Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil
Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil
Uma viagem é muito mais do que conhecer novos lugares e paisagens. É também viver uma cultura diferente da nossa, incluindo suas iguarias. Ao voltar de Buenos Aires, é claro que a gente quer trazer um pouquinho das delícias argentinas na volta. Mas o que é permitido? Esse é o nosso tema de hoje. Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil?
Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil?
Alfajor, vinho e doce de leite são uma espécie de tríade portenha. Os argentinos adoram e nós também! É natural, portanto, que todo mundo queira trazer essas iguarias na volta ao Brasil. Mas sempre fica a dúvida quanto ao retorno, o que levar, como levar, qual o limite.
O que levar e como levar
Mas na hora da viagem, não pergunte apenas: o que posso levar de volta de Buenos Aires ao Brasil? Você deve saber também como pode ser levado. Por exemplo: o vinho pode ser levado na bagagem de mão? Da mesma forma, o doce de leite. É permitido levar? Existe alguma exigência quanto à embalagem? E o alfajor? Será que pode?
Free Shop
Temos respostas para todas essas perguntas. No entanto, é importante saber diferenciar também o que você pode levar de volta de Buenos Aires e o que pode comprar no Free Shop. Quer saber direitinho? Pois é só continuar lendo!
Vinhos
Em primeiro lugar, falemos dos vinhos. Eles são, com certeza, uma compra comum à maioria dos brasileiros que visitam Buenos Aires. Diante de tanta oferta de qualidade e preços mais convidativos do que no Brasil, é difícil até se controlar. Mas fique atento: embora seja permitido levar vinhos no retorno ao Brasil, há limites.
Vinhos: limites
Em viagens internacionais, a Receita Federal permite que o viajante leve na bagagem até 12 litros de bebida alcoólica. No entanto, a contagem não é por unidade, mas por litros. Ou seja, 12 litros de vinho é o equivalente a 16 garrafas,já que cada uma tem, num geral, 750 ml.
Além disso, você ainda poderá comprar mais 24 unidades de bebida alcoólica (sendo apenas 12 delas iguais) no freeshop de desembarque no Brasil. Se fizer essa compra já no Brasil, não será considerada na cota de US$ 500 para bens adquiridos no exterior! Neste caso, o viajante terá uma cota extra de US$ 500 para compras!
Atenção: No entanto, é importante verificar com a cia aérea que você estará viajando para saber qual o limite exato permitido, pois pode variar de uma empresa para outra. Bebidas alcoólicas só podem ser transportadas por maiores de 18 anos.
Vinhos só vão na bagagem despachada?
Outra informação para levar em conta: nos voos internacionais, os líquidos e pastosos só podem ser levados na bagagem de mão em frascos de até 100 ml. Sendo que a soma de todos os frascos não pode ser maior que um litro. Porém, para bebidas existe um limite de volume que pode sim, ser levado na bagagem de mão.
Dica Aguiar: Cada cia aérea tem suas regras. E, por isso, recomendamos que também verifique de acordo com cada uma a quantidade exata em mls ou garrafas da bebida que podem ser levados com você na aeronave.
Doce de leite
Mas e o doce de leite?! Entra na lista sobre o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil? Agora sim! Há alguns anos, entrar no Brasil com doce de leite e outros produtos lácteos industrializados, era proibido. No entanto, desde maio de 2016, o Ministério da Agricultura liberou a entrada desses produtos no país, através da Normativa de número 11 publicada no Diário Oficial da União. O limite é de até 5 kilos por pessoa.
Limites também para o doce de leite
Mas aqui vale a mesma regra na hora de arrumar a bagagem. Para levar na mão, a soma dos doces de leite, além dos demais pastosos e líquidos que você quiser levar na cabine, não pode ultrapassar 1 litro. Isso inclui também perfumes e produtos de higiene pessoal. Acaba sendo mais vantajoso despachar o doce de leite junto com os vinhos. Outra opção é comprar no free shop, pagando um pouco mais caro.
Embutidos
A mesma Normativa que liberou o doce de leite e outros produtos lácteos industrializados liberou também os embutidos. Desde então, você pode trazer na sua bagagem aquele delicioso jamón crudo ou o imbatível chorizo colorado. Tão comuns na culinária argentina, são fruto da herança espanhola. Nesse caso, o limite é de 10 quilos por pessoa. No caso de todos os produtos, para entrar no Brasil, eles devem estar na embalagem original, com rótulo que permita identificação.
Alfajores
Na regulamentação brasileira, não há referência específica ao transporte de alfajor. Mas em geral o transporte de alimentos industrializados é restrito à bagagem despachada. Muitas pessoas, em geral, conseguem levar alimentos na bagagem de mão, mas não há nenhuma garantia.
Confesso que já viajei várias vezes com alfajor na mochila, mas isso fica mais a critério da companhia. Outras vezes já levei na mala despachada e chegaram bem. O ideal é acondicionar em caixas ou embalagens que dêem um pouco mais de proteção. Mas lembre-se que, assim como no caso do vinho e do doce de leite, você pode comprar alfajor no Free Shop e, nesse caso, vai poder levá-los na mão mesmo.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe o que pode levar de Buenos Aires ao Brasil, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.