Picanha argentina: a verdade sobre o corte

Picanha argentina: a verdade sobre o corte

Falou em Argentina, pensou em futebol. Mas se está com viagem marcada para Buenos Aires, mais que saber dos feitos futebolísticos do nosso rival nos gramados, o interesse maior, com toda a razão, é mesmo a gastronomia. E se o assunto é comida, a picanha argentina, tão famosa no Brasil, é campeã de pedidos. Mas como seria picanha argentina na Argentina? Que saber a resposta desta pergunta que não quer calar? Acompanhe no post.

Carne argentina

o que não fazer em Buenos Aires

Famosa pelo mundo, a carne argentina é destaque em diversos países e também sinônimo de qualidade. Não é à toa que o país tem atingido números destacáveis quando o assunto é exportação do produto. Em janeiro de 2018 foram mais de 22 mil toneladas, segundo aponta o relatório de exportação de carne bovina divulgado pelo IPCVA (Instituto de La Promoción de la Carne Vacuna Argentina).

É carne que não acaba mais (ainda bem). E pelas bandas portenhas, como era de se esperar, com um ingrediente tão nobre, o que não faltam são lugares para apreciar a legítima carne argentina. Todos os preços, diversas as receitas e também o que mais confunde: uma variação grande de cortes em relação ao Brasil, incluído a famosa picanha argentina.

Picanha Argentina

Picanha argentina: churrasco

Ai você diz: ora, bolas! (tudo bem, a expressão é meio antiga mesmo), mas se eu estou na Argentina e quero comer a tal picanha argentina é necessária uma indicação de onde encontrar a iguaria?  Não deveria ser como encontrar arroz e feijão no Brasil? Sinto informar que não é bem assim.  Pode parecer curioso, mas na Argentina simplesmente não existe picanha, nem a argentina, nem a brasileira, nem nenhuma outra. Como assim?

É que o respectivo corte, no Brasil chamado de picanha, na Argentina é diferente, tanto no nome quanto no que diz respeito ao pedaço de carne em si. Em Buenos Aires, o equivalente ao corte, famoso nos churrascos brasileiros, recebe o nome de tapa de cuadril.

Corte brasileiro

Picanha argentina ao forno

Mas que confusão é essa, quero ir a Buenos Aires para comer picanha argentina e não tem? Mas ou menos por aí! A picanha, na verdade, é brasileira mesmo. Pelo menos é isso que conta a história. Tudo teria acontecido em meados dos anos 1960, em São Paulo. Segundo os relatos, o milionário brasileiro Baby Pignatari, tinha por hábito comer bife de cuadril na churrascaria Bambu. Entretanto, certa vez, o empresário teria pedido o corte de sempre, mas lhe foi servido um outro pedaço de carne pelo qual Pignatari teria ficado apaixonado.

Carne trocada

Picanha argentina assada

Após experimentar o tal outro corte, o cliente teria chamado o churrasqueiro para perguntar sobre a carne que havia comido. Então, o funcionário do restaurante, um típico argentino, teria explicado que como não dispunha de  cuadril,  havia servido um corte cujo nome era picanha, (chamado assim pois tratava-se da parte traseira do boi, onde ele era castigado com uma um instrumento chamado picana – uma espécie de vara com pregos na ponta).

A partir daí, Baby Pignatari não quis mais saber de outra coisa. Era picanha e mais picanha. Como se tratava de um industrial influente, não demorou muito para que diversos restaurantes paulistas inserissem o prato ao cardápio. Assim, com o passar os anos, a picanha argentina tornou-se sinônimo de churrasco no Brasil.

Onde comer picanha em Buenos Aires

entranha

Agora que você já sabe que não é das tarefas mais fáceis encontrar picanha, pelo menos não com esse nome, em solo argentino, não se preocupe pois opções não faltarão para apreciar maravilhosos cortes de carne.

Confira aqui os principais cortes argentinos

Parilla argentina

Além de saborear os mais distintos sabores típicos da culinária argentina, para quem faz questão da picanha, Buenos Aires não decepciona. Poderá encontrar com o nome de tapa de cuadril. Mas para quem quer a própria picanha, que neste caso será argentina (risos) , também há opções, ainda que não em todas as churrascarias (parillas). Veja neste post um dos restaurantes presentes em nossa lista de onde comer carne em Buenos Aires e que serve uma espetacular picanha argentina. Aproveite para se esbaldar!

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 12 anos em Buenos Aires com os dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o Instagram, assina a coluna Mis Favoritos do blog e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!
Compartilhe!
Segue a gente!