Ponte Transbordador é ícone de La Boca
Ponte Transbordador é ícone de La Boca
O bairro de La Boca é um dos locais que todo turista quer visitar em Buenos Aires. Geralmente, por causa do Caminito ou de algum museu ou restaurante da região. Mas outras surpresas aguardam o visitante, como a famosa Ponte Transbordador, um ícone da cidade.
Ponte Transbordador
é ícone de La Boca
Construída na Inglaterra e montada na Argentina, a Ponte Transbordador foi inaugurada em maio de 1914. Recebeu o nome de Nicolás Avellaneda, presidente da Argentina entre 1878 e 1880, mas hoje é mais conhecida como Puente de La Boca.
A ponte tinha um mecanismo curioso. Tratava-se de uma espécie de vagão pendurado, preso por cabos de aço que corriam por trilhos superiores. Esse vagão elevado ia de uma ponta a outra do Riachuelo, transportando pessoas e carruagens.
Veja aqui como funciona uma ponte como a Ponte Transbordador.
Importância Histórica
Substituição da Ponte Transbordador
Atualmente considerada Monumento Histórico Nacional, a velha ponte acabou tornando-se obsoleta com o tempo, sendo substituída por outra. A segunda ponte foi batizada com o mesmo nome da primeira e obedecia às exigências e demandas do trânsito daquela época. Vários quarteirões de imóveis foram sacrificados para sua construção. Junto com a primeira, essa ponte forma uma das silhuetas mais características da zona de La Boca.
Segunda Ponte
Feita de concreto, com cerca de 1600 metros de extensão, a segunda Ponte Transbordador de La Boca conta com uma parte central metálica e levadiça, formada por duas torres de quase 50 metros de altura. Escadas rolantes e fixas servem para o trânsito de pedestres. Na época de sua inauguração, em 1940, era a mais importante no gênero na América Latina.
Relíquia em La Boca
A Ponte Transbordador de La Boca é uma das oito últimas que restam, entre as 20 que foram construídas em todo o mundo. Embora haja projetos de recuperação dessa incrível e imponente obra de engenharia, a ponte continua inativa. E até que não volte a operar, não pode ser candidata para que a Unesco a reconheça como Patrimônio da Humanidade, que é o que pretende a Fundação X La Boca, uma das entidades que lutou para que não fosse derrubada na década de 90, quando queriam desarmá-la e vender as peças como ferro-velho.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.
Leia Mais:
Quinquela Martín, o gênio de La Boca
La Bombonera – o que você precisa saber sobre o estádio do Boca Juniors