Torre de los Ingleses: polêmica britânica em Buenos Aires

Torre de los Ingleses: polêmica britânica em Buenos Aires

Não é mesmo maravilhoso render-se aos encantos de cada detalhe que uma viagem pode proporcionar? É uma pergunta retórica, já que todos nós sabemos muito bem a resposta. Repleta de história, a Torre de los Ingleses é uma destas minúcias que valem muito a pena conhecer. Acompanhe mais sobre este monumento centenário de Buenos Aires.

Presente histórico

Passeios ao ar livre

Buenos Aires é repleta de marcas de diversos imigrantes, o que também é evidenciado em sua arquitetura. A Torre Monumentalex Torre de los Ingleses,, inaugurada em 24 de maio de 1916,  que continua sendo chamada por muitos pelo antigo nome,  é um destes exemplos de mescla cultural.

Alguns detalhes chamam a atenção: a torre está localizada na Plaza Fuerza Aérea Argentina (antiga Praça Britânica). Isso mesmo: temos a antiga Torre de los Ingleses na antiga Praça Britânica. Mas qual o motivo das mudanças de nomes?

Torres de Los Ingleses na inauguração

Enquanto aliados históricos (Argentina e Reino Unido), os britânicos, em homenagem a Revolução de Maio, que levou à independência da Argentina, decidiram presentear o país com a construção de uma coluna monumental.

Em 1910 foram apresentados os projetos no chamado Salón del Bon Marché, atualmente Galerías Pacífico, e o escolhido por votação foi o do arquiteto britânico Sir Ambrose Macdonald Poynter. A partir daí, o que era pra ser uma coluna evoluiu para uma imponente torre com mais de 60 metros de altura.

De amigos a inimigos de guerra

Lembra que dissemos que o monumento foi uma espécie de cortesia dos ingleses? Pois bem, a situação entre amigos que se presenteiam mudou bastante por uma razão: a Guerra das Malvinas. O conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido, nas Ilhas Malvinas, em junho de 1982. Disputa essa pela soberania do arquipélagos já dominados pelos ingleses. Como era de se esperar, em meio à hostilidade, mortes e prisões, a “amizade” entre os dois países chegou ao fim.

Mas como a Guerra das Malvinas é assunto longo, voltemos ao assunto deste post, a Torre Monumental (a famosa ex Torre de los Ingleses). Ah, agora você já sabe a razão de toda a troca de nomes. O motivo de a Torre Monumental ser ex Torre de los Ingleses e estar situada na Plaza Fuerza Aérea Argentina, antiga Praça Britânica.  Foi tudo devido ao desentendimento militar envolvendo os dois países. Que coisa, não?

Curiosidades sobre a Torre de los Ingleses

Relógio da Torre de Los Ingleses

Além de toda beleza que já é exposta a quem simplesmente passa pelo monumento, a Torre de los Ingleses guarda algumas curiosidades. Confira:

  • Os relógios que se encontram nas quatro laterais da torre, não só lembram o relógio do Big Ben. Na verdade, são réplicas, menores, é claro, do famoso e mundialmente conhecido relógio londrino
  • Antes de ser construído o Obelisco, atual símbolo portenho, a Torre de los Ingleses foi tida com a marca de Buenos Aires por 20 anos
  • Apenas a areia e água utilizadas para construção da torre são argentinas. Tijolos, cimento e demais materiais foram trazidos da Inglaterra. Inclusive os operários que trabalharam na construção também eram ingleses
  • A torre esteve fechada por muitos anos, devido aos estragos causados por ataques no pós Guerra das Malvinas. Sua restauração só foi possível com base nas fotos da época, pois o projeto original estava na Inglaterra. Neste momento Argentina e Inglaterra  não mantinham relações diplomáticas.

A torre atualmente

Mesmo com a troca de nome e todo o conflito histórico, a Torre Monumental (ex Torre de los Ingleses) continua no mesmo lugar. E que lugar! No bairro Retiro, mais precisamente na Avenida del Libertador, 49.

Saiba tudo sobre o bairro Retiro em Buenos Aires

áreas verdes em buenos aires no pós quarentena

A boa notícia é que quem a visita, além de ter contato com esse mar de histórias, pode aproveitar para conhecer diversos outros pontos turísticos importantes de Buenos Aires. Já pode colocar na lista: Plaza San Martín, localizada no cruzamento da avenida Leandro Além e a da rua Maipú, com seus diversos atrativos, a famosa Florida, elegante rua comercial e queridinha de muitos brasileiros, além do próprio Retiro, bairro considerado um dos mais elegantes da cidade.

Torre de los Ingleses e visitação

A torre hoje conta com um elevador mais moderno, que ainda utiliza os mesmos mecanismos de seu exemplar, o original inglês. Por aí é possível acessar o sexto andar, onde estão diversas relíquias da época. Com destaque para o mirante, de onde é possível apreciar uma vista única do bairro Retiro e do porto de Buenos Aires.

Na visita, é possível ver mais de perto os detalhes da torre, como os brasões do Reino Unido e da República Argentina.

Horário de funcionamento:
🔸 Segunda, quarta, quinta e sexta: 10h30 às 16h (última subida).
🔸 Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 18h (última subida).

Ingresso:
🔸 250 pesos para argentinos e residentes.
🔸 500 pesos para estrangeiros.
🔸 Quarta-feira a entrada é gratuita.
🔸 Não é necessário reserva.

A Torre Monumental fecha todas as terças-feiras e nos seguintes dias: Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho (1º de maio), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).

Dica Aguiar

Já viram que é muita história para pouco post, não é verdade? Agora é hora de conhecer a Torre Monumental (ex Torre de los Ingleses) pessoalmente. Claro que com tanta importância histórica, a obra é parte integrante da rota do Selfie Tour Aguiar Buenos Aires. Não perca a oportunidade de conferir tudo e saber ainda mais sobre o monumento.

Conheça mais sobre o Selfie Tour: Divertido City Tour de Buenos Aires

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 12 anos em Buenos Aires com os dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o Instagram, assina a coluna Mis Favoritos do blog e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!
Compartilhe!
Segue a gente!