Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?

Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?

É melhor levar reais ou dólares para a Argentina? Essa é uma pergunta que recebemos diariamente e que é muito difícil de responder, pois depende de vários fatores que vamos te explicar a seguir.

É por isso que criamos esse post para ajudar na hora de definir qual moeda trazer. Reais ou dólares na Argentina? Te ajudamos agora!

Reais ou dólares na Argentina

o que não fazer em Buenos Aires

É muito difícil definir se é melhor real ou dólar na Argentina para quem visita o país, pois tudo depende da situação econômica no momento da sua viagem.  Como o mercado cambiário é muito flutuante, o ideal é avaliar no mesmo dia da troca. 

É necessário considerar o câmbio que o turista conseguirá no Brasil (que pode variar de cidade para cidade) e quanto está a cotação para comprar pesos aqui na Argentina (que varia diariamente). Mas se você tem como comprar dólar a uma excelente cotação ou se já tem seus dólares guardados, não pense duas vezes. Traga dólares.

Qual vale mais?

como economizar em buenos aires

Como falamos, o assunto câmbio é complicado de opinar, pois depende da situação política e econômica dos países no momento da troca.

Lembre-se que cada transação cobra taxas. Ou seja, trocar reais para dólar e depois para pesos argentinos, acaba perdendo um pouco de dinheiro nestes câmbios. Por isso, é importante fazer as contas para ver se realmente vale a pena trazer dólar. 

Câmbio

O câmbio oficial é determinado pelo Banco Central e utilizado pelas agências de câmbio e também pelos bancos. É a forma mais segura de trocar dinheiro. Nos dois aeroportos de Buenos Aires, há uma casa de câmbio que trabalha com a cotação oficial e funcionamento 24 horas. Para essa operação é necessário RG ou passaporte (não aceitam cópias).

Veja aqui mais detalhes sobre o câmbio em Buenos Aires

Já o câmbio paralelo, como o próprio nome sugere é realizado paralelamente ao oficial,  de forma não legalizada. Também chamado de blue, negro e informal, na Argentina é realizado de forma corriqueira, sendo oferecido nas ruas da cidade sem grandes problemas. Inclusive nas páginas dos grandes jornais argentinos, aparece a cotação do dólar Blue. Atualmente, oferece um valor bem acima do conseguido no mercado formal.  Entretanto, envolve riscos como notas falsas, por exemplo. Por isso, todo cuidado é pouco ao efetivar transações financeiras.

Saiba mais sobre o câmbio paralelo aqui

Cuidado com as notas falsas

Em qualquer situação, é preciso ter cuidado para não receber notas falsas, esteja atento, evite trocar dinheiro com as pessoas na rua Florida. Procure ter sempre valores trocado para o táxi e atenção quando receber o troco.

O Banco Central Argentino toma diversas medidas de segurança para tentar evitar a falsificação, apresentam uma marca d’água, que pode ser observada a contraluz, onde se vê a imagem do personagem correspondente a cada valor.

Veja nesse post como reconhecer uma nota falsa

Pesos Argentinos

chip de internet em Buenos Aires

Você provavelmente já ouviu falar que muitos locais aceitam reais ou dólares na Argentina, mas alguns locais não. É por isso que você precisa sim levar pesos em espécie.

Em lugares turísticos como o Caminito ou a Calle Florida, por exemplo, não terá problemas em fazer pagamentos com real ou dólar (nesse caso, saiba que cada comércio adota a cotação a seu bel prazer). Mas fora do circuito turístico ou se precisar pegar taxi, ônibus ou metrô, e também fazer compras em farmácias, você só vai poder usar pesos argentinos.

Saiba o que tem para comprar na Farmacity

Tenha um plano B

O cartão de crédito é uma boa alternativa para quem está viajando, e é importante tê-lo como plano B. O ideal é não depender muito dele e usá-lo só em casos de grande necessidade, até porque muitas lojas e restaurantes aceitam somente dinheiro ou cobram 10% extra pelo uso do cartão.

Como se não fosse pouco, ao usá-lo, estará pagando a valores do câmbio oficial, muito acima do que pagaria se fosse a dinheiro. E se tudo isso ainda não foi suficiente para convencê-lo, tenha em conta que você pagará também o IOF, o imposto cobrado por transações no exterior.

Saiba sobre o uso do cartão de crédito na Argentina

Gastos

É muito difícil calcular quanto se gastará em uma viagem e depende de muitas variáveis. Por exemplo, quanto tempo você vai ficar, se vem sozinho, em casal ou a família completa, que tipo de meio de transporte vai usar, se fará passeios com agências de viagem, se a diária do hotel inclui café da manhã e muitas outras.

Buenos Aires é cara? Dicas e preços para economizar e comparar

Para se ter uma ideia de custos, é importante também montar seu roteiro. Assim fica mais fácil saber em qual momento você vai precisar se locomover, em que dia irá àquele restaurante super comentado que você anotou para visitar, além das compras e lembrancinhas para amigos e família. Certamente você também fará passeios com agências de turismo, o que pode ser um custo à parte.

Confira agora os passeios e shows promocionais da Aguiar

Dica Aguiar

Para ajudá-lo a ter uma ideia de custos, você pode acessar o nosso Blog e ver dicas sobre gastos, transporte, onde comer, passeios e compras, traz também várias informações sobre os lugares gratuitos e muito mais. 

E assim, você poderá programar e organizar toda sua viagem, trazendo reais ou dólares, sem desperdiçar seu rico dinheirinho.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!