Bairro La Boca: Caminito e Bombonera
Bairro La Boca: Caminito e Bombonera
No que diz respeito aos bairros da capital argentina, é impossível não falar sobre o tradicionalíssimo Bairro La Boca: o berço da história portenha e um dos pontos mais emblemáticos de Buenos Aires. Afinal, estamos falando do bairro mais antigo da cidade.
Bairro La Boca
Hoje em dia considerado um grande e forte ponto turístico, o bairro La Boca se originou a partir da construção de um porto no Rio de La Plata, e foi o primeiro lar de diversos imigrantes, principalmente espanhóis e italianos, que vinham à cidade trabalhar.
Ao se instalarem nas redondezas, construíram os famosos “conventillos”, um tipo de moradia coletiva, construída com madeira e ferro corrugado, onde cada quarto era alugado por uma família diferente. Essas casas, hoje mantidas e preservadas como identidade do bairro, eram pintadas com restos de tintas que chegavam junto com os navios e por isso tinham o aspecto variado de cores.
O bairro de caráter simples, formado de operários e outros trabalhadores, tornou-se a casa principalmente de imigrantes genovês, que criaram a maior rivalidade esportiva do país, e uma das maiores do mundo: os times de futebol Boca Juniors e River Plate. Além disso, com o passar dos anos, o bairro se tornou um grande ponto de referência cultural e artística, pelo tango e renomados pintores.
Caminito
Contribuindo para a imagem emblemática e turística do bairro La Boca, está o famoso Caminito, um tradicionalíssimo trajeto de uma rua, que uma vez foi um trecho de ferrovia e seguia até outras partes da cidade. Em 1928 a ferrovia foi fechada e o espaço abandonado.
Foi graças à iniciativa e esforço da vizinhança, entre eles o pintor Benito Quinquela Martín, famoso principalmente por seu trabalho benfeitor pelo bairro, que o local foi transformado em um museu a céu aberto, de grande valor cultural e turístico, principalmente pela influência do tango.
Atualmente, o trajeto do Caminito atrai centenas de turistas do mundo inteiro todos os dias, curiosos para conhecerem melhor a história do lugar e ter a oportunidade de tirar algumas fotos. Devida à procura turística, há diversas lojas de roupas e presentes, cafés e restaurantes. Além disso, é um grande espaço para artistas exporem seus trabalhos, seja ele através do tango, da pintura ou do artesanato.
La Bombonera
A herança genovesa deixou marcas permanentes na história do bairro e do país, isso porque os dois maiores clubes de futebol da Argentina se originaram ali, com fortes laços da cidade italiana: os torcedores do Boca Juniors mantém a tradição de serem chamados de “xeneizes” (expressão derivada de “zeneize”, que quer dizer genovês no dialeto da Ligúria, região da Itália), e o River Plate mantém o vermelho e branco como cor oficial do clube e do uniforme, proveniente das cores da bandeira genovesa.
A rivalidade é intensa por toda a Argentina, principalmente pelo incrível fanatismo dos argentinos com o futebol. E tudo começou devido à proximidade dos dois clubes dentro do bairro. Eventualmente, o River Plate se mudou para o bairro de Nuñez, no norte da cidade, e com isso, La Boca se tornou, mais do que nunca, o bairro-lar do Boca Juniors.
Não é atoa que um dos maiores pontos turísticos do bairro seja o La Bombonera, o imponente e mítico estádio da equipe, que atrai também centenas de amantes do futebol todos os dias para visitá-lo. Saiba detalhes do seu museu e todas as informações sobre a visita guiada AQUI!
Ou seja, não dá para ficar de fora do roteiro, não é mesmo?
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.