Teatro San Martín: joia racionalista da Avenida Corrientes

 

O Teatro San Martín faz parte do Complexo Teatral de Buenos Aires (CTBA), que inclui outros quatro teatros públicos: o Teatro de la Ribera, o Presidente Alvear, o Regio e o Sarmiento, todos ligados ao governo da cidade de Buenos Aires. O espaço tem 70 anos e é um dos mais lindos da cidade, um dos exemplos vitais da chamada arquitetura racionalista na Argentina.  Infelizmente, fechou para reformas há alguns anos e ainda não reabriu. Mas a gente conta sua história aqui na esperança de vê-lo brilhando outra vez!

teatro san martin 2

Inaugurado em 25 de maio de 1960, o Teatro San Martín tem uma estrutura de 30 mil metros quadrados e alberga três salas de espetáculos, uma galeria de fotografia, um Centro de Documentação de Teatro e Dança, um cinema (Sala Leopoldo Lugones). Em seus 13 andares e quatro subsolos há espaços para oficinas de tudo o que vocês puderem imaginar que seja necessário num espetáculo: de iluminação a confecção de sapatos e roupas.

 

teatro san martin fotos

 

Teatro San Martín

 

Duas companhias estáveis pertencem ao Teatro San Martín, o Ballet Contemporâneo e o Grupo de Títeres, ambos com mais de 30 anos.

 

teatro san martin ballet contemporaneo

 

teatro san martin titeres

 

Teatro San Martín

 

O Hall Central do Teatro San Martín também é um palco informal, por onde se cruzam artistas e público. Com capacidade para até 4000 espectadores, no Hall são oferecidos recitais de música, espetáculos e organizados debates, sempre com entrada livre.

hall_morel_-_tsm

Como se não bastasse, o próprio prédio do Teatro San Martín é uma atração à parte. É um emblema do Movimento Moderno, corolário do movimento racionalista da década de 1940, que inaugura uma nova linguagem arquitetônica baseada na funcionalidade, neutralidade e poucos excessos. A fachada é toda de vidro e os espaços são absolutamente amplos. Quem gosta de Brasília, vai se sentir em casa pelo San Martín! Leia mais sobre a arquitetura do teatro neste post da Moderna Buenos Aires.

 

teatro san martin

 

Em geral, o Teatro San Martin oferecia visitas guiadas, de terça a sexta, pelas salas, cenários, camarins e oficinas de vestuário e marcenaria, e também tinha cafezinho no térreo.

A gente espera, do fundo do coração, que este lindo espaço seja reaberto em breve!

Leia mais sobre Teatro em Buenos Aires:

Teatro Colón: mais de 100 anos e história

Teatro em Buenos Aires: entenda os três diferentes circuitos

Teatro Ciego: conheça o teatro totalmente no escuro

By |2017-03-30T08:00:03+00:00março 30th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS|Tags: , , , , |Comentários desativados em Teatro San Martín: joia racionalista da Avenida Corrientes

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.