Mate argentino: cultura e tradição
Mate argentino: cultura e tradição
Considerado um hábito muito tradicional na vida dos habitantes, o mate argentino é a manifestação da história nos dias atuais. Por isso, hoje vamos te contar com mais detalhes sobre essa bebida tão presente na vida portenha!
O ritual do mate
O mate argentino é um verdadeiro ritual da cultura. Muito mais que apenas o preparo e a degustação, é um hábito no cotidiano dos argentinos que tem muito significado. Por isso, é importante saber como é o preparo correto e a maneira de apreciar essa bebida.
Saiba mais sobre o choripán, outra tradição argentina da gastronomia.
O que é
A bebida trata-se de uma infusão, semelhante a um chá. A erva usada é elaborada de uma maneira específica. Na Argentina, diferente do Brasil onde também se toma mate em algumas regiões, é mais comum encontrar ervas chamadas de pura folha. Trata-se de uma parte do processo de moer as folhas de modo que não se tornem tão finas.
Os benefícios
A bebida é uma espécie de estimulante e tem propriedades semelhantes às do café, por exemplo. Trata-se também de uma infusão digestiva e antioxidante. Além disso possui diversas vitaminas e sais minerais. Para quem tem uma dieta a seguir, o mate ajuda na saciedade. Por outro lado, é preciso se atentar à temperatura da água para não prejudicar a saúde, o ponto ideal é em torno de 60 e 70 graus.
Como preparar
Existem cuias de diversos materiais e também decoradas de muitas formas. Mas o mais tradicional é a cuia feita de um fruto chamado cabaça, de madeira. Porém se encontra também recipientes de metal, porcelana, vidro e até mesmo plástico. Além disso as decorações podem ser feitas em metal, com tecidos e materiais diversos conferindo lindas apresentações para o mate.
Para o preparo do mate é necessário a cuia, erva, a água aquecida e a bombilla, uma espécie de canudo de metal próprio para o mate. Dessa forma, é colocada a erva preenchendo cerca de ¾ do recipiente e fazendo uma leve inclinação com a cuia, após chacoalhar o recipiente com a erva, tapando com a mão. Assim, as partículas mais finas se dissipam e impedem o mate de entupir. Logo após se coloca a bomba e, por fim, a água.
Dica Aguiar: Após a colocação da bomba é importante não mexer mais nela, pois o mate pode entupir.
Cultura
Apesar de ser parte da cultura argentina, o mate é apreciado também de outras formas e em outros países. No Brasil no estado do Rio Grande do Sul é consumido de maneira bem semelhante à Argentina, variando no tamanho da cuia, que geralmente é maior. Porém, em estados como Mato Grosso se encontra facilmente uma adaptação do mate chamada de tereré, muito semelhante, porém ingerido com água gelada, bem como no Paraguai. Por fim, é um ritual que pode ser compartilhado com amigos, família, sozinho e até mesmo em ambientes de trabalho.
Conheça mais sobre experiências gastronômicas em Buenos Aires clicando aqui!
Dica Aguiar
Se você quer ter uma experiência mais próxima do mate, aprender e provar essa tradição do país, pode optar pelo The Argentine Experience. Uma experiência gastronômica que te leva a conhecer diversas partes da culinária argentina. Portanto, aqui você terá a oportunidade de não apenas experimentar, mas também aprender mais detalhes sobre o mate e também a prepara-lo. Entre outras comidas típicas. É uma excelente opção, principalmente para os amantes de gastronomia!
*Foto da fotógrafa Adriana Carolina.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.