Caminito em Buenos Aires: veja tudo o que fazer

Caminito em Buenos Aires: veja tudo o que fazer

Você já ouviu falar no Caminito? Sabe que é uma atração turística de Buenos Aires, mas não sabe exatamente o que é? Pois a gente vai te contar agora do que se trata e o que você pode fazer por lá, já que há várias atrações interessantes para conhecer pelas redondezas!

Caminito

O Caminito é isso mesmo que o nome sugere: um pequeno caminho, um calçadão de cerca de 150 metros de comprimento. Mas não é só isso. Trata-se de um dos cartões-postais mais emblemáticos de Buenos Aires. Graças ao colorido de suas casas, esculturas e murais, que formam uma espécie de “museu a céu aberto”, atrai inúmeros visitantes a cada ano.

O Caminito e seus conventillos

Tudo começou com a chegada dos imigrantes, principalmente espanhóis e italianos, no final do século XIX e início do século XX. Eles se estabeleceram no bairro de La Boca, dando início aos famosos conventillos (cortiços) – um tipo de moradia coletiva, construída com madeira e chapas de zinco, onde cada quarto era alugado por uma família diferente.

cartões postais de Buenos Aires

Essas casas eram pintadas com restos de tintas que se conseguiam pelas redondezas, e por isso eram tão coloridas. Hoje, mantidas e preservadas como identidade do bairro, muitas delas abrigam lojinhas de venda de souvenir. Não deixe de dar uma voltinha nesses locais, nem que seja só pra ver o colorido e a singularidade dos antigos conventillos.

Antes do Caminito

Na época em que chegaram os imigrantes, passava um córrego no local onde hoje está o Caminito. Por isso hoje ele tem um traçado sinuoso, pois segue o caminho desse curso d’água. A partir de um determinado momento, a área passou a formar parte do trajeto da estrada de ferro que levava até Ensenada. Mas em 1928 essa parte do percurso foi fechada e o local, abandonado.

Nasce o Caminito

Em 1950, um grupo de moradores – entre os quais se encontrava o pintor Quinquela Martín – decidiu limpar e recuperar o espaço, que recebeu esculturas e murais de diferentes artistas. Daí vem o conceito do Caminito como um “museu a céu aberto”. Também foi por iniciativa de Quinquela Martín que o calçadão foi batizado de Caminito, em 1959, em homenagem ao tango de mesmo nome composto por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza.

Museu Benito Quinquela Martín

Se você está no Caminito, não deixe de visitar o Museu Benito Quinquela Martín, que fica a uns poucos passos de distância. Quinquela Martín foi um dos mais prolíficos e populares artistas plásticos argentinos do século XX. O museu que leva seu nome possui uma importante coleção de obras de arte argentinas desde o século XIX até hoje.

No terceiro piso, encontra-se a Casa-Museu de Quinquela Martín, onde são exibidos obras do artista e objetos pessoais. Já no terraço é possível ter uma vista do Caminito e até do estádio La Bombonera.

 Veja aqui nosso post completo sobre o artista plástico Quinquela Martín

Teatro de La Ribera

Ao lado do Museu Benito Quinquela Martín está o Teatro de la Ribera. Inaugurado em 1971, é na verdade um centro cultural que abre espaço para diversas expressões artísticas, tendo no Tango sua principal atividade. No local são realizadas milongas e shows ao vivo. O Teatro de la Ribera conta também com um espaço dedicado à fotografia e oito murais no hall de entrada realizados por Quinquela Martín.

Ponte Transbordador

A paisagem no bairro de La Boca é dominada pelo Caminito e o Riachuelo. Sobre o famoso riacho, encontram-se duas pontes que formam uma das silhuetas mais características de La Boca: ambas se chamam Ponte Transbordador Nicolás Avellaneda e conectam a capital com a localidade de Avellaneda. Fotografia clássica para quem está em La Boca.

Fundação Proa

Nas imediações do Caminito, você pode visitar também a Fundação Proa, uma instituição dedicada à arte contemporânea. Além de exposições temporárias ao longo do ano, promove cursos, seminários, concertos e conferências, sempre no contexto da arte dos séculos XX e XXI.

A Fundação Proa conta também com uma livraria especializada em arte contemporânea e editoras independentes. Se for por lá, vá ao segundo andar do edifício, onde fica o Café Proa, que oferece um cardápio especial e uma vista de alguns pontos típicos do bairro de La Boca.

Leia nosso post sobre a Fundação Proa

 La Bombonera

Imperdível para os amantes de futebol – e até mesmo pra quem não curte muito – é a visita ao estádio do Boca Juniors, a famosa La Bombonera. É reconhecido internacionalmente como um dos mais emblemáticos do mundo e tem o formato parecido ao de uma caixa de bombons – daí seu apelido. Além disso, dentro do local, o Museo de La Pasión Boquense conta a história do clube através de fotos, troféus, camisetas e outros recursos.

Saiba mais sobre a visita ao museu e ao estádio aqui

La Boca

O bairro de La Boca é, sem dúvida, um referente cultural de Buenos Aires e tem algumas das paisagens mais características da cidade. Mas esteja atento para não sair do circuito turístico e se aventurar por becos e ruas desconhecidas, pois não é um bairro seguro. Levando isso em conta, pode desfrutar do seu passeio sem maiores preocupações.

Dica Aguiar

Agora que você já conhece mais sobre o Caminito, que tal começar a planejar seus passeios na cidade? Aguiar Buenos Aires, claro, te leva em várias dessas experiências e com um desconto especial. 

Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do: info@aguiarbuenosaires.com ou através do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!