Câmbio na Argentina: o que você precisa saber
Câmbio na Argentina: o que você precisa saber
Em se tratando de viagens internacionais, muitas dúvidas surgem entre os turistas. Uma das mais comuns é em relação ao câmbio. Qual moeda levar? Como é a cotação? Onde trocar dinheiro? Pensando nisso, vamos falar tudo sobre o câmbio na Argentina neste post. Confira!
Câmbio na Argentina
Devido à instabilidade da moeda nacional e da alta inflação, o câmbio na Argentina (troca de moeda) oferece algumas opções que podem confundir os turistas. Dúvidas em relação a qual moeda usar e sobre os tipos de câmbio, oficial e paralelo, são bem comuns. Por conta da flutuação da economia, lembre-se sempre de buscar informações atualizadas sobre o assunto.
Qual moeda usar
Real, dólar ou peso argentino? Qual moeda usar? Em primeiro lugar, não recomendamos que troque seu dinheiro por pesos no Brasil. O melhor é trazer real ou dólar e trocar aqui. Nos grandes aeroportos existem casas de câmbio onde se pode trocar uma quantia suficiente para o transporte até a hospedagem.
Em relação ao dólar ou real, depende bastante da época da sua viagem. Como o mercado cambiário é muito flutuante, o ideal é avaliar no mesmo dia da troca. É necessário fazer os cálculos de acordo com os valores do câmbio oficial ou paralelo (se for o caso) do dia que você vai trocar, considerando também a variação do dólar no Brasil.
Dica: Devido à instabilidade e desvalorização da moeda argentina, acompanhe sempre online as cotações do dia em sites oficiais de câmbio.
Casas de câmbio oficiais
O câmbio oficial é determinado pelo Banco Central e utilizado pelas agências de câmbio e também pelos bancos. É a forma mais segura de trocar dinheiro. Todas as principais cidades do país possuem agências de câmbio, principalmente nas regiões mais turísticas.
Os principais aeroportos do país também possuem casas de câmbio. No caso de Buenos Aires, em seus dois aeroportos há uma casa de câmbio que trabalha com a cotação oficial e funcionamento 24 horas.
Mercado paralelo
Já o câmbio paralelo, como o próprio nome sugere é realizado paralelamente ao oficial, e de forma não legalizada. Também chamado de informal, blue ou negro, é realizado normalmente na Argentina. Em Buenos Aires, por exemplo, é oferecido nas ruas da cidade. Geralmente oferece um valor bem acima do conseguido no mercado formal.
Nota falsa
Esteja sempre atento às notas de pesos que você receber. Seja ao fazer câmbio, ao pagar uma compra ou numa corrida de táxi. Sabendo como reconhecer as notas falsas, dificilmente você será enganado.
Uso do cartão
O recomendável é sempre ter mais de uma opção para pagamento. Dessa forma, caso tenha algum inconveniente, não precisará se preocupar. Os cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos estabelecimentos do país. Entretanto, utilizam a cotação oficial e pode ter cobrança de taxas. Lembre-se que é necessário habilitar junto ao seu banco para uso internacional.
Acesse agora todas informações sobre cartões de crédito na Argentina
Cotação em lugares turísticos e restaurantes
Muitos locais turísticos e restaurantes aceitam dólar ou real, o que pode auxiliar no momento de um imprevisto. Mas tenha em conta que cada local pode praticar o câmbio de sua preferência. O ideal é ter sempre pesos disponíveis.
Aproveite e confira nosso super completo Guia: Onde comer em Buenos Aires
O canal da Aguiar Buenos Aires no Youtube também traz várias dicas de turismo em Buenos Aires, sobre diversos assuntos. Confira o vídeo que fala de dinheiro e câmbio em Buenos Aires.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe tudo sobre câmbio na Argentina, fica mais fácil de planejar financeiramente a viagem, não é mesmo? Lembre-se que que no fim da viagem podem sobrar alguns pesos argentinos no bolso. Devido a desvalorização constante da moeda, não vale a pena guardar esse dinheiro. Portanto, você pode usá-lo para os gastos finais, como o transfer ao aeroporto, um lanche antes do embarque ou até mesmo para últimas lembrancinhas!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.