Teatro Colón: cem anos de história!

Teatro Colón: cem anos de história!

A visita guiada ao Teatro Colón é um passeio imperdível mesmo pra quem não é fã de espetáculos em geral. O programa é um mergulho em um mundo à parte, que conjuga beleza arquitetônica, história, tecnologia moderna e muito talento.

Teatro Colón

Considerado um dos melhores teatros do mundo, o atual edifício do Teatro Colón foi inaugurado em 25 de maio de 1908, com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi, e declarado Monumento Histórico Nacional em 1989. De 1857 a 1888, funcionou em um outro edifício, em frente à Plaza de Mayo.

Veja aqui nosso post completo sobre a Plaza de Mayo

Beleza e excelência acústica

Sua beleza arquitetônica e sua excelente qualidade acústica elevam o Teatro Colón ao mesmo nível de outros importantes teatros mundialmente famosos, como o Scala de Milão, a Ópera de Paris, a Ópera de Viena, o Royal Opera House de Londres e o Metropolitan de Nova Iorque.

Palco de talentos

Muitos artistas famosos já se apresentaram ou estiveram acompanhando suas obras no Teatro Colón. A lista é enorme, mas podemos citar compositores como Richard Strauss e Igor Stravinsky; tenores como Plácido Domingo, José Carreras y Luciano Pavarotti; sopranos como Maria Callas e Kiri Te Kanawa; e bailarinos como Anna Pavlova, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov, só para citar alguns.

As principais orquestras mundiais também provaram a famosa acústica desse templo das artes, como a Filarmônica de Viena, a Sinfônica de Nova Iorque, a Filarmônica de Berlim e a Filarmônica de Londres.

Obra a seis mãos

primeira vez em Buenos Aires

A construção do Teatro Colón foi uma obra conjunta de respeitados arquitetos. O projeto inicial é do italiano Francesco Tamburini, falecido em 1891. A partir de então, assume a obra seu sócio e conterrâneo Vittorio Meano (ou Víctor Meano para os portenhos), responsável também pelo deslumbrante palácio do Congresso Nacional.

Por fim, em 1904, após o falecimento de Meano, o belga Jules Dormal foi o encarregado de terminar o projeto. Foi ele o responsável pelo estilo francês na decoração do Teatro Colón.

Sala principal

Em forma de ferradura, a sala principal do Teatro Colón segue as normas do teatro clássico italiano e francês, e tem capacidade para 2.478 assentos, além de 500 lugares em pé. A cúpula, originalmente, exibia pinturas de Marcel Jambon, que acabaram deteriorando-se, sendo substituídas em 1960 pelo trabalho do argentino Raúl Soldi.

Orquestra

O fosso da orquestra tem capacidade para 120 músicos e tem condições especiais que, juntamente com outros aspectos da obra, como detalhes na arquitetura e a qualidade dos materiais, promovem uma acústica excepcional e reconhecida mundialmente.

Um gigante

Por trás de toda a beleza e encantamento do Teatro Colón, há uma impressionante estrutura que o torna auto-suficiente na produção de seus próprios espetáculos. Os subsolos do teatro, embaixo da praça lateral, foram ampliados em 1938 e foi construído um túnel que passou a interligar as diversas oficinas de produção. Neste mesmo ano, inauguraram-se as oficinas de maquinaria, cenografia, alfaiataria, sapataria, escultura, fotografia, maquiagem e cabelereiro, entre outros.

Entre 1968 e 1972, deu-se lugar a uma nova ampliação no subsolo, onde estão os setores de produção teatral, oficinas cenográficas, salas de ensaios, escritórios administrativos e um refeitório para os funcionários. Foram incorporados depois a sessão técnica de desenho de produção e as oficinas de iluminação, efeitos especiais eletromecânicos e áudio e vídeo.

Visita guiada

O Teatro Colón está aberto à visitação todos os dias, inclusive feriados (exceto 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro), a partir das 10h. Os grupos saem a cada 15 minutos e têm no máximo 34 pessoas. A última saída é às 16h45, mas é preciso chegar antes para comprar as entradas na bilheteria da rua Tucumán, 1171. As visitas são feitas em inglês, espanhol e português.

Saiba como reservar sua visita guiada

Fábrica Colón

Você sabia que o Colón é um dos poucos teatros que pode realizar as produções de seus espetáculos em oficinas próprias? O Teatro abriu suas portas para que você possa conhecer esse universo mágico. Em incríveis visitas guiadas, você poderá percorrer o local e admirar cenários, fantasias, perucas, sapatos e efeitos especiais. Uma experiência inesquecível! Adquira seu ingresso AQUI

Onde fica? Av. Pedro de Mendoza, 2163 (La Boca).

Dica Aguiar

Agora que você já sabe mais sobre o Teatro Colón, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!