Palácio Anchorena

Palácio Anchorena: influência francesa

Palácio Anchorena: influência francesa

O Palácio Anchorena, atual Palácio San Martín, é um dos típicos exemplares da influência francesa na arquitetura de Buenos Aires.

Construído no início do século XX, é hoje sede do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores Argentina e está aberto à visitação.

Palácio Anchorena

Em frente a uma das mais belas praças da capital portenha, a Praça San Martín, o Palácio Anchorena foi construído entre 1905 e 1909 pelo arquiteto Alejandro Christophersen, responsável também pelas fachadas do Café Tortoni e da Igreja Ortodoxa Russa.

Onde fica? Rua Arenales, 761 (Retiro)

Conheça a Praça San Martín, suas áreas verdes, monumentos e História!

Residência até 1930

A obra foi encomendada por Mercedes Castellanos de Anchorena, que pertencia a uma das famílias mais ricas, aristocráticas e influentes do país.

O Palácio Anchorena foi inaugurado oficialmente em 1916, com um baile em comemoração ao Centenário da Independência da Argentina. A família Anchorena residiu no palácio até a década de 1930.

Monumento Histórico Nacional

Considerado Monumento Histórico Nacional desde 1994, o Palácio Anchorena mistura elementos arquitetônicos representativos da Belle Époque de Buenos Aires, combinando o classicismo francês.

Visto no uso de colunas, capitéis e outros detalhes com o Art Nouveau, marcado por variedade de formas, como curvas, florais e vegetais. 

Saiba mais sobre a arquitetura do Centro de Buenos Aires

Um palácio, três casas

O Palácio Anchorena está formado por três casas independentes, unidas por um pátio central, ao qual se tem acesso por um grande e imponente portão de ferro pela rua Arenales.

A casa principal era ocupada por Mercedes Anchorena e seus filhos solteiros, enquanto nas outras duas moravam dois de seus filhos com suas respectivas famílias.

Descubra a história por traz do Edificio Kavanagh e a familia Achorena

Mudança de papel

O imóvel passou alguns anos fechado depois da saída da família, em 1930. Em 1936, foi adquirido pelo governo argentino, que instalou no local o Ministério das Relações Exteriores e passou então a se chamar oficialmente Palácio San Martín.

Em 1998, a parte administrativa do Ministério foi transferida para um novo edifício situado na esquina oposta (Arenales e Esmeralda) e atualmente é sede cerimonial.

Acervo Cultural

Não bastasse ser uma joia em si, é considerada histórica, arquitetônica e de linda decoração,o Palácio possui ainda um belo e importante acervo de artes plásticas, formado por obras de artistas argentinos e americanos do século XX. Entre eles, destaque para Antonio Berni e Lucio Fontana.

A Coleção de Arte do Período Pré-Colombiano é outro tesouro, e está formada por peças de cerâmica, pedras e metais de diferentes culturas do noroeste argentino.

Conheça outros edifícios arquitetônicos de Buenos Aires

Dica Aguiar

O Palácio Anchorena tem visitas guiadas gratuitas em inglês e espanhol às terças e quintas. As visitas, no entanto, estão sujeitas a cancelamento sem aviso prévio por conta de atividades protocolares do Ministério das Relações Exteriores.

Nossa dica: recomendamos entrar em contato antecipadamente para confirmar horários e dias de funcionamento, assim como necessidade de reservas.

Além dessas dicas, temos diversos posts do Blog. Não perca! São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!