultural

Palermo Soho: polo gastronômico e cultural

Você sabia que o bairro de Palermo em Buenos Aires, é o maior da cidade? Hoje vamos falar de um pequeno trecho desse paraíso: Palermo Soho.  

Em Palermo é diversão garantida, você encontra de um tudo, desde bosques e belas praças a hotéis, pousadas, restaurantes, bares e boates, lojas de roupas e galerias de arte, entre outras coisas.

Palermo Soho: polo gastronômico e cultural

ruas lindas de Palermo Soho

O bairro de Palermo é um importante polo gastronômico, cultural e audiovisual da capital portenha. Tem uma extensão total de quase 16 km² e está dividido extraoficialmente por regiões ou sub-bairros, de acordo com o tipo de atividade que se realiza em cada parte.

Palermo Soho, talvez o mais popular de todos, destaca-se principalmente nas áreas gastronômica e cultural.

5 razões para conhecer Palermo Soho

Identidade Soho

O nome Palermo Soho, como é fácil deduzir, surgiu por causa da semelhança de identidade entre essa área de Palermo com os bairros Soho de Nova Iorque e de Londres.

Palermo Soho é um reduto de designers de moda, artistas e proprietários de galerias e restaurantes que decidiram estabelecer-se nessa região. Para isso, investiram na reforma de antigas propriedades, mantendo o aspecto original, sem deixar de lado a beleza e a funcionalidade.

Conheça as artes e grafites nas ruas de Palermo

Negócios em Palermo Soho

Palermo Soho concentra os locais mais comerciais de Palermo, como lojas de roupa das melhores marcas, lojas de decoração e design, restaurantes, bares e pubs.

A área tem uma pulsante vida noturna, sendo que a maior concentração de negócios fica nos arredores do cruzamento das ruas Honduras e Jorge Luis Borges (antiga Rua Serrano), na altura da Plaza Júlio Cortázar (mais conhecida como Plaza Serrano), coração de Palermo Soho.

Palermo Soho, Cortázar e Borges

E já que falamos de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar te contamos dois detalhes bem legais. Primeiro é que a mudança do nome da rua Serrano para Jorge Luis Borges, foi porque nessa rua fica a casa em que o escritor viveu até os 15 anos (Rua Jorge Luis Borges, 2135).

Além disso, tanto ele, quanto Julio Cortázar fazem várias referências ao bairro ao longo de suas obras. Por isso, a Legislatura Porteña (Poder Legislativo da Cidade de Buenos Aires), decidiu mudar o nome da Plaza Serrano para Plaza Julio Cortázar em 1994, quando se completaram dez anos do falecimento do escritor.

Design argentino

Caminhando por Palermo Soho, vai ser difícil não parar em cada vitrine das lojinhas de design e decoração que vão surgir no seu caminho. Você vai entender porque os designers argentinos são bem conceituados mundo afora. Alguns locais que você pode curtir: Acabajo, Mil Gracias Objetos Merecidos, entre outros.

O mesmo vale para as lojas de roupa, tantos as de grifes quanto as mais alternativas, de designers independentes. Entre os estilistas argentinos mais conhecidos presentes em Palermo Soho estão Benito Fernández, Jazmín Chebar e Natalia Oreiro, que também é atriz.

Festa gastronômica

Comer em Palermo Soho pode ser uma experiência clássica, moderna, étnica, chique, simples ou tudo ao mesmo tempo.

É enorme a variedade de restaurantes da região, abrindo um amplo leque de possibilidades, que inclui da tradicional parrilla argentina à cozinha italiana, entre outras. Depende do que você estiver afim!

Descubra nossos restaurantes favoritos em Palermo

Bares e boates

Palermo Soho é um dos melhores lugares de Buenos Aires para curtir a noite ou mesmo tomar umas cervejinhas durante o dia. A região tem vários locais especializados em cerveja artesanal, como a pequena e aconchegante Cervecería Nacional.

São mais de 100 bares e boates agitando a região, muitos deles como música ao vivo, como Borges 1975, Sheldon Bar, Virasoro, entre outros. 

Descubra os bares escondidos de Buenos Aires

Efervescência cultural

A região de Palermo Soho é também um reduto de galerias de arte, teatros e salas de espetáculo. Com tanta opção, fica difícil para os amantes das artes escolher onde ir e o que conhecer primeiro.

Muitos deles têm de tudo, desde salas de espetáculos, de ensaios e de exposições até bar e restaurante. Aqui algumas dicas: El Universal Espacio Cultural e FoLa (Fototeca Latinoamericana).

Arte e cultura em Palermo, aproveite para conhecer. 

Livrarias para todos os gostos

Existem muitas livrarias na região, uma delas é a Libros del Pasaje, que reúne um acervo variado, um ambiente aconchegante e ainda tem uma cafeteria! 

Para quem procura livros de arte, fotografia, arquitetura e design, o lugar certo é a Livraria Prometeo. Por fim, Dain Usina Cultural que dirige seu acervo aos livros de arte e literatura.

Com tantas opções, Palermo Soho não pode ficar de fora do seu roteiro, não é mesmo?

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
[fluentform id="1"]
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!