Museu Histórico Nacional de Buenos Aires: passeio pela história portenha
Museu Histórico Nacional de Buenos Aires: passeio pela história portenha
Para quem aprecia história e gosta de conhecer as raízes de um povo, esse é o programa perfeito. O Museu Histórico Nacional de Buenos Aires reúne informações sobre os povos originários da cidade, sua memória e objetos super valiosos. Veja detalhes.
Conhecendo a cultura de povos originários
Grande parte da identidade da população argentina está inserida neste espaço. Há nesta área, uma verdadeira linha do tempo sobre a formação do país. Peças de destaque nos processos de formação cultural e política estão aos olhos de quem quiser apreciar essa verdadeira viagem no tempo. Além do mais, o museu nos convida a refletir e debater a história da Argentina.
Áreas do museu
Por lá você também se depara com algumas opções culturais e educativas. Como uma biblioteca com mais de 1000 volumes especializada na história argentina, por exemplo. Entretanto, o arquivo histórico também abrange fotografias, manuscritos e documentos cartográficos.
Sendo assim, fica o destaque para a bandeira que acompanhou, em 1812, Manuel Belgrano numa importante batalha. Bem como o piano em que foi executada pela primeira vez a composição que deu vida ao hino argentino. Tão interessante quanto os demais artefatos, há a reprodução do quarto onde o General San Martín, importante figura nacional, viveu seus últimos dias.
La Noche de los Museos
Além do Museu Histórico Nacional de Buenos Aires, existem outras dezenas de espaços culturais pela região. Frequente visitante destes locais, a população portenha pode, uma vez por ano, desfrutar da Noite dos Museus.
Um evento anual em que todos os museus estão abertos até de madrugada. Atividades, exposições, música, entre outros, fazem da noite um espetáculo gratuito e de sucesso estrondoso. Uma belíssima oportunidade de aproveitar as tantas ofertas culturais que Buenos Aires oferece.
Acessibilidade
A acessibilidade da área é garantida para pessoas com mobilidade reduzida e dificuldade de locomoção. Sendo assim, a entrada através da rampa se dá pelo centro do Parque Lezama. Para acessar, você precisa seguir pela Rua Defensa até a esquina da Av. Brasil e tomar a parte asfaltada do parque para chegar na rampa.
Visitas Guiadas
O recorrido orientado pelo local percorre as exposições atuais do Museu Histórico Nacional de Buenos Aires. As visitas são totalmente gratuitas e, seguramente, nos levam a mergulhar nas memórias do país e entender diversos pontos do seu passado.
Horários:
Quartas, quintas e sextas-feiras: às 14h30 e às 17h.
Sextas-feiras: às 19h30.
Sábados: às 11h30 e 14h30.
Recomendamos verificar com o próprio museu a ocorrência das visitas em razão da pandemia, pois podem sofrer alterações nos horários e dias.
Informações sobre o museu
Por fim, com o efetivo transporte público da cidade você chega lá. A Linha C do subte, descendo na Estação Constituición é uma das opções. É possível também ir de trem desembarcando na estação de mesmo nome, pela linha General Roca. Diversos ônibus também levam até lá. A entrada no Museu Histórico Nacional de Buenos Aires é gratuita.
Onde fica? Defensa, 1600 – San Telmo.
Horário de funcionamento: aberto de quarta a domingo, das 11h às 19h. Nas sextas-feiras, aberto até as 22h.
Fechado em alguns dias de feriado.
San Telmo: o bairro do Museu Histórico Nacional de Buenos Aires
Dica Aguiar
Para quem estiver na cidade até o dia 30 de maio de 2022, temos uma dica. Se você é um apreciador de música não pode deixar de visitar a exposição temporária “Anos 80. Rock nas Ruas”. Contudo, em qualquer época do ano garantimos que alternativas de museus interessantíssimos não irão faltar. Confira no nosso Blog, com mais de 1000 matérias, as diversas opções de atividades para aproveitar em Buenos Aires.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.