Guia Michelin na Argentina: restaurantes premiados
Guia Michelin na Argentina: restaurantes premiados
O Guia Michelin finalmente chegou à Argentina. Saiba neste post quais são os restaurantes premiados.
Guia Michelin na Argentina
A Argentina se consolidou nos últimos anos como um destino gastronômico mundial. A quantidade e diversidade de estabelecimentos de qualidade chamou a atenção do prestigiado Guia Michelin, que pela primeira vez na história chegou ao país.
Foram 7 restaurantes, em Buenos Aires e Mendoza, recebendo diretamente uma ou duas estrelas MICHELIN.
Como funciona
Ao contrário de outros prêmios ou rankings gastronômicos, que são baseados em júri de eleitores, o Guia Michelin utiliza inspetores anônimos que levam em consideração cinco critérios universais:
- A qualidade dos produtos.
- Domínio de técnicas culinárias.
- A harmonia dos sabores.
- A personalidade do chef representada na cozinha.
- Consistência ao longo do tempo e em todo o menu.
Distinções
Com base nestes critérios, os restaurantes recebem uma estrela para “cozinha de alta qualidade que vale a pena visitar”, duas estrelas para “cozinha excelente que vale a pena visitar” e três estrelas para “cozinha excepcional que vale a pena visitar”.
Além das estrelas, há outras distinções atribuídas pelo Guia Michelin, como a popular categoria Bib Gourmand, distinção atribuída a restaurantes que oferecem comida de boa qualidade a preços moderados e a Estrela Verde que reconhece a sustentabilidade.
Restaurantes que obtiveram estrela
O clássico restaurante Aramburu do chef Gonzalo Aramburu localizado em Recoleta obteve 2 estrelas.
Outros 6 restaurantes de Buenos Aires e Mendoza obtiveram 1 estrela. São eles:
Buenos Aires:
Don Julio
Trescha
Mendoza:
Zonda Cocina de Paisaje
Casa Vigil
Brindillas
Azafrán
Estrela Verde
Além disso, outros 7 estabelecimentos conquistaram a “estrela verde”, que reconhece a sustentabilidade. Os vencedores foram:
Buenos Aires:
Anchoita
El Preferido de Palermo
Don Julio
Crizia
Mendoza:
Casa Vigil
Zonda
Ricciteli Bistró
Restaurantes recomendados
Na categoria Bib Gourmand, que reconhece restaurantes que se destacam pela excelente relação qualidade-preço, os vencedores, todos de Buenos Aires, foram:
Bis Bistró (também do Chef Gonzalo Aramburu)
Reliquia
Anafe
República del Fuego
Caseros
Mengano
La Alacena Trattoria
Além dos estabelecimentos premiados com uma ou mais estrelas Michelin e o Bib Gourmand, os inspetores selecionaram e recomendaram outros 57 restaurantes (42 em Buenos Aires e 15 em Mendoza).
O guia
O Guia Michelin 2024 estará disponível na Argentina em formato digital e com acesso gratuito. O acordo assinado entre o país e a estrela é de três anos, com opção de renovação após esse período.
Outras premiações
Os restaurantes da capital argentina sempre figuram na lista dos melhores do mundo! No prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, que ocorre anualmente, foram 8 restaurantes de Buenos Aires premiados.
O restaurante Don Julio também consta na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, na 19ª posição. Além de recentemente ter sido eleito o melhor restaurante de carnes do mundo.
Dica Aguiar
E para ficar ainda melhor, temos um super completo Guia: Onde comer em Buenos Aires. Essa é para quem quer aproveitar o melhor do cenário gastronômico portenho. São várias dicas de excelentes restaurantes, de vários estilos e muita qualidade. Não deixe de conferir!
Acesse agora nosso super completo Guia: Onde comer em Buenos Aires
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.