mitos e verdades sobre o portenho

Mitos e verdades sobre o portenho

Mitos e verdades sobre o portenho

Ao conhecer um pouco mais sobre a cultura e costumes de um povo, lemos e ouvimos muitas histórias que nem sempre se confirmam. Por isso, hoje te mostraremos alguns mitos e verdades sobre o portenho.

Cultura e diversidade

Como já sabemos, a diversidade cultural na Argentina é imensa. Da mesma forma, as diferenças culturais são bem visíveis no dia a dia e podem ser bem interessantes. No entanto, muitas das coisas que escutamos sobre a cultura argentina, nem sempre são verdade. Então, hoje iremos desvendar alguns mitos.

O portenho fala alto

Verdade. A maneira dos portenhos se comunicarem é bastante expressiva. Por influência italiana, os argentinos usam bastante gestos e falam muito alto também. Às vezes, ao andar por Buenos Aires, parece que estamos em uma arquibancada de um estádio de futebol. Pode parecer falta de educação, mas, geralmente, é apenas a sua maneira de se expressar. 

Aprenda aqui alguns gestos argentinos para se comunicar como um local.

O pão sempre acompanha as refeições

Verdade. Assim como na forma de se expressar, a influência italiana é bastante perceptível também nos hábitos alimentares argentinos. O pão é acompanhamento clássico nas refeições portenhas. Você pode comê-lo antes da refeição, junto com a comida, ou guardá-lo para raspar o prato. Isso mesmo! Não se espante ao ver essa cena nos restaurantes, é bastante comum e aceitável na Argentina. Experimente também!

Veja aqui mais curiosidades sobre a culinária argentina.

Os portenhos são anti-sociais

Muitos brasileiros ao turistar por Buenos Aires, as vezes, criticam  a forma de atendimento dos “portenhos”, que, segundo alguns dizem, pode ser menos hospitaleira e com menos expansão como, nós brasileiros, estamos acostumados. Alguns até fazem menção ao fato de serem  anti-sociais. 

Mas, morando aqui há muitos anos, dizemos que isso é um mito.  Quando o assunto é se relacionar, podem ser tão, ou mais sociáveis que em algumas regiões brasileiras. Os porteños são muito mais “íntimos” na hora de cumprimentar, por exemplo, sempre se beijam e se abraçam calorosamente. 

Além do mais, assim como grande parte dos argentinos, os porteños são bem ativos socialmente. Se reúnem muito em bares, restaurantes e festas. Lotam as praças e parques para tomar mate entre amigos e famílias. Fazem encontros, churrascos e viagens em família com frequência e mantém um relacionamento próximo com amigos da infância e da escola. Acho que podemos dizer, que são mais impacientes, mas, sim, são bastante sociáveis. 

Costuma tomar sol de traje de banho nas praças

Dentre os mitos e verdades sobre o portenho, esse pode parecer o mais estranho, dependendo da região do Brasil de onde você é. Mas é verdade. Nos dias de sol, é comum ver pessoas, principalmente mulheres, tomando sol em trajes de banho pelos parques de Buenos Aires. O importante é garantir o bronzeado, não é mesmo?

O portenho não toma cerveja

É com muita alegria que dizemos que isso é um mito. Como sabemos, o vinho ainda é reconhecido como bebida nacional da Argentina. No entanto, nos últimos anos, o mercado cervejeiro ganhou bastante espaço. Seja com as marcas nacionais ou com o crescimento das cervejas artesanais. Hoje, a maioria dos bares de Buenos Aires contam com variedade de cervejas artesanais. Imperdível em qualquer época do ano. 

Conheça aqui as melhores cervejas artesanais em Buenos Aires

Costuma misturar soda no vinho

Verdade. Dentre os mitos e verdade sobre o portenho, esse é um dos mais questionáveis. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a soda. A soda é uma espécie de água com gás, muito presente na vida do argentino. Nas cafeterias e bares portenhos, é bastante comum ganhar um copinho de soda junto com o café.

Dada essa importância, é mais fácil entender a mistura com a bebida nacional. O que pode ser considerado um verdadeiro crime por muitos, é bastante comum na Argentina. A mistura é feita com vinhos mais econômicos e serve para diminuir o teor alcoólico, para economizar, ou, simplesmente, para seguir a tradição local.

Dica Aguiar

A dica de hoje é observar os mitos e verdade sobre o portenho e nos contar depois se o que você acreditava foi confirmado ou não. Certamente, você irá se divertir e aprender muito.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!