Cultura judaica em Buenos Aires: presença forte na América Latina
Cultura judaica em Buenos Aires: presença forte na América Latina
Para fugir do nazismo na Europa, muitos judeus se refugiaram na América do Sul, especialmente na Argentina. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a cultura judaica em Buenos Aires neste post.
Judeus em Buenos Aires
Hoje, a Argentina é o lar da maior comunidade judaica na América Latina e a sétima maior do mundo fora de Israel. Por isso, a cultura judaica em Buenos Aires é forte e muito presente em vários pontos da cidade.
A cultura judaica em Buenos Aires
Alguns bairros são conhecidos por concentrar a maior parte da comunidade judaica na cidade. Em Belgrano, bairro no norte, por exemplo, vivem muitos judeus. Bem como em Flores, Almagro e Villa Crespo também.
Os judeus mantêm sua cultura viva de diversas formas. E isso pode ser visto pelos diversos restaurantes, museus, sinagogas e festivais gastronômicos. Mas não é só isso, você encontrará monumentos e demais expressões artísticas e culturais espalhadas pela cidade.
Once: centro da cultura judaica
No bairro Once, muito conhecido pelo comércio de tecidos, há diversas lojas de roupas e miudezas. Várias delas com ótimos preços. Ali está concentrada a maior parte da comunidade judaica em Buenos Aires.
Além disso, colégios, clubes judeus e restaurantes de comida kosher se fazem presentes. No bairro também encontramos diversas sinagogas, como a Templo de Paso (foto), uma das mais bonitas do país.
Dica Aguiar: no período do Shabat (que vai do entardecer de sexta-feira até a noite de sábado), as lojas estarão fechadas, já que é um dia sagrado da semana judaica.
Museus
Não se pode falar de cultura sem falar em museus. Por isso, destacamos alguns deles que contam um pouco da história dos judeus.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, o Museu do Holocausto visa conscientizar a população sobre os horrores desse período.
Endereço: Montevideo, 919 – Recoleta.
O Museu Anne Frank também é uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a cultura judaica em Buenos Aires. Conta a história da menina que ficou famosa pelo seu diário relatando o período em que ficou escondida com a família, fugindo do nazismo.
Endereço: Superí, 2647 – Coghlan.
E, por fim, o Museo Judío de Buenos Aires contém um importante acervo da história judaica.
Endereço: Libertad, 769 – Centro
Veja aqui os museus gratuitos de Buenos Aires que você pode visitar
Templos e Monumentos
Junto ao Museu Judio, no Centro, funciona também o Templo Libertad (foto). Fundada em 1897, é uma das mais importantes sinagogas de Buenos Aires. Possui uma estrela de David que a distingue e caracteriza-se por um estilo românico-bizantino.
Outro ponto importante é o Templo Israelita Or Torah (foto acima), no bairro de Barracas. Construído por imigrantes sírios deste bairro e de La Boca.
Dica Aguiar: não deixe de reparar ao passar pelos Arcos do Rosedal, um imponente monumento em homenagem às vítimas do Holocausto, na Plaza de la Shoah.
Atentados
Infelizmente, os judeus ainda são uma comunidade perseguida. Em 1992, uma bomba explodiu na Embaixada de Israel, no bairro de Retiro. Já em 1994, o atentado à AMIA (a associação israelita judaica), que teve proporções enormes, é lembrado até hoje pelos judeus por toda a cidade através de murais, praças, entre outras manifestações.
Grafites
Como mencionado, o bombardeio no prédio da AMIA, em 1994, foi o atentado mais mortal do país. Para representá-lo, temos o conjunto de 3 murais no Hospital de las Clínicas. O primeiro representa o momento do acidente, o segundo é uma homenagem aos profissionais de saúde, e o terceiro é uma crítica a impunidade do caso.
Corredor de la Memoria (Artistas Mariano Antedoménico, Martín Ron y Mariela Ajras)
Endereço: Hospital de las Clínicas – Recoleta.
O outro mural localizado no bairro Once, honra às vítimas do atentado e clama por justiça.
El muro de la memoria (Artista Ron Muralist)
Endereço: Pasteur, 633 – Once
Terra Santa
Um enorme parque temático religioso. Isso é o que você encontrará na Terra Santa. Uma verdadeira viagem à Jerusalém antiga. O espaço remonta a vida e obra de Jesus desde seu nascimento. Um passeio emocionante, com atores caracterizados, presépio animado em tamanho real e que abre as portas para outras religiões além do judaísmo. Uma verdadeira imersão cultural e religiosa.
Gastronomia
A culinária judaica segue algumas regras de acordo com a religião. Especialmente no que diz respeito ao preparo das comidas. Conhecida como alimentação Kosher. Na cidade existem diversas opções, incluindo o único MCDonald ‘s Kosher fora de Israel, localizado no shopping Abasto.
A seguir deixamos mais algumas opções:
Mishiguene – Lafinur, 3368 – Palermo
Hola Jacoba – Thames, 1801 – Palermo
Fayer – Av. Cerviño, 4417 – Palermo
Eretz Cantina Israelí – Malabia, 1583 – Palermo
Benaim – Gorriti, 4015 – Palermo
Yafo Kosher – San Luis, 2741 – Once
¡Oy Vey! – Av. Corrientes, 1660 – Centro (Paseo la Plaza)
Dica Aguiar: Anualmente ocorre o Festival de Culinária Israelita em Buenos Aires. Ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre a cultura e se deliciar com a gastronomia judaica.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe mais sobre a cultura judaica em Buenos Aires, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do: info@aguiarbuenosaires.com.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.