Conhecer os costumes de um povo através da sua comida é uma das melhores, e mais satisfatórias, experiências culturais que se pode ter em um país. Para que você possa se preparar ainda mais para sua viagem, iremos te mostrar as principais comidas típicas argentinas. Alerta de spoiler: este post vai abrir o seu apetite!

Viagem e gastronomia

Quando pensamos em viagem, pensamos logo em gastronomia, não é verdade? Seja através dos pratos típicos, dos restaurantes renomados ou das comidas de rua, a culinária está sempre presente nos mais variados roteiros de viagem. Não é para menos.

Experimentar seus pratos tradicionais é fazer uma verdadeira imersão cultural do local visitado. Como já sabemos, a cultura portenha é muito variada e isso se traduz na sua gastronomia. São diversas opções de comidas típicas argentinas maravilhosas que você não pode deixar de provar quando estiver em Buenos Aires.

Conheça aqui algumas curiosidades sobre a comida argentina.

Carne

Certamente não podemos começar de outra maneira. Quando pensamos na comidas típicas argentinas, a carne vem em primeiro lugar. Reconhecida internacionalmente pela sua qualidade, a carne é motivo de orgulho para os argentinos. São diversas parrillas (churrascarias argentinas) espalhadas pela cidade. Não pode faltar no seu roteiro!

Conheça aqui os principais cortes e dicas sobre a carne Argentina.

Puchero

De influência espanhola, esse prato foi sendo adaptado à cultura local e hoje é uma das comidas típicas argentinas mais consumidas no inverno. O puchero é um cozidão com cortes de carne, como o ossobuco, e legumes como batata, cenoura, abóbora e milho. Podem ser acrescentados também outros ingredientes. Esse prato é barato e muito simples de fazer. Além disso, é nutritivo e delicioso. Combinação perfeita, não é?

Milanesa

pratos argentinos

A milanesa, bastante conhecida também no Brasil, é uma das comidas típicas argentinas mais tradicionais. Além de ser deliciosa, é de baixo custo. Por isso, ganhou popularidade e hoje não pode faltar na mesa dos argentinos. Pode ser frita ou ao forno, de carne, frango e até mesmo de soja. É bastante comum que seja incrementada, sendo a mais tradicional, a milanesa napolitana, com presunto, queijo e molho de tomate. Uma delícia!

A milanesa é tão importante na culinária Argentina, que inclusive tem um dia para chamar de seu. Isso mesmo! No dia 03 de maio é celebrado o Dia de la Milanesa. Mas a boa notícia é que você pode comer esse prato em qualquer época do ano. São diversos restaurantes espalhados pela cidade que servem Milanesa. Aproveite!

Dica Aguiar:  Existem restaurantes especializado nesse prato, tamanha notoriedade na gastronomia local. O famoso El Club de la Milanesa tem várias filiais espalhadas por Buenos Aires e uma variedade enorme de milanesas. Não deixe de fora do seu roteiro!

Locro

O delicioso locro é uma espécie de ensopado à base de milho, feijão e abóbora, com legumes e vários tipos de carne, como o chorizo colorado, bacon, porco, e outros. Apesar de não ser exclusivo da Argentina, sendo consumido também em outros países da América do Sul, o locro é uma das comidas típicas argentinas mais tradicionais. Esse prato representa tanto a cultura argentina, que é um símbolo das suas festas pátrias, como o 25 de Maio (Revolução de Maio) e o 9 de julho (Independência argentina).

Mondongo

O ensopado de mondongo é outro prato tradicional na Argentina. É o equivalente à dobradinha ou bucho no Brasil. São muitas variações, mas a base são as tripas do boi, com feijão ou grão de bico. Na Argentina, é comum que se acrescente também o clássico chorizo colorado, carne de porco e bacon.

Guiso de lentejas

onde comer em Buenos Aires

O guiso de lentejas, ou ensopado de lentilhas, é um dos queridinhos do inverno argentino. Além de ser delicioso e aquecer no frio, o prato dá bastante energia. É preparado com chorizo colorado, bacon, batata, vários temperos, e, obviamente, lentilha. 

Conheça aqui outras comidas argentinas tradicionais no inverno. 

Dica Aguiar

Eu sei, são muitos opções deliciosas. Mas não para por aí! Você pode encontrar espalhados por Buenos Aires, a famosíssima empanada e o clássico choripán. Além das  diversas opções de doces que já conhecemos, como os tradicionais doce de leite, alfajor, medialuna e outros doces menos conhecidos mas super populares em terras portenhas. Tem uma variedade enorme de lanches típicos também. Ficou com água na boca, não é? Não deixe de nos marcar no instagram com as suas comidas típicas argentinas favoritas. 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?