Chimichurri: conheça esta famosa iguaria argentina
Chimichurri: conheça esta famosa iguaria argentina
Muitos de vocês já devem ter se perguntado o que é o chimichurri? Bastante consumido na Argentina, o chimi, como é conhecido por aqui, está presente em todas as parrillas de Buenos Aires. Neste post vamos descubrir o que é e vamos ver até uma receita dessa iguaria argentina. Confira!
Comida típica argentina
Quando pensamos em viagem, pensamos logo em gastronomia, não é verdade? Experimentar os pratos tradicionais de um destino é fazer uma verdadeira imersão cultural do local visitado. Como já sabemos, a cultura portenha é muito variada e isso se traduz na sua gastronomia. São diversas opções de comidas típicas argentinas maravilhosas, que você não pode deixar de provar quando estiver em Buenos Aires.
O que é o chimichurri
O chimichurri, em sua versão clássica, é um mistura de salsinha, orégano, alho, pimentão seco moído (que aqui chamamos de ají molido), vinagre e sal. Mas existem variações. Em geral, este molho não é colocado diretamente na carne. Ou seja, nos restaurantes argentinos ele chega à mesa em um potinho separado. Para que você possa se servir na quantidade que quiser.
Embora se use mais comumente como acompanhamento de carnes, certamente também ser usado como tempero para aves e peixes, em saladas e, por que não, para acompanhar um pãozinho ou torradas. Além, claro, do clássico choripán.
Origem da palavra
Como tantas comidas e preparações de uso popular na Argentina, o chimichurri não têm uma origem comprovada, mas por outro lado tem várias versões possíveis!
Uma das mais populares diz que o molho estaria relacionado com a história de um imigrante irlandês chamado James McCurry, cujo nome, no diminutivo, Jimmy, teria sido adaptado ao castelhano para Yimi. Ou seja, junto com seu sobrenome, teria virado em Yimi Chirri (mais fácil de pronunciar na época pelos argentinos). Assim sendo, quando este irlandês começou a tentar fazer uma versão local do molho Worcestershire, originário do seu país, com alguns ingredientes locais, este foi batizado chimichurri, em sua homenagem.
Por um lado, pode até fazer sentido, mas por outro alguns estudiosos defendem também que o a palavra tenha sido criada a partir de uma derivação de termos espanhóis ou indígenas. No País Basco, o chimichurri viria do “Tximitxurri”, que significa “mistura”. É provável. De fato, existe um molho similar, mas que se prepara com alho, salsa, pimenta, tomilho e alecrim. Uma versão mais recente, gourmet, inclui vinho Malbec à mistura.
Chimichurri de souvenir
E que tal levar o chimichurri para o Brasil? É vendido nos supermercados como um molho pronto e inclusive na opção desidratada. Nesse caso, você acrescenta água, vinagre, azeite de oliva e sal e fica pronto para usar. Há muitas marcas no mercado, algumas mais caras, outras mais acessíveis . O da marca Darama é bem gostoso, assim como o da Alicante (desidratado). Na linha gourmet, o da Marian Arytza é uma boa opção.
Receita
Você pode fazer o seu chimichurri em casa. Há várias versões possíveis. Essa a seguir leva vinho tinto! Independende da receita, o segredo do chimichurri tradicional argentino é macerar as ervas num pilão, ou picá-las bem miudinho. Do mesmo modo, você pode pegar um atalho picando os ingredientes no processador de alimentos. Mas para a versão tradicional é picada à mão.
Ingredientes
- ½ maço de salsa (cerca de ½ xícara) bem picada
- 2 colheres de sopa de orégano fresco bem picado
- 4 dentes de alho amassados
- ½ xícara de cebolinha bem picada
- 1 a 2 colheres de chá de ají moído (pode ser também de pimenta, sem as veias e sementes, e bem picada ou 1 a 2 colheres de chá de pimenta calabresa em flocos)
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 colher de sopa de suco fresco de limão
- ½ xícara de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha de tamanho médio.
- O chimichurri pode ser feito com antecedência, mas deve ser mantido na geladeira e deve ser usado dentro de 24-48 horas.
Dica Aguiar
Experiências gastronômicas fazem parte de qualquer viagem! Quando se tem mais informação, esse universo pode ser ainda mais amplo e, claro, facilitar muito sua vida. Por isso, fizemos um guia supe completo com dicas de locais para comer em Buenos Aires. Confira!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.