
Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?
Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?
É melhor levar reais ou dólares para a Argentina? Essa é uma pergunta que recebemos diariamente e que é muito difícil de responder, pois depende de vários fatores que vamos te explicar a seguir.
Reais ou dólares na Argentina

É muito difícil definir se é melhor real ou dólar na Argentina para quem visita o país, pois tudo depende da situação econômica no momento da sua viagem. Como o mercado cambial é muito flutuante, o ideal é avaliar no mesmo dia da troca.
É necessário considerar o câmbio que conseguirá o dólar no Brasil (que pode variar de cidade para cidade) e quanto está a cotação para comprar pesos aqui na Argentina (que varia diariamente). Mas se você tem como comprar dólar a uma excelente cotação ou se já tem seus dólares guardados, não pense duas vezes. Traga dólares.
Qual vale mais?

Como falamos, o assunto câmbio é complicado de opinar, pois depende da situação política e econômica dos países no momento da troca.
Lembre-se que cada transação cobra taxas. Ou seja, trocar reais para dólar e depois para pesos argentinos, acaba perdendo um pouco de dinheiro nestes câmbios. Por isso, é importante fazer as contas para ver se realmente vale a pena trazer dólar.
Câmbio

O câmbio oficial é determinado pelo Banco Central e utilizado pelas agências de câmbio e também pelos bancos. É a forma mais segura de trocar dinheiro. Nos dois aeroportos de Buenos Aires, há uma casa de câmbio que trabalha com a cotação oficial e funcionamento 24 horas. Para essa operação é necessário RG ou passaporte (não aceitam cópias).

Já o câmbio paralelo, como o próprio nome sugere é realizado paralelamente ao oficial, de forma não legalizada. Também chamado de blue, negro e informal, na Argentina é realizado de forma corriqueira, sendo oferecido nas ruas da cidade sem grandes problemas. Inclusive nas páginas dos grandes jornais argentinos, aparece a cotação do dólar Blue.
Até o final de 2023, oferecia um valor bem acima do conseguido no mercado formal. No entanto, atualmente, essa diferença diminuiu consideravelmente.
Importante: Por não ser legalizado, apesar de normalizado, existem riscos no câmbio paralelo, como notas faltas, por exemplo. Por isso, é importante ter bastante cuidado ao realizar a troca.
Cuidado com as notas falsas

Esteja sempre atento às notas de pesos que você receber. Seja ao fazer câmbio, ao pagar uma compra ou numa corrida de táxi. Sabendo como reconhecer as notas falsas, dificilmente você será enganado.
Pesos Argentinos

Você provavelmente já ouviu falar que muitos locais aceitam reais ou dólares na Argentina, mas alguns locais não. É por isso que você precisa sim levar pesos em espécie. Em lugares turísticos como o Caminito ou a Calle Florida, por exemplo, não terá problemas em fazer pagamentos com real ou dólar (nesse caso, saiba que cada comércio adota a sua própria cotação, geralmente não muito vantajosa). Mas fora do circuito turístico ou para serviços básicos, você só vai poder usar pesos argentinos.
Tenha um plano B
O recomendável é sempre ter mais de uma opção para pagamento. Dessa forma, caso tenha algum inconveniente, não precisará se preocupar. Os cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos estabelecimentos do país. Desde dezembro de 2022, as compras feitas com cartões estrangeiros utilizam uma taxa próxima à do dólar MEP (Mercado Eletrônico de Pagos). Essa conversão costuma ser mais conveniente do que a taxa oficial.
Lembre-se que é necessário habilitar junto ao seu banco para uso internacional.
Gastos

É muito difícil calcular quanto se gastará em uma viagem e depende de muitas variáveis. Por exemplo, quanto tempo você vai ficar, se vem sozinho, em casal ou a família completa, que tipo de meio de transporte vai usar, se fará passeios com agências de viagem, se a diária do hotel inclui café da manhã e muitas outras.

Para auxiliar, a Aguiar criou um Guia de Gastos. O guia é digital e com a lista atualizada dos preços e possíveis gastos que os turistas terão na cidade. Em formato de e-book, com uma linguagem didática e dividido por categorias, o guia pretende facilitar o planejamento e organização da viagem. O material é cortesia para clientes da Aguiar Buenos Aires e é atualizado quatro vezes ao ano.
Dica Aguiar

Pensando em facilitar ainda mais para os nossos turistas, a Aguiar Buenos Aires oferece câmbio exclusivamente aos nossos clientes. Para saber mais detalhes do câmbio e dos nossos demais serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Importante: A situação econômica da Argentina é muito instável há alguns anos. Muitas coisas mudaram desde que o novo governo assumiu no final de 2023. Por isso, as informações deste post (janeiro de 2025) podem sofrer alterações rapidamente. É importante pesquisar a melhor condição no momento da sua viagem.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
