Tour do Papa: a vida de Francisco

Desde 2013, é possível conhecer detalhes da vida do Papa Francisco em Buenos Aires através do Tour do Papa, um passeio armado especialmente para isso. O programa conta com guia turístico e pode ser feito de ônibus ou a pé. Em ambos casos, é gratuito.

 

TOUR DO PAPA: A VIDA DE FRANCISCO EM BUENOS AIRES

 

Quem optar por fazer o percurso de ônibus poderá conhecer nada menos do que 24 pontos, distribuídos em nove bairros diferentes, que fizeram parte da vida do Papa Francisco em Buenos Aires. Mas é bom saber que, nesse caso, só há duas paradas ao longo das três horas em que dura o passeio, o que impossibilita tirar fotos e conhecer o interior desses locais.

 

PONTO DE PARTIDA

 

 

Tour do Papa

Nesse caso, o Tour do Papa parte da Basílica de San José de Flores, para onde volta no final do passeio. Foi aí que, aos 17 anos, Jorge Bergoglio descobriu sua vocação, em meio a uma conversa com um sacerdote. Era aí também que a família Bergoglio assistia à missa dos domingos nos anos de infância e adolescência do futuro Papa Francisco.

 

CASA DA FAMÍLIA BERGOGLIO

 

Tour do Papa

O Tour do Papa ou Circuito Papal segue até o número 531 da rua Membrillar, também no bairro de Flores. Trata-se da casa onde Francisco viveu seus primeiros anos com seus pais e seus quatro irmãos. Hoje uma placa colocada por decisão da Legislatura Porteña (composta por 60 deputados da Cidade Autônoma de Buenos Aires) indica que o Papa viveu no local.

 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

Tour do Papa

Ainda em Flores, o Tour do Papa passa pelo Instituto Nuestra Señora de la Misericordia, onde o menino Jorge Bergoglio iniciou seus estudos e também fez a Primeira Comunhão. O ônibus segue até a Praça Herminia Brumana, onde costumava jogar bola com seus amigos; a escola Pedro Antonio Cerviño, onde cursou o Ensino Fundamental; a Vicaría (Vicariato) de Flores, lugar em que foi ordenado bispo, em 1992; e a Escuela Hipólito Yrigoyen, onde obteve o título de Técnico Químico, já no bairro de Monte Castro.

 

DEVOTO

 

 

tour do papa

A penitenciária de Devoto também faz parte do Tour do Papa. Isso porque , quando era arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio benzeu a Capela e algumas obras realizadas no local. Também em diversas ocasiões celebrou a missa da Quinta-Feira Santa, realizando o ritual do lava-pés nos internos.

 

1ª PARADA DO TOUR DO PAPA: VIRGEM DESATADORA DOS NÓS

 

Tour do Papa

O ônibus segue o percurso até o Seminário Metropolitano de Buenos Aires, onde Jorge Bergoglio ingressou aos 22 anos, dirigindo-se em seguida para a Paróquia San José del Talar, no bairro de Agronomía . Essa é uma das paradas do Tour Papal. O local é um ponto de peregrinação religiosa por causa da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, trazida da Alemanha na década de 1980, com a ajuda de Bergoglio.

 

2ª PARADA: CATEDRAL METROPOLITANA DE BUENOS AIRES

 

catedral_980_noche

O Tour Papal segue pela Paróquia San Ildefonso; Igreja, Colégio e Universidade del Salvador, todos ligados à Companhia de Jesus, ordem a que pertence o Papa Francisco; e Catedral Metropolitana, o segundo ponto de parada do passeio.

Veja aqui nosso post completo sobre a Catedral Metropolitana de Buenos Aires!

 

 

“BARBEARIA DO PAPA”

 

Tour do Papa

O próximo ponto no Tour do Papa é a sede da Arquidiocese de Buenos Aires, que foi residência e lugar de trabalho de Jorge Bergoglio até sua nomeação como Papa. Em seguida, o ônibus passa pela Peluquería Romano, onde Bergoglio cortava o cabelo; e pela banca onde ele ia todos os domingos buscar o jornal.

 

BASÍLICA ONDE FOI BATIZADO

 

A Igreja de San Ignacio de Loyola é outro ponto no circuito, declarada Monumento Histórico Nacional desde 1942. Também estão no Tour do Papa a Igreja de San Francisco de Asís; Igreja Regina Martyrum; e a Basílica de María Auxiliadora y San Carlos, onde Bergoglio foi batizado.

 

TOUR DO PAPA EM ALMAGRO

 

Tour_do_Papa_futbolargentino_com

No bairro de Almagro, o circuito inclui o Colégio Sagrado Corazón, onde passou seus últimos anos Martha Pereyra Iraola, uma religiosa devota cujo funeral foi acompanhado por Jorge Bergoglio. Anos mais tarde, a religiosa foi beatificada e canonizada graças à iniciativa do futuro Papa. Ainda em Almagro, o trajeto inclui a sede do Club Atlético San Lorenzo, time do coração do Papa Francisco.

 

CIRCUITO PAPAL EM FLORES E MONTSERRAT

 

tour do papa

Há duas opções de passeio a pé, que duram cerca de 1h30. Todas as quintas-feiras, às 15h, pode-se fazer o Tour do Papa pelo bairro de Flores. O ponto de partida é a Basílica de San Jose de Flores. A outra opção começa na Catedral e percorre vários pontos do bairro de Montserrat. Nos dois casos, não é preciso fazer inscrição, mas a programação é suspensa em caso de chuva.

 

Serviço:

Tour do Papa de ônibus:

Sábados, domingos e feriados, às 9h e às 15hs. Visita gratuita.

Duração aproximada de 3h.

Ponto de partida e de chegada: Basílica San José de Flores.

Vagas limitadas, inscrição por email: circuitopapal@buenosaires.gob.ar.

Não é suspenso em caso de chuva. Consultas por telefone: (54 11) 4121.6627.

Tour do Papa por Flores:

Todas as quintas-feiras, às 15h.
Ponto de partida: Basílica San José de Flores
Duración estimada: 1.30 h

Visita gratuita a pé. Não é preciso inscrição. Em caso de chuva, o passeio é suspenso.

Tour do Papa por Montserrat:

Todas as terças-feiras, às 15h.
Ponto de partida: Av. Rivadavia y San Martín (esquina de la Catedral)
Duración estimada: 1.30 h

Visita gratuita a pé. Não é preciso inscrição. Em caso de chuva, o passeio é suspenso.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Saiba mais:

Não deixe de ir à Terra Santa, famosa réplica em Buenos Aires.

Catedral Metropolina de Buenos Aires.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto.

By | 2018-03-26T12:31:59+00:00 dezembro 4th, 2015|Categories: Blog, DORMIR + BAIRROS, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.