Calle Lanin: a colorida rua do bairro de barracas
Calle Lanin: a colorida rua do bairro de barracas
Calle Lanín: a colorida rua de Barracas
A Calle Lanín, ou Pasaje Lanín tornou-se nos últimos anos um dos cartões postais mais coloridos de Buenos Aires. Localizada no bairro de Barracas, é como se fosse a prima do Caminito!
São três quadras com casas cujas fachadas foram cobertas mosaicos coloridos. O autor da obra é o artista plástico Marino Santa María.
Calle Lanín: história
A calle Lanín é uma rua bem pequena, escondida entre os grandes galpões do antigo bairro de Barracas. Ainda assim ficou super famosa!
Foi lá que nasceu Marino Santa, o artista plástico que decidiu pintar a frente de sua casa. Lugar que, mais tarde, também instalou o seu ateliê, no número 33 da mesma rua.
Em resumo, a ideia agradou os vizinhos. Aos poucos, eles foram pedindo que o artista também enfeitasse as fachadas de suas casas. O ano era 2001 e, com o tempo, a rua acabou virando um colorido museu a céu aberto.
Por outro lado, o sol, a chuva e a passagem do tempo foram desbotando a obra, até que ele decidiu usar mosaicos. Hoje, a rua é uma das obras de arte públicas mais importantes da cidade, apoiada pelo Ministério da Cultura argentino, pela Unesco e pelo Museo Nacional de Belas Artes.
São cerca de 40 casas entre a Rua Brandsen e a Avenida Suárez coloridas com diferentes formas levando em conta o estilo de cada edifício e o gosto de seus donos. Não se sabe da existência de outra rua assim na América Latina.
Além das fachadas das casas, ao final da rua, por onde passa a linha do trem, um paredão de tijolo foi restaurado pelo artista e recebe exposições de arte.
Calle Lanín: técnica
O artista usa azulejos e vidros coloridos em uma técnica conhecida como trencadís. Esta técnica que também foi muito usada no modernismo catalão, cujo nome mais conhecido é Antoni Gaudí.
Trencat, em catalão, quer dizer quebrado. As vantagens do trencadís incluem a rápida aplicação, a grande espontaneidade de desenho. Por fim, o fato de permitir a utilização de restos de materiais que de outra forma não seriam aproveitáveis.
Calle Lanín: atelier
Marino Santa Maria mantém seu atelier na Calle Lanín, onde ensina esta técnica para adultos e crianças. Santa Maria é o artista responsável também por outras intervenções famosas de Buenos Aires.
Entre elas estão o retrato de Carlos Gardel na Pasaje Zelaya, em Abasto, murais nos subtes, nas linhas H e C, e um mural de mosaico em homenagem ao movimento das mães da Plaza de Mayo, que lutam na justiça por seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar, entre as ruas Alsina e Sáenz Peña, no Centro, para citar alguns.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.