Fundação Proa em Buenos Aires: não perca!

 

A arte contemporânea em Buenos Aires tem um espaço privilegiado, em pleno bairro de La Boca: a Fundação Proa, que surgiu em 1996. Em 2008, com a aquisição de mais três imóveis e algumas adaptações, foi inaugurada a sede atual, com a proposta de adaptar-se às novas linguagens que foram surgindo ao longo dos anos.

 

FUNDAÇÃO PROA EM BUENOS AIRES: NÃO PERCA!

 

Fundação_Proa_em_Buenos Aires_fachada_página_oficial

 

A Fundação Proa em Buenos Aires é uma instituição privada, dedicada exclusivamente à arte contemporânea. Além de exposições temporárias ao longo do ano, promove outras atividades, como cursos, seminários, concertos e conferências, sempre no contexto da arte dos séculos XX e XXI.

 

FUNDAÇÃO PROA EM BUENOS AIRES: VARIEDADE DE LINGUAGENS

 

Fundação_Proa_em_Buenos Aires_Flickr_Matías_Garabedian_02

 

O edifício da Fundação Proa em Buenos Aires conta com uma estrutura pensada para receber mostras das mais variadas expressões artísticas, como fotografia, vídeo, desenho e música eletrônica, além de projetos especiais.

 

FUNDAÇÃO PROA EM BUENOS AIRES: O ESPAÇO

 

Fundação_Proa_em_Buenos_Aires_04

 

Distribuída em três andares, toda a estrutura está preparada para ser percorrida por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Há 4 salas de exposição, auditório, livraria, restaurante e uma área ao ar livre. Há também espaços especiais para trabalhar diretamente com o público, além de uma fachada transparente que leva experiências feitas no interior da Fundação Proa em Buenos Aires para o transeunte de La Boca.

 

Descubra o bairro La Boca em nosso post.

 

FUNDAÇÃO PROA EM BUENOS AIRES: INTERNET GRÁTIS

 

Fundação_Proa_em_Buenos_Aires_13

 

Como era de se esperar em um espaço dedicado à arte contemporânea, na Fundação Proa em Buenos Aires o visitante tem acesso a WiFi gratuito, o que permite baixar audioguias e programas do ProaTV que completam as atividades vistas no local.

 

Veja nosso post sobre os melhores aplicativos móveis de Buenos Aires.

 

FUNDAÇÃO PROA EM BUENOS AIRES: INTERAÇÃO COM O BAIRRO

 

Fundação_Proa_em_Buenos Aires_página_oficial_11_files

 

Projetos de interação com a comunidade também fazem parte da atuação da Fundação Proa em Buenos Aires. Por meio de uma equipe de educadores, a instituição integra suas atividades com as escolas e entidades educativas presentes no bairro.

 

LIVRARIA PROA

 

Fundação_Proa_em_Buenos Aires_Flickr_Matías_Garabedian

 

A livraria da Fundação Proa em Buenos Aires é especializada em arte contemporânea e editoras independentes. Conta com mais de 9 mil títulos, entre livros, revistas e catálogos. Abre de terça a domingo, das 11h às 19h. Está fechada às segundas.

 

Conheça as principais livrarias da cidade.

 

CAFÉ PROA

 

Fundação_Proa_em_Buenos Aires_página_oficial_12

 

 

O Café Proa fica no segundo andar do edifício, com uma vista espetacular de alguns pontos típicos do bairro de La Boca, como a Vuelta de Rocha, a ponte “transbordadora” (existem hoje apenas 8 desse tipo em todo o mundo), o complexo criado pelo artista Quinquela Martín e o Riachuelo. Com um cardápio especial criado pelo chefe do lugar, também está aberto de terça a domingo, das 11h às 19h.

 

Aqui listamos as melhores cafeterias da cidade.

 

VISITAS GUIADAS

 

undação_Proa_em_Buenos Aires_página_oficial_10_files

 

 

A Fundação Proa em Buenos Aires oferece visitas guiadas de terça a domingo, às 17h. A duração é de 60 minutos e não é necessário inscrever-se previamente, mas as vagas são limitadas a 30 pessoas.  Consultas e inscrições pelo e-mail visitas@proa.org ou pelo telefone 4104-1041.

 

Serviço:

Fundação Proa

Endereço: Av. Pedro de Mendoza, 1929.

Telefone: 4104.1000
E-mail: info@proa.org

Aberto de terça a domingo, das 11h às 19h
Fechado às segundas.

Livraria: de terça a domingo e feriados, 11hs às 19hs. Fechado às segundas.

Visitas guiadas: de terça a domingo, às 17h.

 

Saiba mais:

MALBA, museu que não pode faltar em seu roteiro.

Veja nossa lista completa dos principais museus da cidade.

Principais pontos turísticos da cidade.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto.

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.