Obelisco: de cartão postal a ponto de encontro
Obelisco: de cartão postal a ponto de encontro
Paisagem emblemática de Buenos Aires, o Obelisco é um cartão postal que, definitivamente, não pode faltar no seu álbum de viagens!
Obelisco
Um dos principais cartões postais da cidade, o Obelisco foi inaugurado em 1936, no cruzamento da Avenida 9 de Julio – uma das mais largas avenidas do mundo – e da “Calle” Corrientes, que apesar de ser chamada de calle (rua) é na verdade uma importante avenida de Buenos Aires.
Metrobus
O Obelisco é também o eixo do chamado Metrobus, sistema de transporte coletivo inaugurado em 2013, que combina ônibus articulados e tradicionais, com uso de faixas exclusivas.
Comemoração
O monumento foi construído como parte das comemorações dos 400 anos da primeira fundação da capital portenha, em 1536, pelo colonizador espanhol Pedro de Mendoza. A segunda e definitiva fundação ocorreu em 1580, comandada por Juan de Garay.
Modernismo
Obra do arquiteto Alberto Prebisch, um dos principais nomes do modernismo argentino e também autor do vizinho Teatro Gran Rex, o Obelisco encontra-se no lugar onde foi içada a bandeira argentina pela primeira vez na cidade. Tem 67,5 metros de altura e 6,8 metros de base.
Ponto de encontro
Ao longo dos anos, o Obelisco tem sido testemunha dos mais variados fatos históricos e políticos da cidade. Em muitas oportunidades, torna-se o ponto de encontro dos portenhos por diversos motivos, como as festas das torcidas após vitórias de seus times, manifestações políticas e apoio a diferentes causas.
Intervenção artística
Os portenhos foram tomados de surpresa ao encontrar-se com o Obelisco sem a ponta, o que deu o que falar nas redes sociais. Até que ela foi “encontrada” na porta do Malba. Tratava-se de uma intervenção do argentino Leandro Erlich, “La democracia del Símbolo”.
Os detalhes da obra foram revelados por uma fotografia feita por um drone: a ponta nunca foi removida. Através de um jogo de espelhos e outros materiais, o artista criou uma ilusão. A ponta colocada no Malba não era a original.
Acesso proibido
Anteriormente, era possível entrar no Obelisco através de sua única porta (de frente para a Av. Corrientes, em direção ao Oeste). Através de uma escada com 206 degraus e apenas 7 descansos, podia-se chegar no alto do monumento. Atualmente, no entanto, o acesso ao interior do Obelisco está proibido.
Resistência
Apesar de ter conquistado seu lugar como monumento emblemático da cidade de Buenos Aires ao longo dos anos, inicialmente o Obelisco enfrentou muita resistência. Após três anos de sua inauguração, a demolição foi sancionada pelo então Concejo Deliberante (equivalente à Câmara de Vereadores). A decisão, no entanto, foi vetada pelo intendente da época, Arturo Goyeneche.
Visita guiada especial
Durante as comemorações do 75° aniversário do Obelisco, em 2011, foi organizada uma visita guiada para 75 moradores, um por cada ano de vida do famoso monumento.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe tudo sobre o Obelisco, que tal começar a planejar seus passeios na cidade? Aguiar Buenos Aires, claro, te leva em várias dessas experiências e com um desconto especial. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.