Doces argentinos que você não conhece
Doces argentinos que você não conhece
Aqui no blog procuramos sempre oferecer as melhores e mais irresistíveis dicas. Afinal, queremos que você desfrute ao máximo da sua viagem a Buenos Aires.
Segue uma lista de sobremesas e doces argentinos, porque essa vai ser uma viagem sem volta ao “maravilhoso mundo da gulodice portenha”. A comeeeer!!!
Doces argentinos:
Pastelitos
Pastelitos são uma massa folhada, feita a base de farinha de trigo e manteiga, geralmente em forma de trouxinha, recheada com doce de batata ou de membrillo (a nossa marmelada) e frita. Embora você possa comer o ano inteiro, eles são uma tradição durante os feriados patrióticos (25 de maio e 09 de julho).
Pasta Frola
Trata-se de uma massa de torta crocante (feita à base de farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos), coberta por uma camada de doce, geralmente de batata ou de marmelo e finalizada com tiras da mesma massa, formando uma espécie de desenho quadriculado.
É costume consumir a pasta frola acompanhado do mate (equivalente ao chimarrão brasileiro), é uma delícia com qualquer bebida ou sem nada para acompanhar!
Torta Rogel
Também conhecida como alfajor Rogel, porque parece um grande alfajor. A torta Rogel é formada por várias camadas de massa (feita à base de farinha de trigo, ovos, açúcar e sal), intercaladas com doce de leite e coberta com merengue, geralmente do tipo italiano.
Masas secas
Nas reuniões familiares ou entre amigos, o cafezinho na Argentina, quase sempre vem acompanhado de masas secas. Elas são uma espécie de pequenos biscoitos, feitos de massa bem caseira e com diversas coberturas (chocolate, doce de leite, castanha, nozes) ou recheios (chocolate, doce de leite, etc).
Masas finas
As masas finas, por sua vez, são feitas de diferentes tipos de massa, algumas parecidas com a massa de bolo, por exemplo, mas em tamanho bem pequeno, para comer de uma bocada só.
Com variados tipos de cobertura ou no recheio, portanto, precisam de refrigeração. São muito encontradas em recepções sociais, como batizados e casamentos.
Chocotorta
Um clássico nos aniversários ou no lanche da tarde de domingo, a Chocotorta é quase uma unanimidade entre os portenhos.
Trata-se de uma sobremesa bem fácil de fazer, formada por camadas de biscoitos de chocolate molhadas no café ou no leite, intercaladas com camadas de um creme feito de doce de leite com cream cheese. Delícia!!!
Empanadas de Vigília
Muito turista já vem a Buenos Aires com uma lista de sugestões gastronômicas para provar e as empanadas geralmente estão entre elas.
Mas quase ninguém conhece as empanadas de vigília, são feitas com a mesma massa da empanada comum, mas nesse caso o recheio é especial para a época de Páscoa, quando muitos não comem carne. Os recheios mais tradicionais são com doce de leite, de batata ou marmelada.
Facturas
As padarias argentinas são verdadeiras confeitarias. É muito difícil entrar num local desses e sair de lá só com um pãozinho.
A maioria dos doces falados nesse post pode ser comprados numa padaria de bairro. Mas o grande carro-chefe das padarias argentinas, além do pão, é claro, são as facturas.
Há uma grande variedade de facturas, mas em geral são massas parecidas com a massa folhada, cobertas ou recheadas com doce de leite, crema pastelera (o mesmo creme utilizado para os tradicionais pastéis de Belém) ou chocolate.
As medialunas, as mais comuns, no mesmo formato do croissant, ou seja uma meia-lua, geralmente não têm cobertura, nem recheio e podem ser de grasa (gordura) ou de manteca (manteiga).
Conheça as principais facturas argentinas e sua relação com a anarquia
Os conhecidos que todos amam!
Dulce de leche
Certamente você já conhece a fama do doce de leite argentino. De uma consistência única e um sabor inigualável, variando segundo a marca, claro, ele pode ser desfrutado puro, porém aqui é mais usado em confeitaria e vai dentro de quase toda sobremesa que você possa imaginar.
As marcas mais famosas são La Serenisima, Havanna, Cachafaz e Chimbote.
Alfajor
O alfajor é outra típica iguaria argentina, para o gosto e o paladar de turistas apaixonados por doce. Eles são encontrados em qualquer supermercado ou kiosco (pontos de venda de rua, especializados principalmente em guloseimas).
É feito basicamente de dois biscoitos unidos por um recheio (geralmente de doce de leite, mas também podem ser de mousse de chocolate, marmelada e outros) e cobertos com banho de chocolate ou suspiro.
Alfajorcitos de maicena
Existem também os alfajorcitos de maicena, uma versão mais artesanal, composta de pequenas bolachas de maisena caseiras, unidas com doce de leite, passadas por coco ralado nas laterais.
Flan
O flan é uma sobremesa feita com leite, ovos e açúcar bem parecida com o nosso pudim de leite. A grande diferença é que, como não leva leite condensado, o resultado é menos doce. Costuma ser servido com uma porção de doce de leite e outra de chantilly.
Queso y Dulce
O doce de batata e a marmelada também são muito comuns aqui. Praticamente todo restaurante oferece entre as opções de sobremesa a dupla Queso y Dulce. É o equivalente ao nosso Romeu e Julieta, geralmente servido com queijo branco e de sabor suave.
Delícia, não é mesmo?
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.