Vinhos e comidas argentinas: como harmonizar?

Combinar o prato certo com a bebida perfeita é uma arte que, na verdade, poucos dominam. A harmonização ou enogastronomia é a arte de combinar vinhos e alimentos. Hoje, o nosso Sommelier exclusivo, Diego Somm, vai dar algumas dicas preciosas de como harmonizar vinhos argentinos com comidas típicas locais. Vem conferir!

Como harmonizar vinhos argentinos com comidas típicas locais?

Ao contrário do que muita gente pensa, a harmonização não trata apenas do tipo de carne, da massa ou da cor da bebida. Para que o casamento seja perfeito e um não anule o sabor do outro, devem ser levados em conta fatores como a estrutura de ambos: temperos, acidez, doçura, intensidade e aromas. Veja abaixo algumas dicas!

Combine de acordo com as regiões

Para o nosso sommelier, o ideal é aproveitar os produtos da região em que a uva foi produzida. Isso torna a combinação ainda mais especial.

“O melhor sempre é harmonizar o vinho da região com a comida da região. Por exemplo, o Torrontés de Salta é ótimo com Empanadas Salteñas, Humita y Tamales, é um vinho muito aromático e fresco que dá para combinar com coisas picantes e com muitas especiarias. O Malbec de Mendoza, é perfeito com o Chivito ou empanadas cuyanas, são vinhos com muita estrutura que ajudam limpando o paladar da gordura das carnes.”

Para vinhos mais intensos

No caso de vinhos mais intensos, a dica é apostar em temperos mais fortes. Somm cita o exemplo das comidas asiáticas.

“ Com um ojo de bife ou bife de chorizo um vinho tinto intenso com bom corpo e intensidade vai muito bem.  Já os brancos da argentina, harmonizam perfeitamente com comidas picantes asiáticas e comidas muito temperadas.”

Na hora da sobremesa

wine bars em buenos aires

A dica de ouro: vinho e doce de leite não combinam, então pode tirar essa ideia de sua lista.  Fique tranquilo, pois existem diversos tipos de doces que podem harmonizar.

“ Os vinhos doces da Argentina são perfeitos para combinar com queijos e marmeladas, além de diversas frutas, como o doce de leite é muito doce, como demos a dica, não é a melhor combinação para vinho.”

Conheça Diego Somm

Diego C Esteban, conhecido como Diego Somm é argentino, mas fala muito bem português. Trabalha há 13 anos no mundo do vinho, não só em Buenos Aires, como também em Mendoza e na Patagônia Argentina. Além disso, viaja frequentemente pelas diferentes regiões do país pesquisando, conhecendo e degustando os rótulos de grandes e pequenos produtores e tendo contato direto com as bodegas.

É um dos mais renomados profissionais de sua área na Argentina e atualmente, além de guiar as degustações promovidas pela Aguiar Buenos Aires, é sócio-proprietário da Baires Wines, promove aulas de harmonização de diversos rótulos, comercializa os vinhos de Wine Spotters e também faz parte da equipe do restaurante à portas fechadas Steaks By Luis, em Palermo.

Saiba mais sobre o sommelier clicando aqui

Onde degustar vinhos em Buenos Aires?

Degustação em Puerto Madero

A degustação de vinhos com vista para Puerto Madero é um dos projetos destaques do sommelier. Criada por meio de uma parceria entre a Aguiar Buenos Aires e o Madero Tango, promove uma viagem pelas diferentes regiões da Argentina, com vinhos perfeitamente harmonizados com queijos, frios e típicas empanadas.

Leia AQUI o post completo sobre a Degustação em Puerto Madero

Consulte dias horários através do e-mail info@aguiarbuenosaires.com.

Degustação Premium em Palermo

Uma degustação de vinhos com exemplares exclusivos de diferentes regiões da Argentina, perfeitamente harmonizados com aperitivos regionais e guiada pelo Diego Somm, no coração do refinado bairro de Palermo.

aldos vinoteca

Essa é a Degustação de Vinhos Premium, que te leva numa viagem a mais de 2500 km de Norte a Sul das vinícolas Argentinas por meio de de 5 vinhos especialmente selecionados. Para completar a experiência, aperitivos gourmets elaborados para ressaltar o perfil característico de cada vinho.

Ficou interessado? Saiba mais no nosso POST e reserve através do info@aguiarbuenosaires.com.

Mais sobre vinhos em Buenos Aires

Se você ficou ainda mais interessado sobre o tema e quer continuar lendo sobre vinhos argentinos, não deixe de conferir todos os posts que a Aguiar Buenos Aires já preparou sobre o assunto:

5 lugares para provar vinho em Buenos Aires

Onde comprar vinho em Buenos Aires

Vinhos argentinos para tomar na primavera

Degustação de vinhos em Puerto Madero

Degustação de vinhos em Palermo

Conheça Diego Somm, o sommelier argentino que fala português

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-11-11T17:25:40+00:00outubro 20th, 2018|Categories: Blog, COMER + BEBER|Tags: , |Comentários desativados em Vinhos e comidas argentinas: como harmonizar?

About the Author:

Larissa Cavalcante
Formada em Jornalismo, com especialização em Comunicação Corporativa e estudante de Publicidade. Viveu em Buenos Aires e acha que ela é a cidade mais linda do mundo! Não sabe se ama mais os Bosques de Palermo ou os Bares de San Telmo. Natalense, apaixonada por viagem, tem um filho cachorro e um namorido que é seu parceiro nos roteiros de viagem que ela mesma cria.