Turismo Religioso em Buenos Aires: pluralidade

 

 

A religião e os costumes muitas vezes ligados a ela são um tema de grande interesse para muitas pessoas e podem resultar em uma forma inovadora e interessante de conhecer uma cidade. Traçamos aqui um roteiro especial para você que gostaria de fazer turismo religioso em Buenos Aires.

 

Turismo Religioso em Buenos Aires: pluralidade

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_ruta-judia

 

Você sabia que a Argentina tem a maior comunidade judaica da América Latina? Atualmente, há cerca de 200 mil judeus no País, 85% dos quais em Buenos Aires. Muitos deles vivem de maneira ortodoxa a religião e os costumes de seu povo.

Outra comunidade muito forte na capital portenha é a dos muçulmanos. Embora não haja dados oficiais, calcula-se que cerca de 1 milhão deles vivem em todo o País.

Nosso roteiro de turismo religioso em Buenos Aires inclui também pontos turísticos ligados à Igreja Católica, muitos dos quais já falamos aqui no blog.

 

Turismo Religioso em Buenos Aires: Igrejas

 

Igrejas_em_Buenos_Aires_Santíssimo_Sacramento_Turismo_Gob_Bs_As

 

No que diz respeito às igrejas, há uma porção delas realmente belas, mas como são tantas e certamente você quer tirar o máximo proveito de seu tempo, listamos oito delas pra você visitar. São elas: a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, a Igreja Ortodoxa Russa, a Basílica do Santíssimo Sacramento, a Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos, a Paróquia Jesus no Jardim das Oliveiras, a Igreja de Santo Inácio, a Basílica Nossa Senhora do Pilar e a Basílica de Luján.

 

Se não der pra visitar todas, pelo menos você pode saber um pouquinho mais delas aqui.

 

Turismo Religioso em Buenos Aires:

Tour do Papa

 

Tour_Papal_Ônibus_Governo_da_Cidade

 

Outro passeio bastante procurado por quem quer fazer turismo religioso em Buenos Aires é o circuito papal ou Tour do Papa. Trata-se de um passeio gratuito que pode ser feito de ônibus ou a pé (pelos bairros de Flores e Monserrat) e passa por diversos locais que marcaram a vida do Papa Francisco, como a Basílica de San José de Flores, frequentada pelo sumo pontífice desde a infância e onde ele afirma que descobriu sua vocação; a casa onde viveu seus primeiros anos; o colégio onde estudou; e até a barbearia onde costumava cortar o cabelo; entre outros locais.

 

Saiba tudo sobre o Tour do Papa aqui!

 

Turismo Religioso em Buenos Aires:

Terra Santa

 

Terra_Santa_Buenos_Aires_11

 

O Parque Temático Tierra Santa é outro passeio que a gente recomenda pra quem quer fazer turismo religioso em Buenos Aires. Localizado na Costanera Norte, o parque leva o visitante numa viagem ao início da era cristã.

A cidade cenográfica reproduz vários lugares importantes na vida de Jesus Cristo e está ambientada com música e atores vestidos a caráter. As culturas judaica, romana e árabe também estão presentes, especialmente no museu da religiosidade.

Leia nosso post completo sobre o Parque Temático Tierra Santa.

Turismo Religioso em Buenos Aires: Turismo Kosher

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_templo_libertad_01

 

A comunidade judaica possui diferentes correntes e tradições e pode-se dizer que Buenos Aires está bem equipada de espaços voltados para suas necessidades. A começar, por hotéis e restaurantes kosher, isto é, aptos para oferecer serviços dentro das exigências da religião judaica no que se refere à alimentação, descanso sabático e festividades em geral.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_templo_libertad_02

 

Como não poderia deixar de ser, há uma grande quantidade de templos e sinagogas na capital portenha.  A mais antiga fica na rua rua Libertad, 785. A Sinagoga de la Congregación Israelita Argentina, ou simplesmente Templo Libertad, fica em um dos mais belos edifícios da comunidade judaica na capital portenha e foi declarado Patrimônio Arquitetônico da Cidade no ano 2000.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_gran_templo_paso_02

 

O Gran Templo Paso (Rua Paso, 423) merece também uma visita. Uma das sinagogas mais belas da América Latina, destaca-se por sua intensa atividade cultural. Foi construído em 1929 e também declarado Patrimônio Arquitetônico da Cidade. No local, foi instalado o primeiro Talmud Torá (casa de estudos religiosos) de Buenos Aires, fundado em 1894.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_templo_or_torah

 

O Templo Or Torah é outra bela sinagoga portenha. Fica no bairro de Barracas (rua Brandsen, 1444) e conta com janelas arredondadas, mosaicos e um pátio no estilo andaluz.

 

Os templos judeus podem ser reformistas ou ortodoxos e a roupa com que as mulheres devem frequentá-los varia de acordo com essa característica. De uma maneira geral, você deve se vestir de maneira simples, de preferência um vestido claro, longo e sem decote. Se o templo é ortodoxo, deve cobrir a cabeça com um lenço.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_museo_ana_frank

 

Além disso, a cidade conta ainda com livrarias especializadas, que além de publicações variadas, vendem também diferentes objetos religiosos e artigos judaicos. Entre os museus, destaque para o Museo Ana Frank (Superí, 2647), o Museo del Holocausto (Montevideo, 919) e o Museo Judío de Buenos Aires Salvador Kibrick (Libertad 769).

 

Veja aqui a lista dos espaços voltados para a comunidade judaica em Buenos Aires.

 

Turismo Religioso em Buenos Aires: Turismo Halal

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_mezquita_al_ahmad

 

A presença muçulmana na Argentina é também visivelmente forte e há belas mesquitas que merecem uma visita. O turismo halal – que em árabe quer dizer o que é permitido, admissível e saudável para o ser humano de acordo com as leis islâmicas – tem crescido em todo o mundo e na Argentina não é diferente.

Nossa primeira sugestão é conhecer a Mezquita Al-Ahmad (rua Alberti, 1541), primeiro templo de arquitetura islâmica da capital portenha e da Argentina. O dia mais frequentado é sexta-feira, no horário do almoço, quando muitos fiéis comparecem ao local para fazer a oração mais importante da semana.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_cci_-mezquitas-rey_fahd_02

 

O belo prédio do Centro Cultural Islámico Custodio de las Dos Sagradas Mezquitas Rey Fahd (Av.Bullrich, 55), inaugurado em setembro de 2000, abriga a maior mesquita de Buenos Aires, com capacidade para 1500 homens no térreo e 500 mulheres no primeiro andar. Conta com biblioteca, sala de exposições, auditório e também um colégio.

 

turismo_religioso_em_buenos_aires_mezquita_at-tauhid

 

Outro local que você pode gostar de visitar é a Mezquita At-Tauhid (San Nicolás, 674). Fundada em outubro de 1983, o edifício se caracteriza por uma construção simples, mas interessante, que reflete o estilo islámico na fachada.

 

Importante: as mulheres que visitem os centros islâmicos devem usar saia longa ou calça comprida folgada, blusa de manga comprida e um lenço para cobrir a cabeça.

 

 

By | 2016-12-05T18:23:46+00:00 dezembro 5th, 2016|Categories: Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.