Feira de Mataderos: outras “Argentinas” em Buenos Aires
Feira de Mataderos: outras “Argentinas” em Buenos Aires
Nascida há três décadas, a Feira de Mataderos se transformou numpasseio clássico de domingo para os que querem se conectar com as tradições argentinas relacionadas com o campo (e especialmente para os turistas que já conhecem a Feira de San Telmo e querem algo diferente para este dia). Saiba tudo a seguir!
Feira de Mataderos
São 700 postos de venda, com ofertas que vão deartesanato a queijos e salames, passando por ponchos de lã e facas de todos os tipos, para não fazer feio em nenhum churrasco. Em meio a tudo isso, muita música, dança, comidas típicas de diferentes regiões da Argentina e ainda espetáculos de laço, corrida de cavalos e doma de potros. Cerca de 15 mil pessoas passam por lá a cada encontro!
Localização
A feira se realiza no antigo “Mercado de Hacienda”, no bairro de Mataderos. Fica na Av. Lisandro de la Torre esquina com Avenida de los Corrales, em meio a muitas árvores. Funcionatodos os domingos, das 11h às 20h. Em fevereiro funciona aos sábados, a partir das 18h.
Como chegar: Se bem Mataderos não está muito perto da região mais turística de Buenos Aires, é super fácil de chegar em carro ou ônibus. Confira as linhas de ônibus que te deixam lá: 36 – 55 – 92 – 63 – 80 – 92 – 97 – 103 – 117 – 126 – 141 – 155 – 180 – 185.
Importante: se chove não tem feira!
Comidas e artesanato
Pense numa coisa relacionada com a tradição argentina. Certamente você vai encontrar na Feira de Mataderos! Ali se vende de tudo: ponchos e mantas de lã, facas, bolsas e tudo o mais que você possa imaginar em couro, bombas de chimarrão, queijos, doces, chocolates, vinhos, azeitonas, chimichurris. Ou seja, anota na agenda: é um dos melhores para comprar as famosas lembrancinhas.
Confira aqui outros locais para comprar artesanato em Buenos Aires
Isso sem falar nos postos de comida bem argentina, como empanadas fritas e locro (uma espécie de feijoada daqui), além de humitas, tamales e chala. E, obviamente, carnes preparadas e todas as maneiras, de choripans a assados gigantes! Vá com fome e prove sem medo.
Música: aproveite para dançar!
O ambiente musical provavelmente seja o que mais atrai gente de todas as partes para a Feira de Mataderos. Bem em frente ao monumento equestre ao Gaucho Resero, na entrada do Mercado, eles armam um palco GIGANTE, que desde a parte da manhã reúne grupos folclóricos de diferentes estilos e regiões da Argentina.
Por ali já passaram grandes nomes da música nacional, como Mercedes Sosa, Peteco Carabajal, el Chango Spakiuk e Víctor Heredia. E nas mesas comunitárias muita gente já encostou o cotovelo em famosos, como Francis Ford Coppola ou Peter Gabriel.
Dica Aguiar: Chegue cedo, tipo meio dia, para visitar tudo com calma. Depois, lota!
Aproveite!
Para fazer a digestão, e depois que todo mundo já tomou um vinho e está mais desinibido, aproveite para aprender alguma das danças locais, como a chacarera, uma das alegres e divertidas do folclore argentino. É o que todo mundo faz! Aproveite e espie o site oficial da Feira de Materos, que foi recentemente “modernizado” e tá tinindo de lindo.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.