Você sabia que existem diversos museus gratuitos em Buenos Aires? Muita gente pensa que são locais acessíveis apenas para quem pode gastar com isso. Entretanto, muitos são gratuitos. E aqui essa é uma atividade que já está no cotidiano e na cultura dos portenhos.

Buenos Aires cultural

museus gratuitos

A capital argentina tem, inegavelmente, uma oferta cultural muito grande. Além disso, engana-se quem pensa que são programas caros. Os valores costumam ser acessíveis já que geralmente são baixos. Assim sendo, listamos os museus gratuitos em Buenos Aires ou que ao menos um dia na semana tem entrada liberada.

Dica Aguiar: Muitos museus da cidade não abrem pela manhã. Portanto, dê preferência para visitá-los à tarde. Confira no site de cada um o horário de funcionamento para cada dia.

Não deixe de conhecer 5 opções imperdíveis de museus!

Museu de Arte Decorativo

Museus gratuitos

A construção do edifício neoclássico que abriga o Museu de Arte Decorativo data de 1911. O local, de entrada gratuita em qualquer dia, foi residência de uma família aristocrática da época. Portanto, é um atrativo não apenas para quem aprecia arte e decoração, bem como para os amantes de história. Entre itens de mobiliário, tapetes, esculturas e pinturas, o museu contém em torno de 4 mil peças. Muitas dessas relíquias são de origem europeia entre os séculos XVI a XIX.

Endereço: Avenida del Libertador, 1902 – Palermo.

Dica Aguiar: O Museu de Arte Decorativa em Buenos Aires oferece visitas guiadas. Estão disponíveis em inglês, visitas temáticas, entre outras. Para saber mais acesse o site oficial do museu na aba “visita”.

Museu Nacional de Belas Artes

Museus gratuitos

O Museu Nacional de Belas Artes é o que tem mais obras no país. Também na lista de museus gratuitos, foi inaugurado em 1933. Lá, é possível encontrar obras de renomados pintores como Picasso, Rodin, Rembrandt, entre outros pintores argentinos muito prestigiados. Está fechado na segunda-feira. Nos outros dias, entrada livre.

Endereço: Avenida del Libertador, 1573 – Palermo.

Centro Cultural Recoleta

Museus gratuitos

Também com entrada gratuita diariamente temos aqui um Centro Cultural muito versátil. Até mesmo a fachada, de tempos em tempos, ganha uma nova roupagem. Porém, sempre garante uma criatividade incrível a cada vez que recebe uma nova pintura no estilo de grafite. Além de salas com exposições, salas de teatro, o Centro Cultural Recoleta recebe mostras de artes visuais e diversos tipos de espetáculos.

Veja aqui a programação do local!

Dica Aguiar: Aproveite para visitar o local durante o final de semana. Assim, é possível aproveitar a Feira de Artesanato da Praça França, em frente ao Centro.

Museu Histórico Nacional do Cabildo

museus gratuitos

No segundo andar do Cabildo é possível avistar a Casa Rosada, da Praça de Maio se vê essa construção branca que chama atenção de todos, pois tem uma torre bem saliente. Ali já funcionou a prefeitura da cidade e importantes decisões foram tomadas. Com entrada e visitas guiadas gratuitas diárias, é um passeio imperdível para quem quer entender um pouco mais da história da cidade. Fechado para o público geral na segunda-feira.

Endereço: Bolivar, 65 – Centro.

Museu de Arte Moderno

MUSEUS GRAUTITOS

Já o Museu Nacional de Arte Moderno tem entradas gratuitas somente às quartas-feiras. Portanto, aproveite o dia de entrada livre para apreciar as mais de 7 mil obras de arte moderna e contemporânea argentinas e internacionais. Já que essas obras e são distribuídas em quatro andares de museu, é possível que você guarde uma manhã ou tarde para desfrutar bem do que o museu oferece! Fechado na terça-feira e em determinados feriados. 

Endereço: Avenida San Juan, 350 – San Telmo.

 

Museu del Bicentenário

MUSEUS GRATUITOS

Aparece também na nossa lista esse enorme que também é conhecido por Museu da Casa Rosada. Numa área restaurada da Casa Rosada, é um local subterrâneo onde conta a história política e trajetória dos presidentes argentinos. Portanto, você irá se deparar com itens que pertenceram aos presidentes, como um vestido de Evita Perón, por exemplo. Segundas e terças o museu está fechado. É mais um dos museus gratuitos diariamente de Buenos Aires.

Endereço: Avenida Paseo Colón, 100. – Centro.

Conheça mais sobre a Casa Rosada nesse post!

MUSEUS GRATUITOS

Malba

Museus gratuitos

Por fim, a casa da famosa tela O Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, o Malba está localizado em Palermo. Um dos mais famosos da cidade lá também existe uma loja de souvenirs, um café, uma livraria e até mesmo um cinema! Abriga exposições permanentes e temporárias, sempre com um conteúdo altamente interessante de artistas latino-americanos. Apesar de não ter um dia com entrada gratuita, nas quartas-feiras o museu tem entrada mais barata. É uma visita imperdível. Fechado somente às terças-feiras.

 Endereço: Avenida Pres. Figueroa Alcorta, 3415 – Palermo.

Aqui temos um post completo sobre o MALBA. Acesse!

 

Aplicativo Aguiar Buenos Aires: O que fazer

800 matérias Aguiar Buenos Aires

Se você quer saber a lista dos principais passeios, acesse a parte de atividades culturais e lá estará a aba de museus! Acesse agora mesmo o App Aguiar Buenos Aires, o mais completo Aplicativo para Brasileiros.

Totalmente gratuito, nele poderá ver fotos, mapa, descrição, avaliação e contato dos locais. Em “o que fazer” está tudo organizado, separado por categorias e você pode escolher aqueles mais próximos de sua localização ou até mesmo pelos mais populares entre os usuários. Disponível para Android e Iphone.

BAIXE AGORA MESMO A MAIS COMPLETO APLICATIVO PARA BRASILEIROS. É GRÁTIS

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?