Entranha argentina: o corte que você precisa conhecer!
Entranha argentina: o corte que você precisa conhecer!
A fama da qualidade da carne argentina é indiscutível. Mas mesmo assim pode bater aquela dúvida na hora de ir a uma tradicional parrilla em Buenos Aires. Se você não conhece bem os cortes de carne por aqui, hoje vamos falar um que você precisa conhecer: a entranha argentina!
Carne argentina
A qualidade da carne deve-se ao fato de que o gado é criado em pastos planos, em confinamento. Além disso, a mistura de raças europeias garante uma boa qualidade não só da carne, mas também de outros derivados do boi. Sendo assim, o mercado recebe um produto muito saboroso, além de suculento e macio, famoso internacionalmente.
O famoso assado portenho
O assado portenho é um pouco diferente do nosso. Na verdade, os cortes excêntricos são os que marcam o churrasco argentino. Também não é comum ter rodízio. Nos restaurantes, geralmente serve-se o corte escolhido mais um acompanhamento. Em síntese, pode ser salada ou batata em diferentes apresentações, geralmente assada, frita ou purê.
No entanto, há também a parrillada, que se trata de uma tábua com diferentes cortes muito bem servidos. Na hora de se aventurar em uma parrillada, é bom saber bem de que parte do boi se trata cada um. Pois existem vários que não fazem parte do churrasco brasileiro, mas que são verdadeiras iguarias na Argentina.
Dica Aguiar: Esteja atento ao ponto da carne. Na Argentina geralmente as carnes são muito mal passadas. Portanto, se você não quer a sua sangrando no prato, deve pedir no ponto “cocido”.
Entranha/Entraña: que corte é esse?
Esse é um corte que, pode-se dizer, não existe no Brasil. A entranha ficou popular em meados de 2001 quando a Argentina entrou fortemente numa crise financeira. Dessa forma, o poder de compra no país diminuiu consideravelmente. Porém, para não deixar de fora essa tradicional refeição da sua rotina, o argentino passou a buscar cortes mais baratos, de partes não tão exploradas do boi.
A entranha trata-se da parte de fora do diafragma do boi. Além disso, ela também pode ser dividida em duas partes: fina ou grossa. A fina é macia – mais que o tradicional bife de chorizo. Além do mais, é a escolha perfeita para os não adeptos da carne gorda. Hoje, é uma carne super valorizada no país e de um sabor único.
Saiba como pedir
Para fugir dos tradicionais cortes que os brasileiros sempre acabam optando como: ojo de bife, lomo ou bife de chorizo, a entranha é uma ótima opção! A dica aqui é: se você gosta de carne ao ponto ou bem passada, escolha outra carne! O ponto saboroso da entranha é o mal passado. Por ser uma carne mais gordurosa, se passar do ponto pode ficar seca.
E tem mais, o pedaço que você pedir certamente pode ser dividido. Ela praticamente nem cabe no prato, pois é uma peça muito grande! É para não passar fome!
Onde comer
Não é difícil encontrar esse corte de carne em Buenos Aires. Qualquer parrilla que se preze tem ele para oferecer, uma vez que é muito tradicional na cultura local. No aplicativo da Aguiar Buenos Aires existe uma sessão de restaurantes com uma aba indicando inúmeras parrillas argentinas. Espalhadas por diversos bairros, você seguramente encontrará uma ao seu dispor perto da sua hospedagem!
Dica Aguiar: Uma maneira de conhecer o assado argentino de uma forma diferente é no restaurante Fogón Asado. A Aguiar te leva! Clique no link abaixo!
Fogón Asado Experience: o melhor restaurante de Buenos Aires.
Dica Aguiar
Quer conhecer ainda mais sobre a cultura argentina e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.