River Plate: mais que um clube de futebol
River Plate: mais que um clube de futebol
O futebol, e tudo o que ele representa, é uma parte vital de Buenos Aires. Mesmo não gostando do esporte, é difícil ficar indiferente a mística que gera na cidade. A capital portenha é a casa de um dos maiores clubes do mundo e que vamos conhecer mais agora: River Plate.
River Plate
River Plate quer dizer Rio da prata em inglês, fazendo referência ao famoso rio que banha a cidade de Buenos Aires. Considerado um dos clubes mais importantes do mundo, é também a casa de diversos jogadores importantes, possui o maior estádio de futebol da Argentina, além de contar com uma torcida fanática.
Estádio Monumental de Nuñez
O próprio nome já diz tudo. Não é coincidência este ser o maior estádio de futebol da Argentina com capacidade para quase 76 mil torcedores.
Casa oficial da equipe e tradicionalmente da própria seleção argentina, o Monumental já foi o palco de grandes e clássicas partidas na história do futebol, como finais da Taça Libertadores, a Copa do Mundo de 1978 (Argentina Campeã), além de incontáveis shows musicais internacionais.
Dicar Aguiar: Ao lado do estádio se encontra o Museu River Plate. Ali, o visitante poderá percorrer as diversas salas e conhecer mais sobre os 110 anos do clube, através de salas de troféus, camisas, materiais audiovisuais com imagens de jogos, depoimentos e muito mais.
Curiosidades
Apesar de ser conhecido popularmente como Monumental de Nuñez, o estádio está localizado na verdade em Belgrano, no limite entre os dois bairros.
O que muitos não sabem, é que o clube River Plate é originário de La Boca. Devido a forte rivalidade com a equipe Boca Juniors, o River buscou seu lugar ao norte de Buenos Aires e por isso recebeu o nome de “los millionarios”, devido a área nobre do bairro Belgrano.
Lenda do Monumental
Um clássico River X Boca , num dia 23 de junho, ficou marcado por uma tragédia. Em um Monumental lotado e uma partida monótona, muitos torcedores resolveram deixar o jogo antes do fim. Porém, a porta 12, sem nenhuma razão aparente, não abriu. Devido a uma avalanche de pessoas desesperadas por sair, acabaram morrendo 71 torcedores. Um desastre que nunca foi esclarecido.
Por isso, atualmente, todo dia 23 de junho a lenda conta que fantasmas revoltados dos torcedores atormentam o bairro. O antigo portão 12 hoje leva o nome de portão G. Além disso, um restaurante da Avenida Figueroa Alcorta, nas proximidades do estádio diz não servir neste dia nenhum tipo de bebida com infusão, pois resultam amargos e de cor escura.
River x Boca
Falando em River Plate, não podemos deixar de mencionar o que é considerado por muitos como o maior clássico do futebol mundial, River x Boca. Recheado de histórias e polêmicas, essa rivalidade é parte indissociável da imagem de Buenos Aires e também da Argentina.
Dica Aguiar
Ficou com vontade de conhecer ainda mais sobre a cultura argentina e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.