Avenida Alvear: Palácios que fazem valer o passeio
Avenida Alvear: Palácios que fazem valer o passeio
Você já ouviu falar da Avenida Alvear, em Buenos Aires? Famosa por ter concentrado durante anos, lojas das mais elegantes grifes do mundo, hoje já não conta com o mesmo glamour. Mas continua exibindo belos e luxuosos palácios em estilo francês do século XX. Um passeio para fazer a pé e com atenção à riqueza de detalhes.
Palácios que fazem valer o passeio
A Avenida Alvear é uma das mais antigas e elegantes da capital portenha, embora atualmente mais pela arquitetura do que pelas presenças de grifes famosas, como acontecia antigamente. Tem apenas sete quarteirões e fica na zona conhecida como microcentro, nos bairros da Recoleta e de Retiro. Atualmente, os belos palácios que serviram de moradia às famílias mais abastadas do passado deram lugar a embaixadas, lojas de roupas, joalherias, galerias de arte, hotéis de luxo e antiquários.
Embaixada do Brasil fica na Avenida Alvear
Logo no início da Avenida Alvear, encontra-se a Praça Carlos Pellegrini, onde há um monumento em homenagem a esse ex-presidente da Argentina. Na mesma altura da praça, estão o estonteante Palácio Ortiz Basualdo, hoje Embaixada da França; o Palácio Pereda Girado, atual Embaixada do Brasil, e o Palácio Concepción Unzué de Casares, atual sede do Jockey Club Argentino.
Nunciatura Apostólica em palácio doado ao Vaticano
Um pouco mais adiante, na altura do número 1605, encontra-se o belo edifício da Nunciatura Apostólica em Buenos Aires, uma mansão também em estilo francês datada de 1909, com projeto do arquiteto E. Le Monier. Pertenceu à família Fernández-Anchorena até 1920.Uma verdadeira obra prima, que foi doada ao Vaticano e hoje abriga uma das embaixadas mais bonitas da capital portenha.
Palácio Duhau
A caminhada segue pelo Palácio Duhau, hoje Park Hyatt Hotel, que fica na altura do número 1661. Em estilo neoclássico, foi construído em 1930 pela família Duhau. No cruzamento com a rua Rodríguez Peña encontra-se o edifício do Ministério de Cultura da Nação, no número 1690.
Alvear Palace Hotel
Dois quarteirões mais à frente, entre Callao e Ayacucho, ergue-se imponente o Alvear Palace Hotel, um dos mais renomados da capital portenha, referência mundial em hospedagem de luxo, tanto pela beleza de seu estilo Luis XVI, como pela excelência do serviço.
Torcuato de Alvear
A Avenida chega à Plaza Intendente Torcuato de Alvear, onde há um monumento com o mesmo nome, e gira um pouco em direção ao norte, terminando na Avenida del Libertador. Torcuato de Alvear foi um político conservador argentino que exerceu o cargo de intendente municipal – o equivalente a prefeito – de Buenos Aires entre 1883 e 1887. O monumento em sua homenagem foi inaugurado em 1900 e é de autoria de Juan Lauer.
Lojas de luxo da Avenida Alvear
A Avenida Alvear costumava ser comparada com a quinta Avenida, de Nova Iorque, ou com a Champs-Elysée, de Paris, pela concentração de lojas de luxo. Mas isso é praticamente coisa do passado, graças à crise na economia argentina e às restrições às importações que vigoraram durante anos no País.
Marcas como Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, La Mansión, Polo, Ralph Lauren, Emporio Armani, Escada, Valentino, Calvin Klein, Cartier, Kenzo, Salvatore Ferragamo e Versacce fecharam suas lojas nos últimos anos. Hermés e Mont Blanc são duas das poucas grifes importadas que ainda mantêm lojas na via, mas a grande maioria dos comércios é de marcas nacionais.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.