Tudo sobre o metrô em Buenos Aires

Andar de metrô em Buenos Aires é muito fácil e muito prático também. O subte – como o metrô é chamado por aqui – é sem dúvida a forma mais rápida de chegar onde você deseja. Palavra de quem é usuária ferrenha desse meio de transporte. Depois que ampliaram a linha H, então, promovendo ainda mais a integração entre as diversas linhas, praticamente só tiro o carro da garagem se tiver que sair da capital.

Metrô em Buenos Aires: tudo o que você precisa saber

Pra quem é turista e vai se locomover dentro da cidade, as seis linhas da rede de metrô em Buenos Aires servem de sobra. Elas te levam até as principais avenidas, estações de trem e de ônibus – aqui chamados de colectivos -, hotéis e, claro, aos principais pontos turísticos de Buenos Aires.

Cartão SUBE

Antes de tudo, para “viajar” (sim, é engraçado, os argentinos usam a palavra viajar quando se referem a tomar algum transporte público) de ônibus, de trem ou de metrô em Buenos Aires, você precisa ter um cartão chamado SUBE. Ele pode ser comprado nos guichês das estações de metrô ou nos quiosques (kioscos) que proliferam a cada esquina da cidade. Atenção: o custo oficial da SUBE é de $ 25 (25 pesos), mas tem espertinhos por aí que cobram mais do que isso.

Descontos na passagem

Uma vez com o SUBE na mão, você precisa colocar crédito nele, o que é feito também nas próprias estações de metrô, assim como em quiosques, lotéricas e outros locais habilitados. Considerando que hoje (fevereiro de 2017) a passagem custa $ 7,50 (sete pesos e cinquenta centavos), vai depender de você calcular quanto será conveniente colocar. Mas quanto mais usar o SUBE, mais barato sai a passagem, pois há um plano de descontos de acordo com a quantidade de vezes que você utiliza o metrô durante o mês. Veja abaixo:

Número de “viagens”                Valor da passagem

1 a 20                                        $ 7,50

21 a 30                                      $ 6,00

31 a 40                                       $ 5,25

41 ou mais                                  $ 4,50

Nesta página você confere os valores atualizados da tarifa de metrô de Buenos Aires.

As linhas do metrô em Buenos Aires

Como disse antes, seis linhas formam a rede de metrô em Buenos Aires: linhas A (sinalizada em azul celeste), B(vermelho), C (azul escuro), D (verde), E (violeta) e H (amarela). Elas estão conectadas entre si, o que torna possível fazer as combinações que você necessitar para chegar ao seu destino usando mais de uma linha e pagando uma só vez. Para fazer isso é só consultar o mapa da rede e descer na estação indicada para fazer a troca.

Consulte aqui o mapa da rede de metrô em Buenos Aires e as conexões entre as linhas.

Veja como é fácil!

Se, por exemplo, seu hotel fica no microcentro, próximo à Praça San Martín, e você quer ir de metrô ao Jardim Botânico, você deve pegar a linha C na estação General San Martín (em frente à praça). Desça as escadas pelo lado que diz Constitución. Uma vez no subte, desça na estação Diagonal Norte e siga os cartazes que indicam a linha D (verde).

Ao chegar na plataforma da linha D, você estará na estação 9 de Julio. Certifique-se de tomar o trem que vai em direção a Congresso de Tucumán e não para o lado da Catedral. Desça na estação Plaza Italia e você já estará próximo ao Jardim Botânico.

Horários do metrô em Buenos Aires

De segunda a sábado o serviço do metrô em Buenos Aires funciona das 5h às 23h, variando o horário de encerramento em alguns minutos, de acordo com cada linha. Aos domingos e feriados, das 8h até cerca das 22h, também de acordo com a linha. Na página do Governo da Cidade, é possível consultar os horários exatos, assim como confirmar se a linha que você pretende usar está operando normalmente.

Até 28 de fevereiro próximo, a linha C opera com serviço especial por conta de renovação em aparelhos e sinalização. O percurso fica limitado  ao intervalo entre as estações Retiro e Independência.

Consulte aqui os horários e situação das linhas do metrô em Buenos Aires.

O metrô se renova aos poucos

Embora os trens de algumas linhas sejam bem antigos, nos últimos anos a rede de metrô em Buenos Aires tem passado por diversos programas de otimização, inclusive com a modernização da frota. Ainda falta um bocado por fazer, mas como usuária do serviço posso dizer que vem melhorando, ainda que aos pouquinhos. Na minha opinião, um dos principais problemas é a superlotação nos horários de pico. Se possível, evite pegar o metrô nas primeiras horas da manhã e a partir das 17h até as 20h.

A arte no metrô em Buenos Aires

As estações do metrô em Buenos Aires são uma atração à parte. Abertas para intervenções artísticas, como murais e restauração de obras e de objetos diversos, viraram verdadeiros museus populares. Até o momento, foram feitas mais de 450 intervenções, com a participação de 200 artistas convidados.

Na linha A, são lembrados marcos históricos da cidade e da República; na B, os espaços são dedicados à arte urbana; a C é a Linha de los españoles e retrata paisagens típicas daquele País; imagens relacionadas aos bairros recorridos em seu trajeto povoam as estações da linha D, com seus habitantes e edifícios históricos; na E, a arte contemporânea marca presença em diferentes estilos, com murais abstratos e homenagens a temas ligados à cultura nacional. Por fim, na linha H, a arte rende homenagem ao tango, com a representação de personagens importantes do 2 X 4.

Faça aqui o download do livro Arte en el subte de Buenos Aires.

Primeiro metrô na América Latina

Você sabia que desde 1913 existe metrô em Buenos Aires? A cidade foi pioneira na América Latina ao implementar uma rede de transportes subterrâneos, inaugurada com a linha A. Até pouco tempo, ainda era possível “viajar” em um dos trens originais da época, com vagões e bancos de madeira e lustres antigos. Eram puro charme, mas foram substituídos por unidades mais modernas, com a promessa de serem restaurados.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-04-04T12:54:24+00:00fevereiro 20th, 2017|Categories: Blog, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Tudo sobre o metrô em Buenos Aires

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.