Congresso Nacional Argentino: arquitetura, história e entorno turístico

Congresso Nacional Argentino: arquitetura, história e entorno turístico

O imponente Congresso Nacional Argentino (Congreso de la Nación em espanhol) é um daqueles pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer. Mesmo que a política não seja a sua praia, a beleza arquitetônica e os detalhes históricos do lugar são motivo suficiente para uma visita.

Congresso Nacional Argentino: arquitetura, história e entorno turístico

EDIFÍCIOS DE BUENOS AIRES

O edifício do Congresso Nacional Argentino é um suntuoso palácio do início do século XX, em frente a uma praça linda e bem cuidada, onde pode-se admirar uma das versões de O Pensador, de Rodin.

Circuito Casa Rosada – Congresso Nacional

DOMINGO EM BUENOS AIRES

Congresso Nacional forma com a Casa Rosada um importante circuito turístico, que pode ser percorrido a pé, ao longo da Avenida de Mayo. Cada um dos edifícios encontra-se em uma das pontas dessa famosa avenida.

PALACIO_BAROLO_PREDIO

No meio do caminho, há várias atrações interessantes, com destaque para o Café Tortoni – uma das cafeterias mais tradicionais da cidade, reconhecida pelo Governo local como Café Notable –, e o Palácio Barolo, um edifício onde hoje funcionam salas comerciais, datado de 1923 e inspriado na Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Mais de 100 anos de História

Inaugurado em 1906, a construção do palácio do Congresso Nacional teve início em 1898, a partir de projeto do arquiteto Victor Meano, um dos profissionais envolvidos na construção do Teatro Colón. O escultor Jules Dormal assumiu a obra após o falecimento de Meano, mantendo o projeto original.

A Cúpula

Apesar da inauguração, a obra só foi concluída inteiramente em 1946. Identificado com o alto academicismo italiano dos fins do século XIX, o edifício exibe uma belíssima cúpula de 80 metros de altura, uma das mais altas da cidade.

Esculturas

Além da deslumbrante arquitetura, o Palácio do Congresso Nacional conta também com belas esculturas. Entre elas, destacam-se dois conjuntos escultóricos de autoria da reconhecida escultora argentina Lola Mora. Localizadas na parte externa, representam a Liberdade e o Progresso, acompanhados de dois leões; e o Trabalho, a Paz e a Justiça. São réplicas dos originais de 1906.

Reconhecimento a Lola Mora

Feitas sob encomenda, especialmente para a sede do Parlamento, as esculturas de Lola Mora não sobreviveram às críticas moralistas e aos escândalos de superfaturamento das obras do edifício do Congresso e foram retiradas do local. Guardadas por muitos anos em depósitos municipais, foram depois doadas a Jujuy, onde estão expostas em praças públicas. Como uma maneira de reconhecer o valor das obras e reparar o erro do passadoas esculturas voltaram ao Congresso em 2014, em forma de réplicas.

Praça do Congresso

A obra de construção do palácio do Congresso Nacional Argentino superou em muito o orçamento inicial, motivo pelo qual passou a ser chamado pela imprensa da época de “Palácio de Ouro”. Apesar das críticas, o governo considerou que era importante investir um pouco mais e ressaltar a beleza do prédio com a construção de uma praça no terreno em frente.

O Pensador

EDIFÍCIOS DE BUENOS AIRES

Assim nasceu um conjunto de três praças: Praça do Congresso, Praça Lorea e Praça Moreno. Mas as três acabam sendo chamadas mesmo de Praça do Congresso e contam com fontes, jardins e estátuas, entre elas, uma das versões de O Pensador, de Rodin. A Praça do Congresso marca o quilômetro zero da cidade e serve de parâmetro para calcular as distâncias em Buenos Aires.

Endereço anterior

O primeiro edifício do Congresso foi inaugurado em 1864 e funcionava no encontro da calle (rua) Balcarce com a avenida Hipólito Yrigoyen, em frente à Praça de Maio.

Visita Guiada

As visitas guiadas ao edifício do Congresso Nacional duram cerca de uma hora, são gratuitas e pode-se conhecer tanto o plenário do Senado quanto o da Câmara dos Deputados, desde que não estejam em sessão no momento.  O grupo visitante passa também por outras salas do Congresso, como o hall de entrada, a biblioteca e o local onde são realizados velórios de presidentes e ex-presidentes.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!